A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por maioria de votos, a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com as coligações eleitorais nas eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais). A PEC integra o conjunto de propostas da Comissão de Reforma Política do Senado. Para efetivar a nova regra, a PEC ainda precisa passar pelo plenário do Senado e pela Câmara.
As coligações partidárias serão permitidas, entretanto, nas eleições majoritárias (presidente da República, governadores, senadores e prefeitos). Em defesa do fim das coligações nas eleições proporcionais, o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), argumentou que esse modelo de alianças, em geral, "constituem uniões passageiras, estabelecidas durante o período eleitoral por mera conveniência, sem qualquer afinidade entre os partidos coligados no tocante ao programa de governo ou ideologia"
De olho no fim das coligações partidárias, os partidos de menor expressão eleitoral buscam a sobrevivência política. Em Olho D' água. Será que partidos políticos, como, PC do B, PT e PSB buscaram junto a partidos de maior expressão na cidade (PMDB e DEM) a sua sobrevivência política? Ou será que esses partidos iram se dissolver e seus coligados migraram para outros partidos?
Falando como presidente do PC do B, o partido não irá se dissolver, mas, que os filiados que pretenderem registrar candidatura para o pleito de 2012 deixaram o partido e migraram para o PMDB.