sábado, 12 de junho de 2010

A CAMPANHA ESTÁ SÓ COMEÇANDO E QUASE DEU BRIGA EM P. DOS FERROS

Quase deu em briga...



Eita que a campanha está só começando mas o pau já está comendo pelo Estado afora...

A ex-governadora Wilma de Faria presenciou uma quase briga num palanque em Pau dos Ferros, onde foi prestigiar o Dia de Campo, promovido pela Emater (menina dos olhos do seu suplente, Chope) em parceria com a Prefeitura.

Como o evento era administrativo, ela não falou...

Mas ouviu.

O prefeito Leonardo Rego discursou...

E foi seguido pelo diretor da Emater, Cícero Fernandes..

Sucessor de Luís Cláudio Chope na Emater, Cícero não resumiu seu discurso ao programa em questão.

Foi falar na pendenga entre a Assembléia Legislativa e o governo do Estado...sobre remanejamento....

Deixando no ar o que já foi dito: que o governo não consegue remanejar 11% mas o prefeito Leonardo, do mesmo DEM que não autoriza o governo, tem autorização para remanejar 30% de seu orçamento...

Pra quê?

Feito siri numa lata (esse menino puxou a quem?), o prefeito Leonardo Rego, nem aí para protocolo, puxou o microfone e começou o bate-boca.

Disse, entre outras coisas, que Cícero estava fazendo politicagem em local indevido.

Não errou.

*

Passado o furdunço, foi a vez do deputado federal Betinho Rosado falar.

Elegante, falou do programa, citou a ex-governadora Wilma de Faria e disse que a presença dela ali, significava o carinho e a atenção que a mesma tem pelo homem do campo.

Não poderia ser diferente...

Betinho foi secretário de Educação no governo Wilma de Faria...

Acompanharam Wilma em Pau dos Ferros, o candidato a deputado Zé Júlio (PT), o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) e o candidato a deputado Gustavo Fernandes (PMDB)

POUCA E BOAS

 O CENÁRIO POLÍTICO DO RN PODERÁ SE ALTERAR COM AS CINZAS DAS FOGUEIRAS DE SÃO SÃO JOÃO  E AS VAIDADES

 Após observar o comportamento da performance do governador Iberê Ferreira após o término do seu tratamento de saúde e tomar conhecimento do quadro orçamentário-financeiro real do Estado deixado pela ex-governadora Wilma de Faria, analisar algumas pesquisas recentemente concluídas e juntar com a decisão do TSE de que os efeitos da Lei dos Ficha Limpa serão vigentes para as eleições deste Ano da Graça de 2010, o colunista prevê que algumas alterações importantes poderão acontecer no cenário político do RN antes que apaguem as luzes das convenções partidárias.E tais alterações devem atingir tanto a eleição majoritária, quanto a proporcional.Aguardemos, pois.


" Eu me sinto realizado com essa aprovação esmagadora do Senado(80% dos senadores votantes)".
Deputado Federal João Maia(PR/RN) sobre a aprovação, sem emendas, pelo Senado do seu relatório sobre a lei de capitalização da Petrobras.


Adaptado e otimista


O coronel Alves, na conversa com o colunista, demonstrou já estar completamente adaptado às " coisas e causos" mossorensenses e muito confiante na tranqüilidade da área de segurança do Mossoró Cidade Junina, mega evento em realização em Mossoró.Segundo ele, o uso de 16 câmeras de alta resolução na área da Estação das Artes e o reforço de 120 novos PM's ao efetivo do I I BPM são a garantia de um policiamento ostensivo e eficiente.

Estrela verde

Mais uma vez a prefeita Micarla de Sousa brilha e atrai para si as atenções em grande evento do seu partido, o PV.Dessa feita foi ontem na convenção que oficializou o nome da senadora marina Silva como candidata a Presidência da República.Competente e comunicativa, Micarla tem conseguido se sobressair entre cardeais nacionais verdes.

Comparando e entendendo

Como gosta dizer o ex-secretário Vágner Araújo, é se comparando que se entende.Por exemplo: enquanto existe uma disputa para ver quem será o primeiro suplente de senador de Garibaldi Filho, dois convidados para a mesma posição na chapa de d. Wilma-Luis Cláudio "Chope" e Flávio Azevedo - declinaram.Basta comparar e entender.

O segredo de Bokeback Mountain

Alguém pode, por favor, explicar ao colunista os motivos de que, já passados mais de 60 dias que Iberê Ferreira assumiu o governo e também da deputa da Larissa Rosado ter renunciado à liderança do governo na Assembleia Legislativa, mesmo assim, ainda não foi oficializado o nome do novo líder?

Precisa-se (ou não?) de um líder

Não dá para entender, e certamente não é normal, que o governador Iberê Ferreira com a experiência legislativa que é possuidor e com as dificuldades que tem enfrentado na Assembleia, continue sem contar com um líder na Casa para conduzir a (hoje pequena e desunida) bancada governista nas votações e orquestrar as defesas dos interesses e criticas que tem sofrido o governo.

Tem, mas tá faltando

Mesmo o deputado Fernando Mineiro tendo assumido(a convite ou por livre e espontânea vontade) a condição de líder do governo na Assembleia Legislativa, não dá para entender a sua não oficialização no posto já que competência, fidelidade e capacidade de articulação e enfrentamento não lhe faltam.e lealdade política, também, como tem demonstrado.A não efetivação de Mineiro é uma prova da desimportância do cargo ou o governador entende que o mesmo não tem o perfil que ele requer para o mesmo?Com a palavra o governador Iberê Ferreira.

Ação e reação

Uma atitude que vem sendo posta em prática por d. Wilma de Faria está mexendo com a imaginação dos analistas políticos e com os humores do deputado federal Henrique Alves: a disposição por ela demonstrada de tentar implodir a aliança PMDB/PR/PV.Depois da primeira tentativa de d. Wilma, Henrique disse que ações dessa ordem poderiam desestabilizar a candidatura do governador Iberê Ferreira.

Provocação

Mesmo conhecedora da reação de Henrique,esta semana, d. Wilma mostrando que não está nem aí para a ameaça de Henrique e que conta com o enquadramento do mesmo pelo Palácio do Planalto, voltou à carga na provocação declarando que vai continuar lutando pela saída do PR da aliança com o PMDB e PV.

FONTE: JORNAL CORREIO DA TARDE

CONVENÇÕES OFICIALIZAM CANDIDATURAS NESTE FINAL DE SEMANA

 Brasília (AE) - Os maiores partidos realizam suas convenções nacionais partidárias neste final de semana com algumas pendências nos palanques pelos Estados. O Paraná é um problema ainda sem solução para a candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, depois que as conversas do PT com o PDT foram interrompidas. O candidato José Serra (PSDB) está em situação delicada no Rio de Janeiro. Apesar do apoio do PV, DEM e PPS, o palanque oficial do candidato ao governo pelo PV, Fernando Gabeira, será de Marina Silva (PV), candidata à presidência da República. O calendário eleitoral estabelece a realização de todas as convenções, nacionais e estaduais, até o final do mês.

DIVULGAÇÃO

Dilma Rousseff terá a candidatura oficializada no domingoEm nome da aliança nacional em torno da candidata Dilma Rousseff a presidente da República, o PT sacrificou a disputa nos Estados e, a quatro meses das eleições, calcula ter chances reais de eleger três governadores. Atualmente, o partido comanda cinco Estados: Pará, Acre, Bahia, Sergipe e Piauí. Na estratégia de atrair o PMDB, considerado essencial na disputa presidencial, o PT abriu mão do segundo e do terceiro maiores colégios eleitorais do País, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e não contará com o apoio dos peemedebistas em Estados onde o PT já governa (Bahia e Pará) nem em São Paulo, maior colégio eleitoral, cujo candidato é Aloizio Mercadante (PT).

O PSDB tem definido candidatos em doze Estados e prevê, a quatro meses das eleições, chance de eleger sete, pelo menos. O cálculo inclui os dois maiores colégios eleitorais do País, São Paulo, com o candidato Geraldo Alckmin, e Minas Gerais, com Antonio Anastasia. Além dos dois, os tucanos consideram como fortes candidatos à vitória: Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), Sílvio Mendes (PI) e Wilson Santos (MT). O PSDB comanda, hoje, seis Estados com Alberto Goldman (SP), Anastasia (MG), José Anchieta Júnior (PR), Leonel Pavan (SC), Teotônio Vilela (AL) e Yêda Crusius (RS).

PSDB, PT e PMDB realizam suas convenções nacionais neste final de semana. Hoje, os tucanos oficializam o candidato José Serra, em Salvador (BA), e o PMDB, em Brasília, formaliza o apoio à candidata petista, Dilma Rousseff, e indica o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para vice na chapa. No domingo, o PT lança a chapa Dilma-Temer. O DEM, também integrante da coligação de Serra, o fará a convenção numa segunda-feira, dia 28.

Na estratégia de favorecer o PMDB nos Estados, restou ao PT entrar na disputa com Jaques Wagner (BA), Ana Júlia Carepa (PA) e Marcelo Déda (SE), governadores em busca da reeleição. Além deles são candidatos: Tarso Genro (RS), Mercadante (SP), Ideli Salvatti (SC), Tião Viana (AC), Zeca do PT (MS) e Eduardo Valverde (RO). “O quadro eleitoral mostra que o PT está viabilizando o objetivo central que é a eleição de Dilma”, afirmou o deputado José Genoino (PT-SP). Ele ressalta que a estratégia petista prevê fazer bancadas maiores na Câmara e no Senado para garantir apoio parlamentar à Dilma, em caso de eleição.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

PRIMEIROS JOGOS DA COPA DO MUNDO TERMINAM EMPATADOS

ÁFRICA DO SUL  1X 1 MÉXICO;
FRANÇA  0 X 0 URUGUAI.
Esses foram os resultados dos primeiros jogos da Copa do Mundo realizados no dia de hoje. Amanhã, teremos mais jogos.

LULA VOLTOU DE NATAL DESCONFIADO COM ALIADOS

 Lula voltou desconfiado com aliados...
E diante das conversas com o governador Iberê Ferreira de Souza, que a poucos dias da convenção, ainda não tem um vice, o presidente Lula deixou Natal matutando...
Até que ponto PMDB e PR querem apoiar a candidatura de Iberê.

Fooooi...
FONTE: TAÍSA GALVÃO

CHEGOU O GRANDE DIA: - É HOJE A ABERTURA DA COPA DO MUNDO

 
O maior espetáculo do futebol mundial vai recomeçar hoje. O fenômeno que acontece de quatro e quatro anos e para todas as nações, a Copa do Mundo, dará seu pontapé inicial a partir das 11h (de Brasília), no Soccer City, principal estádio de Johanesburgo, capital da África do Sul. Neste horário a bola começa a rolar em partida entre a dona da casa e o México. Um pouco mais cedo acontecerá um evento surpresa de abertura, já que a festa oficial foi realizada nesta quinta-feira.

Desde o dia 15 de maio de 2004, quando a África do Sul derrotou Marrocos por 14 votos a dez e ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo, mais de R$ 2 bilhões foram gastos com a organização. Cerca de cinco mil trabalhadores foram usados direta ou indiretamente na preparação de estádios, hotéis e campos de treinamento.

Apesar de uma certa correria nos últimos meses, tudo ficou pronto para o grande dia. “Nós chegamos até aqui com muitas dificuldades, tendo que batalhar cada minutinho desde a escolha da sede até entregarmos tudo devidamente arrumado. Agora é só festa e a certeza de que podemos festejar porque honramos o compromisso de mostrar que a África do Sul pode organizar o maior evento do mundo”, vibrou Danny Jordaan, chefe-executivo do Comitê Organizador da Copa 2010.

Assim como todos os eventos que envolvem grandes potências do mundo, a Copa da África do Sul também convive com o medo da ação de terroristas. Nos últimos meses cresceram informações de que Osama bin Laden, principal acusado pelos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos, e seu grupo terrorista, a Al Qaeda, estariam planejando alguns ataques.

O principal deles estaria programado para amanhã, quando Inglaterra e Estados Unidos se enfrentarão em Rustenburgo, com arbitragem de Carlos Eugênio Simon. Disposta a impedir esse tipo de ataque, a organização da Copa do Mundo, liderada pela Polícia e pelas Forças Armadas da África do Sul, fez um convênio com a Interpol (polícia internacional). O números de homens que estarão envolvidos na organização do torneio, na segurança de jogos e centro de treinamentos não foi divulgado por questões de logística. Porém as autoridades garantem que não há motivo para desespero.

A Fifa, por sua vez, garante que não está preocupada com o assunto. “A África do Sul deu show de segurança na Copa das Confederações e com certeza isso vai se repetir na Copa do Mundo. Não temos motivos para duvidarmos das palavras dos organizadores”, afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

Mundial pode diminuir as diferenças na África

Com mais de 49 milhões de habitantes a África do Sul se orgulha de reunir diversas etnias e tribos, sendo a Zulu a mais famosa. Porém nem sempre foi assim. Entre os anos de 1948 e 1990 o país viveu a mais vergonhosa organização racista de todos os tempos, o Apartheid, que separava negros e brancos. Os brancos tinham o poder político, definiam os rumos da nação e não conviviam com as outras raças, consideradas inferiores pelos poderosos do país.

Neste cenário surgiu algo de bom, a determinação de um homem que sabia que todas as raças são iguais. Nelson Mandela, o maior líder político do continente africano e um dos maiores do mundo, elevou sua voz contra as diferenças. Foi preso durante 28 anos, entre 1962 e 1990, quando acabou libertado por conta de pressões internacionais.

Era assim o fim do Apartheid em um país onde se fala diversas línguas, como inglês, africâner, xhosa, zulu, sotho, entre outras. Em 1994 o país viveu as primeiras eleições livres depois do regime totalitário. Atualmente a igualdade social ainda está muito longe de acontecer. Os brancos ainda dominam financeiramente o país. Mas agora não podem mais fechar os olhos e fingir que não existem pobres ao redor. A Copa do Mundo chega com a esperança de diminuir essas diferenças.

TSE DECIDE PELA APLICAÇÃO IMEDIATA DA LEI "FICHA LIMPA"

Brasília (AE) - Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluíram ontem à noite que a Lei Ficha Limpa vale já para a eleição deste ano. De acordo com a lei, os políticos que forem condenados por tribunais estão impedidos de disputar um cargo eletivo.  O TSE chegou a esse entendimento durante o julgamento de uma consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O parlamentar perguntou se uma lei sobre inelegibilidades aprovada até 5 de julho deste ano poderia ser aplicada na eleição de outubro. Cinco de julho é o prazo para o registro das candidaturas.

“A lei tem aplicação na eleição de 2010”, respondeu o relator da consulta, ministro Hamilton Carvalhido, que foi seguido por 5 de seus 6 colegas de tribunal. O ministro ressaltou que a lei excluiu das disputas apenas os políticos condenados por tribunais e não os que respondem a inquéritos e processos ou que ainda estão recorrendo de decisões individuais de juízes.

No julgamento, a maioria dos ministros do TSE concluiu que a Lei Ficha Limpa foi aprovada antes das convenções, não provocou mudanças no processo eleitoral e, portanto, não seria necessário esperar um ano para começar a aplicá-la. Há uma jurisprudência consolidada, baseada na Constituição Federal, segundo a qual modificações no processo eleitoral têm de ser aprovadas com pelo menos um ano de antecedência.

“As inovações trazidas pela lei não alteram o processo eleitoral”, afirmou Carvalhido. “Essa lei não tem finalidade casuística”, afirmou a ministra Cármen Lúcia, que também votou a favor da aplicação da regra na eleição deste ano. “A cláusula vedadora (à aplicação da lei antes de esperar o prazo de um ano) é categórica”, afirmou.

O ministro Marco Aurélio Mello votou contra. “O processo eleitoral está em pleno curso”, concluiu. O ministro Marcelo Oliveira ressaltou que o assunto deverá no futuro ser discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes que os ministros votassem, a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, defendeu a aplicação da Lei Ficha Limpa na eleição deste ano. Ela afirmou que a lei é resultado de um movimento da sociedade, que não suporta mais os escândalos na política. “Está ligado a insatisfação popular e a vontade popular de mudar, de que tenhamos daqui para frente candidatos que sejam capazes de exercer seus mandatos sem se envolver em escândalos”, afirmou. “Entendo que não é um projeto que mereça ser protelado para eleições futuras. Precisa imediatamente atender aos anseios do povo brasileiro.”

quinta-feira, 10 de junho de 2010

OLHO D`ÁGUA RECEBERÁ TRATOR E IMPLEMENTOS PARA FORTALECIMENTO DA SUA AGRICULTURA FAMILIAR


       O Presidente Lula firmou ontem (09), em sua visita a Natal, perceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, liberando recursos para a entrega de 80 tratores e 10 caminhões caçamba. Serão beneficiados com os tratores, caminhões e mais 10 retro escavadeiras e 06 motoniveladoras, os municípios integrantes dos Territórios da Cidadania existentes no Estado.
      
       O Município de Olho D`água foi um dos contemplados com o programa, através da iniciativa do deputado Henrique Alves. O município será beneficiado com um trator e um kit contendo: arado, carroção e pipa.

     O trator e todos os demais equipamentos, que fazem parte do programa "Campo mais Forte", já estão em Natal e em breve deverão chegar à  nossa amada cidade. "OBS  O NOSSO PREFEITO JACKSON ESTEVE PRESENTE NA CERIMONIA" .

PRESIDENTE LULA TEM ATÉ DIA 15 PARA SANCIONAR LEIS DO AUMENTO DOS APOSENTADOS E DO FIM DO "FATOR PREVIDENCIÁRIO"

A Câmara e o Senado já aprovaram o aumento dos aposentados que ganham acima do salário e o fim do fator previdenciário que reduz o salário do servidor pela metada na hora que vai requerer aposentadoria. O presidente Lula tem até o dia 15 para sancioná-los ou vetá-los. Pelos rumores da mídia o presidente deverá sancionar a Lei do aumento dos aposentados e vetar o fim do fator previdenciário, que é uma bandeira de luta do Senador Paulo Paim - RS.

NOTÍCIAS VARIADAS II

Posição de João Maia é a novidade do momento




Em entrevista ao nosso repórter de política de Natal, Allan Darlyson, o deputado federal João Maia (PR) admitiu pela primeira vez sair da aliança com PV e PMDB e se aliar na majoritária ao PSB do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Mesmo pisando em ovos por causa do deputado Henrique Alves (PMDB), João Maia disse com todas as letras que se houver um consenso na base - leia-se em caso de Henrique aceitar - ele vai se compor com o PSB e indicar o candidato a vice. A declaração abre um sinal amarelo na aliança firmada, até porque não é novidade para ninguém que Iberê considera o PR não apenas o partido mais indicado para formar aliança com o seu PSB, mas o que tem o melhor quadro para ser o seu vice, no caso o próprio João Maia. É bem verdade que o deputado usou discurso conciliador de que não irá tomar a decisão sozinho, mas ninguém deve esquecer que esta foi a mesma tática de quando ele começou a sair da natimorta Unidade Potiguar, que unia os grupos dele (João), Henrique e do presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN). O assunto promete render, sem dúvida alguma.


"Eu estou pronto para ajudar no projeto de reeleição de Iberê. Mas não tomarei decisão unilateral"
Deputado João Maia, em declaração ao CORREIO DA TARDE, sobre a possibilidade de sair da aliança com PMDB e PV


Palanque


No palanque do presidente Lula em Natal, oposição e situação lado a lado. Senadora Rosalba Ciarlini (DEM), prefeita Micarla de Sousa (PV) e Robinson Faria de um lado, com o governador Iberê, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), deputada Fátima Bezerra (PT) e Henrique Alves do outro. Uma verdadeira salada política, mas tudo bem. O evento não foi de campanha - pelo menos oficialmente.


Diminuindo


É incrível, mas não é só em Mossoró que o povo faz política olhando apenas para o próprio umbigo. Por incrível que pareça, os companheiros do PT tentaram de todas as formas evitar que o maior evento de hoje fosse a inauguração da UPA do Pajuçara. O presidente Lula ouviu vários apelos, mas não poderia mais voltar atrás. Inaugurou a UPA e deu holofotes para a prefeita Micarla de Sousa, mesmo contra o desejo da companheirada.


Explicando


Aliás, não foram só os petistas que tentaram esconder o evento em parceria com a prefeitura. Eis que o próprio PSB de Iberê também lutou para isso. No release distribuído pelo Governo, a UPA do Paçujara foi lembrada apenas na última linha, destacando-se os demais eventos que Lula foi participar em Natal.


Mais


A dor de cabeça dos petistas, no entanto, parece que não vai acabar por aí: há mais outras três UPAs sendo construídas em Natal e que serão inauguradas provavelmente este ano.



Efeito



Não deu para esperar pelo discurso de Lula antes de fechar esta coluna, afinal de contas a gente precisa sair à tarde e por isso as demais páginas necessitam ser antecipadas. Mesmo assim, uma frase de efeito em Fortaleza, antes de chegar a Natal, chamou a atenção. Diz Lula que em época de eleição pobre é mais bajulado do que banqueiro. Não deixa de ser verdade.



Frase



Sem dúvida alguma, a frase do ano foi a desferida pela deputada federal Sandra Rosado (PSB) ao tentar justificar que não persegue ninguém no seu programa e que as críticas que faz nos veículos de comunicação de concessão pública que administra são apenas administrativas. Veja só o que ela disse: "Desde pequena eu cresci aprendendo o que é democracia".



Risos



Às vezes eu acho que Sandra gosta de tratar as pessoas como se fossem débeis mentais. Ora, gente, todo mundo sabe que o grupo da deputada nasceu em plena ditadura militar. Durante o regime de exceção, os seus líderes sempre estiveram ao lado dos militares até que um dia, já no início da democracia, pularam para o PMDB por conveniência política, do mesmo jeito que fizeram quando pularam para o PSB e viraram "socialistas". Filhotes da ditadura, isso sim!

DUAS EM UMA

Sortuda



A senadora Rosalba Ciarlini realmente é uma política de muita sorte. Pois não é que para o presidente Lula atender ao deputado Henrique Alves e assinar o decreto de criação da ZPE de Macaíba, proposta por ele, também irá fazer o mesmo com a ZPE do Sertão(Assú), proposta por Rosalba.Vai ter sorte assim lá em casa!

MÉRITO DE HENRIQUE E ROSALBA



O deputado Henrique Alves e a senadora Rosalba Ciarlini com a assinatura dos decretos de criação das ZPE's de Macaíba e do Sertão (Assú); A prefeita Micarla de Sousa que conseguiu trazer à Natal o presidente Lula para , ao seu lado, inaugurar a UPA do Conjunto Pajuçara; A reação enérgica e cortante do deputado Henrique Alves contra a tentativa de retirarem o PR da aliança com o PMDB e PV

POUCAS E BOAS

Multa

O governador Iberê Ferreira foi condenado pela juíza Maria Zenaide Bezerra a pagar uma multa de R$ 5 mil por ter feito, no entender da magistrada, propaganda eleitoral antecipada ao usar uma logomarca para o seu governo com inúmeras letras " i ", inicial do seu nome. A referida logomarca foi criada pelo publicitário e marqueteiro Alexandre Macedo e, mesmo tendo sido retirada por determinação do governador Iberê Ferreira após contundente crítica técnica por parte do também publicitário e marqueteiro Ricardo Rosado, foi denunciada á Justiça pelo Ministério Público.





Furdunço



O TSE,que protelou ontem mais uma vez o seu entendimento sobre as coligações proporcionais, caso venha a se posicionar no sentido de que as mesmas para a disputa da Câmara Federal poderão ser diferentes daquelas para a disputa de deputado estadual, irá derrubar o principio da coerência partidária pregado e defendido por ele próprio em decisões anteriores prolatadas recentemente.Se viva fosse, a saudosa avó do colunista, d. Maroquinha, certamente iria classificar isso como furdunço ( Barulho, desordem. Dicionário Candido de Figueiredo, 1913).



Perda



Se for para valer o anúncio feito ontem da aliança celebrada entre os partidos PHS, PSDC, PTC, PTN E PP, a pré-candidatura de Iberê Ferreira ao governo e a chapa proporcional liderada pelo PSB sofrerão nova perda.NO caso, o PHS anunciado como participante da aliança PSB/PT/ PPS/PTB.



O PP, de novo



O PP volta a ser palco de nova contenda dentro do quadro de pré-campanha política para 2010.Desta feita por conta de notícias colocam o seu presidente Benes Leocádio, prefeito de Lages, ora como coordenador-geral da campanha do senador Garibaldi Filho e um dos coordenadores da campanha de Rosalba Ciarlini ao governo, ora como na iminência de anunciar o apoio à candidatura de Iberê Ferreira.De Lambuja, agora o PP também éo foco de uma possível aliança com partidos nanicos, tais como PHS,PSDC, PTC e PTN.



Moda



Dois verbos estão sendo conjugados, de com força, dentro e nos arredores do PSB/RN.O primeiro, é o verbo emparedar quem vem sendo tentado de ser conjugado pela ex-governadora Wilma de Faria com os desejos voltados para o PR e para ter o empresário Marcelo Alecrim como seu 1º suplente.O outro, é o verbo endurecer conjugado com firmeza pelo deputado Henrique Alves, por não aceitar interferências, daqui ou de Brasília, na aliança PMDB/ PR/PV.

NOTÍCIAS VARIADAS

Palco




Após a campanha municipal de 2008 em Natal, aconteceu, hoje, pela primeira vez tendo um mesmo palco(ou palanque, como queiram), um encontro entre o presidente Lula e a prefeita Micarla de Sousa, depois de terem protagonizado, embora que em palanques separados, um dos episódios mais comentados da campanha eleitoral daquele ano, quando o primeiro tentou desqualificar a segunda, colocando em dúvida se ela estaria mesmo habilitada para governar Natal.



Cenário


No entanto, o cenário no qual estiveram inseridos Lula e Micarla é totalmente diferente daquele que os mostrou como adversários. No cenário de hoje pela manhã, ambos aparecem como parceiros, inclusive inaugurando uma obra, a UPA do Conjunto Pajuçara (Zona Norte), realizada com recursos dos governos por ambos chefiados.O federal e o municipal,respectivamente.


Discurso


Os discursos também foram diferentes daqueles do agora parecendo longínquo 2008, de ambas as partes.Como diria o matuto iletrado, ambos os dois, um e outro, destacaram a importância daquela parceria para o povo de Natal e teceram loas recíprocas enfocando a gestão de um e do outro.Ah! como é bom e surpreendente o tempo como senhor do destino.Principalmente dos políticos.

CONTRIBUIÇÃO DE LULA A IBERÊ

A maior contribuição que o presidente Lula poderia deixar à campanha de reeleição do governador Iberê Ferreira na sua passagem por Natal, seria ele conseguir que o ex-prefeito Carlos Eduardo aceitasse ser o candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo PSB. De quebra, poderia ser também resolvido o problema da escolha do nome para ser o 1º suplente de d. Wilma na disputa para o Senado com o nome do deputado Álvaro Dias, até agora pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Carlos Eduardo.

NOVA E DEFINITIVA REAÇÃO DE HENRIQUE ÀS MANOBRAS DE WILMA FARIAS

A ex-governadora Wilma de Faria tentou de várias formas implodir a aliança PMDB/PR/PV, como FEA no ano passado com a Unidade Potiguar. No entanto, dessa vez ela esbarrou numa parede chamada Henrique Eduardo Alves.Na primeira tentativa, Henrique direto de Nova Iorque onde estava, deu uma dura resposta à aliada gulosa.Segunda-feira(07), depois de ter detectado no final de semana novas investidas de d. Wilma na mesma direção, inclusive agora tentando envolver o próprio presidente Lua e a direção nacional do PR, Henrique foi direto e contundente ao reagir sinalizando que qualquer outra tentativa naquela direção o tiraria do apoio à candidatura d" Já disse, a quem de direito e publicamente, que este assunto está encerrado. A não ser que pretendam realmente desestabilizar a candidatura do governador Iberê Ferreira de Sousa".

LULA APLAUDE DISCURSO DE MICARLA NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE NATAL

O Presidente LULA não estava na UPA para ouvir o discurso da Prefeita Micarla de Sousa. Só depois subiu no palanque que Micarla falou para acompanhar o discurso de Iberê. Mas Lula tinha que ouvir a Borboleta... Até bateu palmas para ela. Afinal de contas, no seu discurso da zona Norte, ele mesmo pediu que os políticos acabassem com as "fruticas". Tudo isso aconteceu ontem em Natal na vinda do Presidente à Capital dos norteriograndenses.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

NOVO ASSALTO A AGÊNCIA DOS CORREIOS DESTA CIDADE

Hoje por volta das 11h a Agência dos Correios desta cidade foi novamente assaltada. Esse é o segundo assalto acontecido nos últimos dois meses. As Polícias Militar e Federal devem encontrar meios para evitar assaltos rotineiros, pois tanto os servidores dos Correios como os clientes estão assustados com esses delitos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

SENADO APROVA 14º SALÁRIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou hoje Projeto de Lei que Institui o 14° salário para os profissionais da educação das Escolas que aumentarem o seu IDEB. Com isso, somente terá direito ao benefício os profissionais de educação das escolas que melhorarem o IDEB. Agora,  o Projeto segue para a Comissão de Assuntos Sociais onde será votado em caráter terminativo.

COMEÇA SESSÃO DO SENADO PARA VOTAR REFORMA DO CÓDIGO PENAL

Neste exato momento o Senador Renato Casa Grande, relator do Projeto de mudança do Código de Processo Penal  encontra-se na Tribuna fazendo a defesa do seu relatório. Mais informações: TV Senado.

REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL SERÁ VOTADA ÀS 10h DE HOJE

Reforma do processo penal será votada em sessão extraordinária nesta terçaA proposta de reforma do Código de Processo Penal (CPP) será votada pelo Plenário do Senado nesta terça-feira (8), em sessão extraordinária, às 10 horas. Essa foi a forma encontrada pelas lideranças partidárias para colocar projetos importantes em votação, já que a pauta segue trancada pelos projetos relacionados ao marco regulatório do pré-sal, que tramitam em regime de urgência. A solução é a mesma usada na votação do PLV 3/10, pelo qual são reajustados em 7,7% os benefícios dos aposentados que ganham mais de um salário mínimo e é extinto o fator previdenciário.




O código a ser alterado tem quase 70 anos e trata das regras processuais de natureza penal. A reforma do CPP (Decreto-Lei 3.689, de 1941) começou a se desenhar, no Senado, em 2008, quando uma comissão de juristas analisou o tema e apresentou um anteprojeto. A motivação foi a de modernizar a legislação, tornando os processos penais mais ágeis, e, ao mesmo tempo, dar mais garantias para os réus e para as vítimas.



O presidente do Senado, José Sarney, encampou o projeto, que passou a tramitar como o PLS 156/2009. Foram anexadas à proposta outras 48, que passaram a ser analisadas conjuntamente. No âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), foi criada a Comissão Temporária de Estudo da Reforma do CPP. O senador Renato Casagrande (PSB-ES) foi o relator. Ele apresentou um substitutivo, aprovado pela CCJ. O texto, com 702 artigos, prevê grandes modificações no processo penal brasileiro.



Direitos de réus e vítimas



O texto que vai à votação no Plenário traz inovações como a criação da figura do juiz de garantia, a ser responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos fundamentais do acusado. No CPP atual, um mesmo juiz participa da fase de inquérito e profere a sentença. Com as mudanças, caberá ao juiz das garantias atuar na fase da investigação e ao juiz do processo a tarefa de julgar. No caso de júri, o texto permite, ao contrário do que ocorre hoje, que os jurados conversem uns com os outros, a não ser durante a instrução e o debate. O voto de cada jurado, porém, continuaria sendo secreto.



A vítima, que atualmente não conta com a atenção do Estado, passaria a ter direitos como o de o de ser comunicada da prisão ou soltura do suposto autor do crime; da conclusão do inquérito policial e do oferecimento da denúncia; e do arquivamento da investigação e da condenação ou absolvição do acusado. Além de ter amplo acesso ao desenrolar do processo e de poder manifestar-se sobre ele.



O projeto altera regras relacionadas às modalidades de prisão, que ficariam limitadas em três tipos: flagrante, preventiva e temporária. O uso de algemas, ou de emprego de força, só poderia se dar se indispensável: em casos de resistência ou de tentativa de fuga do preso.



Também há no texto preocupação em preservar a privacidade da vítima, das testemunhas e do investigado, limitando a exposição dessas pessoas pelos meios de comunicação.



Veja as principais modificações propostas ao Código de Processo Penal



Modelo acusatório

Interceptação telefônica



Inquérito policial

Pena mais rápida



Juiz das garantias

Júri

Ação Penal

Recursos de ofício



Interrogatório

Fiança



Vítima

Habeas Corpus



Provas

Medidas cautelares



Acareação Regras para prisões

PRESIDENTE LULA PERNOITARÁ HOJE EM NATAL

        O Presidente Lula chegará à Natal  logo mais à noite. Amanhã as 12h no Centro de Convenções  fará inaugurações e entrega de máquinas e  equipamentos de construção civil. Inaugurará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no valor de 5.982.607,12,  a qual será  administrada pelo Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), modelo em gestão de saúde. O presidente anunciará ainda a complementação dos recursos federais para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, entre outros.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CAIXA ELETRÔNICO DO BB DE UMARIZAL FOI ARROMBADO NESTE FINAL DE SEMANA

Mais um caixa eletrônico do Banco do Brasil foi arrombado no interior do estado, dessa vez foi um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil da cidade de Umarizal.
Segundo informações, o arrombamento do caixa se deu por volta das 06:00 do domingo (06/06), conforme gravação do circuito interno de segurança.
A tática utilizada na agência de Umarizal foi a mesma utilizada no mês passado para arrombar dois caixas eletrônicos da agência do BB aqui em Patu, ou seja, os ladrões danificaram a parte frontal do caixa e instalaram um equipamento que possibilitou o saque de todo dinheiro existente no caixa. A informação que tenho é que em Umarizal só foi arrombado um caixa.
Segundo as gravações do circuito interno da agência, os autores do furto foram dois homens, sendo um alto, forte e branco, medindo mais ou menos 1 metro e 90 centímetros de altura, com aproximadamente 35 anos de idade e outro moreno com mais ou menos 25 anos de idade e ambos utilizavam bonés.
Esses mesmos elementos estiveram na agência por volta das 06:00 horas de sábado e danificaram o leitor de cartão magnético para que os clientes não sacassem o dinheiro existente no caixa, voltando no mesmo horário do domingo e efetuando o arrombamento de um dos caixas e levando o dinheiro ali existente.
O valor furtado do caixa ainda não foi divulgado pela gerência, pois segundo Robson Oliveira, gerente daquela agência, será necessário fazer um levantamento minucioso para saber a quantidade de dinheiro existente no caixa.
Essa quadrilha que está arrombando os caixas eletrônicos do Banco do Brasil em vários estados do Brasil e agora com mais ênfase no Rio Grande do Norte, vem se dando muito bem, é gente especializada, que no mínimo já trabalhou numa dessas empresas que presta serviços de manutenção aos caixas eltrônicos do BB.
Se a Polícia Federal não estiver cuidando da investigação para colocar esses elementos na cadeia, muitos caixas eletrônicos ainda serão arrombados e furtados no Rio Grande do Norte. (DO BLOG PATU NEWS).

MEC INSTITUI O EXAME NACIONAL DE INGRESSO NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA OS 3 ENTES FEDERATIVOS

PORTARIA NORMATIVA Nº 14, DE 21 DE MAIO DE 2010.
Institui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente
O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e considerando o disposto na Lei nº 9.448, de 14 de março de 1997, RESOLVE:
Art. 1º Instituir, no âmbito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira - INEP, o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, o qual constitui-se de uma avaliação de conhecimentos, competências e habilidades para subsidiar a contratação de docentes para a educação básica no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Art. 2º O Exame tem os seguintes objetivos:
I - subsidiar os Estados, o DF e os Municípios na realização de concursos públicos para a contratação de docentes para a educação básica;
II - conferir parâmetros para auto-avaliação dos futuros docentes, com vistas à continuidade da formação e à inserção no mundo o trabalho;
III - oferecer um diagnóstico dos conhecimentos, competências e habilidades dos futuros professores para subsidiar as políticas públicas de formação continuada;
IV - construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas de formação inicial de docentes.
Art. 3º O Exame avaliará conhecimentos, competências e habilidades imprescindíveis à vida docente, ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, tendo como base a matriz de competências especialmente definida para o exame, a ser devulgada anualmente pelo INEP.
Art. 4º As Secretarias de Educação interessadas em utilizar os resultados do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente deverão formalizar adesão junto ao INEP.
Parágrafo Único - Cabe a cada Secretaria de Educação definir a forma de utilização dos resultados do Exame para fins de contratação de docentes.
Art. 5° O Exame será realizado anualmente, com aplicação descentralizada das provas, observando as disposições contidas nesta Portaria e em suas normas complementares.
Art. 6° O planejamento e a operacionalização do exame serão realizados pelo INEP.
Art. 7° A participação no exame é de caráter voluntário, mediante inscrição.
§ 1° O Valor da taxa de inscrição será fixado anualmente pelo INEP, e será destinado ao custeio dos serviços pertinentes à elaboração e aplicação das provas, bem como ao processamento dos seus resultados.
§ 2° A participação no exame conferirá ao candidato um boletim de resultados.
Art. 8° O INEP, resguardado o sigilo individual, estruturará banco de dados e emitirá relatórios com os resultados do exame, a serem disponibilizados para instituições de educação superior, secretarias de educação dos Estados, do DF e dos Municípios e pesquisadores, visando ao aprofundamento e à ampliação da análise de interesse da sociedade.
Art. 9° Os resultados individuais do exame somente poderão ser utilizados mediante autorização expressa do candidato.
Parágrafo Único. O INEP confirmará os dados constantes do boletim de resultados apresentado pelo examinando sempre que solicitado.
Art. 10. Os procedimentos, prazos e demais aspectos operacionais relativos ao exame, à inscrição dos interessados e às normas complementares serão estabelecidos em Portaria pelo Presidente do INEP.
Art. 11. Revogar a Portaria Normativa n° 6, de 28 de maio de 2009.
Art. 12. Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.
FERNANDO HADDAD
PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DE 24/05/2010
OS PARABÉNS DO BLOG A HUGO FREITAS, ACADÊMICO DE ENFERMAGEM DA FIP/PATOS. O SEU ANIVERSÁRIO ACONTECEU NO DIA 05/06/2010. MESMO COM ATRASO, QUEREMOS HOMENAGEÁ-LO.

domingo, 6 de junho de 2010

MEGA-SENA ACUMULOU NOVAMENTE

Nenhum apostador acertou as 6 dezenas do concurso da mega-sena nº 1185 realizado ontem. Os números sorteados foram: 02, 10, 21, 35, 43, 54. O prêmio para o próximo concurso que será realizado dia 09/06 é estimado em 22.000.000,00.

PROGRAMA COMUNICAR É LANÇADO NA ZONA NORTE DE NATAL

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) foi o anfitrião deste sábado na Zona Norte de Natal. No Kintal, ele lançou o Programa Comunicar, que visa o aproveitamento de redes sociais nas eleições do ano em curso.
"Todos usam a INTERNET, seja em casa, no trabalho ou numa lan-house. Nossa missão é capacitar os militantes para o uso da INTERNET, com ênfase nas redes sociais, divulgando as ações do partido, as conquistas do PSDB ao longo da história e fazendo com que o eleitor conheça melhor os candidatos antes de decidir seu voto", explicou o coordenador do evento, ex-Wilmista Rinaldo Barros.
Rogério pretende com o programa, capacitar 600 pessoas.
Estavam presentes ao evento as seguintes autoridades: senadora Rosalba Ciarlini e seu vice Robinson Faria, o senador José Agripino, o presidente de honra do PSDB João Faustino, e os candidatos a deputado estadual Diskson Nasser e Amaro Saturnino.
"Foi o PSDB quem tirou o Brasil da maior quebradeira ao criar o Plano Real em 1994, quando Fernando Henrique era Ministro da Fazendo do Presidente Itamar Franco, finalizou um dos participantes". Veja a seguir fotos do evento.

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL REALIZADO ONTEM EM NATAL

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL A FAVOR DO RN E DO BRASIL