sábado, 15 de outubro de 2011

GOVERNO DO ESTADO PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO COM 3.500 VAGAS PARA O MAGISTÉRIO

O Governo do Estado publica no Diário Oficial deste sábado (15) o Edital do Concurso Público com a oferta de 3.500 vagas para professores e especialistas em Educação.

As inscrições serão iniciadas nesta segunda-feira (17), e se estenderão até o dia 25 deste mês, através do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela execução total do concurso. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

A conclusão total do concurso está prevista para 28 de fevereiro de 2012, seguindo-se a convocação dos aprovados para o início do ano letivo. Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

PROFESSOR: UM APRENDIZ SONHADOR

Ser professor é, antes de tudo, ser aprendiz. É saber que a tarefa de educar não se restringe a repassar conhecimentos científicos que foram sendo adquiridos ao longo da vida escolar. É admitir o processo de ensino-aprendizagem como um momento privilegiado de crescimento mútuo, de socialização de conhecimentos, sejam eles sistematicamente organizados pelo professor, ou da experiência do cotidiano dos alunos.

Nesse contexto, o trabalho docente delineia-se como o de mediador e até gestor, que promove conexões entre os conhecimentos prévios e o escolar e vai além dos limites da sala de aula.

Ser professor é ser pesquisador. É estar sempre indagando e buscando novos caminhos para ajudar com mais eficácia o desenvolvimento das competências cognitivas, afetivas e sócio-culturais dos estudantes. Para isso, o ofício de educar não pode ser visto como um ato estático, mas como algo em constante ampliação. Assim, o professor não pode ver sua formação como suficiente, deve estar disposto a filiar-se ao regime de formação continuada.

Ser professor é ser amigo dos alunos. É percebê-los como pessoas que estão construindo identidade. É indispensável ter consciência de que nosso aluno vai ser aquilo que o ajudarmos a edificar, pois, se ele fracassar, estaremos fracassando com ele; se obtiver sucesso e for um vencedor, seremos com ele vencedores.

Ser professor é acima de tudo ser “sonhador” e “otimista”. É acreditar que, apesar dos obstáculos e limitações que permeiam o nosso dia a dia, podemos sempre fazer melhor.

É acreditar em si mesmo e num futuro promissor para a educação, acreditar que estamos fazendo nossa parte para que isso aconteça. Por isso, todos nós professores devemos ser otimistas e lutarmos pelo resgate do brilho da nossa profissão, assim como, fazermos justiça à missão que assumimos.

15 DE OUTUBRO, DIA DO PROFESSOR. O PROFISSIONAL MAIS IMPORTANTE DA SOCIEDADE. POR ESCOLÁSTICO PAULINO

O dia do professor remonta a um Decreto Imperial assinado por D. Pedro I no dia 15 de outubro de 1827. O decreto versava sobre várias políticas públicas voltadas para reforçar a criação do ensino elementar no Brasil.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola da rua Augusta. O longo período letivo do semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro.

Com isso, quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

Um grupo de professores, entre eles Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil até ser oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O decreto definia a essência e razão do feriado: “para comemorar condignamente o dia do professor”. Os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enaltece a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e familiares.

O professor é insubstituível

Hoje a tecnologia de ponta oferece as chamadas “máquinas de ensino”. É o computador que, através de específicos programas lineares, ramificados etc., educa à distância. Perfeitamente adaptados à estrutura mental dos alunos, os micros e seus complexos softwares começam a pretender substituir o professor na sala de aula. Engano. Nada substitui o olhar do mestre, o seu carinho e afeto pelo aluno, a sua capacidade de ler a alma de cada um e, com arte, buscar a melhor forma para que consiga aprender.

No “dia do professor”, que se comemora no dia 15 de outubro é preciso lembrar todos os professores que, por esse imenso Brasil, iluminam (muitas vezes até com um lampião de queresone) os caminhos que levam a um futuro de liberdade, justiça, paz e desenvolvimento.

Segundo Cristovam Buarque, prof. e Senador da República, “o Brasil só será o país que queremos no dia em que, ao nascer uma criança, seu pai a tome nos braços e diga: “quando crescer, será professor”. E não será o país que queremos enquanto as pessoas acharem graça dessa frase, como se ela fosse piada, ou pior, como se essa profissão não merecesse ser sonhada por um pai para seu filho. Mas se a frase é uma piada, não é piada o fato de um Brasil não ter um futuro enquanto assim pensarmos”.

O MEC veiculou uma vinheta na qual eram entrevistadas pessoas em diferentes países com a seguinte pergunta: quais os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de um país. Todos respondiam: os professores. Essa propaganda visava resgatar a auto-estima dos professores, como também motivá-los nas suas atividades. Consideramos acertada essa política do governo federal. Além disso, a página principal do MEC traz a seguinte frase: “para a educação melhorar todos devem participar”. Realmente devemos fazer um chamamento à sociedade, família, grifo nosso, e entidades representativas do povo para se aproximarem das escolas e juntos buscarmos caminhos visando à melhoria da qualidade do ensino, como também encontrarmos alternativas para fazermos com que os nossos alunos confiem e acreditem mais nas escolas e nos professores. A meu ver, essas estratégias são imprescindíveis para soerguermos a educação.

Augusto Cury em seu livro pais brilhantes/professores fascinante, assim se expressa: quais os profissionais mais importantes da sociedade? Para isso foi realizado um concurso. Cada profissão era representada por um ilustre orador. O orador deveria subir rapidamente num degrau da torre e fazer um discurso eloquente e convincente sobre os motivos pelos quais sua profissão era mais importante da sociedade moderna. O orador tinha de permanecer na torre até o final da disputa. A votação era mundial e pela internet. A categoria vencedora receberia prestígio social, uma grande soma em dinheiro e subsídios do governo. A disputa começou com todas as categorias querendo esmagar os professores. Por último, o discurso dos professores abalou os líderes do evento. Irado, o líder do evento gritou: “sua profissão será extinta nas sociedades modernas. Os computadores os estão substituindo! Vocês são indignos de estar nesta disputa”. Condenaram os professores. Exaltaram a educação virtual. Gritaram em coro: “computadores! Computadores! Fim dos professores!”. Os professores nunca haviam sido tão humilhados. Golpeados por essas palavras resolveram abandonar a torre. Sabe o que aconteceu? A torre desabou. Ninguém imaginava, mas eram os professores e os pais que estavam segurando a torre. A cena foi chocante. Os oradores foram hostilizados. Os professores tomaram então outra atitude inimaginável: abandonaram, pela primeira vez, as salas de aula.

Tentaram substituí-los por computadores, dando uma máquina para cada aluno. Usaram as melhores tecnologias. Sabem o que ocorreu? A sociedade desabou. Estarrecidos, todos entenderam que os computadores não conseguiam ensinar a sabedoria, a solidariedade e o amor pela vida. Só mesmo os professores.

Diante disso, os políticos, os representantes das classes profissionais e os empresários fizeram uma reunião com os professores em cada cidade. Reconheceram que tinham cometido um crime contra a educação. Afirmaram que a metade do orçamento que gastavam com outras profissões seria investida na educação. Os professores comovidos com muitas promessas choraram, pois há séculos esperavam que a sociedade acordasse para o drama da educação. Infelizmente, a sociedade só acordou quando as misérias sociais atingiram patamares insuportáveis. Dos fragmentos do texto conclui-se que: 1º) os pais podem dar sustentação às escolas. 2º) O professor é insubstituível em sala de aula. 3º) Todos os profissionais dependem dos professores. Por isso, me orgulho de ser professor de carreira e, sobretudo, gostar da profissão.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Olho D'água do Borges participará da "Assembleia Cidadã que acontecerá em Umarizal


Umarizal vai receber nos dias 26 e 27 de Outubro a 12ª edição da Assembleia Cidadã. O projeto oferece ao município visitado serviços como: retirada de documentos (carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF), capacitação profissional, oficinas de artesanato, oficinas de educação, corte de cabelo, atendimento médico adulto e infantil, orientação em saúde bucal, recreação infantil, dentre outros. Algumas Vagas foram destinadas para o município de Município de Olho D'água do Borges, os interessados podem se inscrever  no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS (Em Frente ao Campo de Futebol).
Os cursos são:

CURSO: BISCUIT
VAGAS: 35
DIA 26 DE OUTUBRO
HORÁRIO: 7:30 AS 09:30
LOCAL: PRÓXIMO AO GINÁSIO POLIESPORTIVO - JOSÉ ANTONIO DE OLIVEIRA (TENDA DENTRO DA ESTRUTURA DA ASSEMBLEIA CIDADÃ)  


CURSO: BIJUTERIAS
VAGAS: 20
DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO
HORÁRIO: 7:30 AS 11:30
LOCAL: PRÓXIMO AO GINÁSIO POLIESPORTIVO - JOSÉ ANTONIO DE OLIVEIRA (TENDA DENTRO DA ESTRUTURA DA ASSEMBLEIA CIDADÃ)  

CURSO: SABÃO ECOLÓGICO
VAGAS: 10
DIA: 26 DE OUTUBRO
HORÁRIO: 7:30 AS 11:30
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ZENON DE SOUZA - AV 27 DE NOVEMBRO, SN - CENTRO - UMARIZAL/RN

CURSO: PLANTAS MEDICINAIS E SABONETES ARTESANAIS
VAGAS: 05
DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO
HORÁRIO: 7:30 AS 11:30
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ZENON DE SOUZA - AV 27 DE NOVEMBRO, SN - CENTRO - UMARIZAL/RN


  • NO DIA 27 DE OUTUBRO LEVAREMOS OS IDOSOS DO GRUPO DE CONVIVÊNCIA DO CRAS PARA PARTICIPAR DE UMA TARDE COM ATIVIDADES PRÓPRIAS PARA OS MESMOS NA CIDADE DE UMARIZAL, DAS 14:00 AS 17:00


  • OS INTERESSADOS EM FAZER DOCUMENTOS (carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF), TAMBÉM PODEM PROCURAR O CRAS DE ODB QUE RECEBERAM AS FICHINHAS PARA O ATENDIMENTO.

PARTICIPEM!!!!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

parabéns para o ex prefeito Jaime Pimenta

O blog a voz olhodaguense deseja ao ex prefeito muita paz saude e muitos anos de vida.

pela 3ª vez, Brasil lidera ranking de combate á fome a iniciativa mais recente do país no combate á insegurança alimentar foi o anúnicio de R$16 bilhões para o plano safra 2010-2011

 
O Brasil lidera pela terceira vez o levantamento da organização não governamental (ONG) ActionAid, divulgado hoje (10), que lista os países que mais combatem a fome. Desta vez, o anúncio de mais investimentos para a agricultura familiar levou o Brasil ao topo do ranking. Malauí, Ruanda, Etiópia e Tanzânia completam as cinco primeiras posições.

O relatório lista resultados do Programa Fome Zero, que levou à redução da desnutrição infantil em 73% entre 2002 e 2008, e elogia a inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal em fevereiro de 2010.

A iniciativa mais recente do país no combate à insegurança alimentar, segundo a ONG, foi o anúncio de R$ 16 bilhões para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012, para investimentos na produção de alimentos, geração de renda no campo e organização econômica de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais.

Apesar dos bons resultados, segundo a ActionAid, o Brasil precisa avançar na distribuição de terras, uma das mais desiguais do mundo. De acordo com o relatório, 56% da terra agricultável estão nas mãos de 3,5% dos proprietários rurais. Os 40% mais pobres têm apenas 1% dessas terras.

“O país precisa resolver a profunda desigualdade no acesso à terra e assegurar que os novos processos de crescimento não gerem novas exclusões por meio do deslocamento das populações. E ainda há 16 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, altamente vulneráveis à fome. Essas pessoas são profundamente excluídas, são necessárias políticas públicas muito específicas e desenhadas para esse grupo”, avaliou o coordenador executivo da ActionAid Brasil, Adriano Campolina.

Segundo ele, pode ser compartilhada com outros países a experiência brasileira em iniciativas de transferência de renda e políticas de proteção social e segurança alimentar, como os programas de merenda escolar e de construção de cisternas em regiões semiáridas.

Na avaliação global, o levantamento aponta que apesar de recentes avanços no combate à fome e à insegurança alimentar, o mundo está prestes a enfrentar uma agravamento da crise de oferta de alimentos. Entre as causas estão os efeitos das mudanças climáticas e a perspectiva de aumento de preço dos alimentos, que deverá levar mais 44 milhões de pessoas à pobreza. De acordo com a ActionAid, a demanda de terras para a produção de biocombustíveis deve continuar inflacionando o preço dos alimentos.

De acordo com Campolina, a crise econômica também deve frear os esforços internacionais de combate à fome. “Em um ambiente de crise há menos recursos disponíveis tanto para a ajuda externa quanto para o investimento doméstico em agricultura, o que pode levar a uma diminuição dos recursos que poderiam ser destinados à agricultura familiar e sustentável. Apesar que boa parte do que se ouviu até hoje sobre promessa de ajuda dos países ricos não constitui novos recursos”, acrescentou.

A ONG sugere que o G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) inclua a crise alimentar na pauta de sua próxima reunião, em novembro, em Cannes, na França, e se comprometa, por exemplo, a garantir investimentos às pequenas propriedades dos países pobres e a frear a especulação de terras para a produção de biocombustíveis.

“O G20 tem que tomar as medidas concretas para cumprir a prioridade de combater a fome. A prioridade não pode ser salvar grupos financeiros que especulam com commodities agrícolas ao custo da fome das populações pobres. É preciso investir em pequenos agricultores que produzem alimentos para consumo local e dinamizam mercados domésticos, apoiar a criação de estoques de alimentos nacionais e regionais e controlar a especulação financeira com produtos agrícolas”, defendeu o coordenador.

AGRIPINO FAZ RESTRIÇÕES PARA ALIANÇAS DO DEM COM O PSD

Ainda magoado com a dissidência dos democratas rumo ao emergente PSD, o senador José Agripino (DEM) anunciou via twitter que é preciso ter atenção em relação às alianças com o novo partido.

As restrições são claras, principalmente quando o assunto é o apoio ao PSD, por exemplo como vice numa chapa majoritária. Se for o inverso, a possibilidade de receber o apoio não está descartada.

Vá entender!