BLOG DO VEREADOR/SECRETÁRIO THIAGO ESCOLÁSTICO - CONTATO: thiagoescolastico@bol.com.br - OLHO D'ÁGUA DO BORGES-RN
sábado, 22 de maio de 2010
PROFESSORES SÃO NOMEADOS PARA A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DESTE MUNICÍPIO
DISPUTA ACIRRADA FARÁ 3 EX-GOVERNADORES VOTAREM SÓ NELES PARA O SENADO
Olhe...
A bancada de potiguares na Câmara Federal é de 8 Deputados.
São 8 vagas e nenhum, com mandato ou em busca de um, pede voto para o outro.
É cada um por si e Deus por todos.
Então, engana-se quem pensa que vai me convencer que nas eleições de outubro haverá dobradinha na disputa do Senado.
Nham...
A disputa para o Senado vai ser individual.
E ponto.
A ex-governadora Wilma Faria vai pedir votos para ela... e só.
O Senador-candidato Garibaldi Filho vai pedir votos para ele... e só.
O Senador José Agripino, candidato a Senador, também só pedirá votos para ele.
E não venham me convencer que numa disputa para ocupação de 8 vagas, ninguém pede votos para os outros, imagine com APENAS DUAS VAGAS?
Será assim mesmo? Pergunta deste BLOG.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Lula promete compensação se houver queda do FPM
O CAF é um espaço de diálogo e pactuação entre o governo e os municípios criado por decreto em 2003. A mudança proposta dá mais força política ao comitê. A existência dele estará prevista em lei, não apenas em decreto. E o órgão fará parte da estrutura básica da Secretaria de Relações Institucionais. O CAF vai articular e estratégias entre as esferas federal e municipal de governo para implementar ações e aprimorar relações federativas. Será presidido pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e terá mais 36 membros: 18 federais e 18 municipais.
“A medida foi anunciada, mas não conhecimentos o texto do projeto de lei. Se for para recuperar as perdas em relação ao ano passado, será um desastre”, disse o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio. Ele lembrou que em 2009 o governo liberou R$ 2,3 bilhões para compensar as perdas de arrecadação em relação ao ano anterior.
Os prefeitos defendem pelo menos três medidas para salvar as finanças municipais. Uma é a regulamentação da Emenda 29, que obrigaria a União a repassar mais recursos para a Saúde; outra são garantias de que não haverá perdas do FPM e a terceira, uma redistribuição mais justa dos royalties do petróleo. “Não vamos tolerar que R$ 11 bilhões fiquem nas mãos da União e de apenas 29 Municípios e 5 Estados”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski. Para Benes, se não houver mudanças, 2010 será um desastre para as prefeituras. “Se a proposta do governo foi cobrir única e exclusivamente as perdas de 2009 enfrentaremos uma situação muito grave. O atraso de salários será inevitável”, alertou.
ESCLARECIMENTO
A MELHOR ESCOLA: A DE TEMPO INTEGRAL
Ele destacou a necessidade de manter os três elementos intimamente associados, não só entre si, mas com outras políticas educacionais, nas quais estão o financiamento da educação, a valorização do profissional e a gestão democrática.
Segundo o palestrante, não há como interligar a atividade profissional, os tempos e o currículo se não por um processo de construção coletiva do projeto-político pedagógico da escola, a gestão democrática. A CNTE considera não ser possível a institucionalização da escola de tempo integral, essencial para a formação pedagógica e cultural dos estudantes, sem que os avanços estruturais ocorram. De modo que a consolidação do Sistema Nacional de Educação é outro fator primordial para o alcance dessa demanda social reprimida.
No Brasil, a opção pela escola de tempo parcial deveu-se à escassez de recursos e à falta de prioridade em ofertar escola pública de qualidade. Porém, com a urbanização e a consequente democratização do acesso escolar, o país optou por uma escola em que os professores pudessem fracionar suas jornadas para atender um maior número de estudantes. E aí surgiram as problemáticas que até hoje predominam as lutas sindicais: salários aviltados, duplas e triplas jornadas, falta de condições de trabalho e o inevitável impacto na qualidade.
Por fim, Denílson explicitou para os ouvintes uma das maiores lutas da CNTE e de todos trabalhadores em educação do país. “Não bastam políticas de formação ou de acesso qualificado à profissão. É preciso valorizar, através de salários condignos, jornada de trabalho integral e numa única escola, condições de trabalho adequadas, além de formação inicial e continuada compatível com as necessidades impostas pelo processo histórico-cultural-pedagógico, ofertada pelo Poder Público e na perspectiva de uma política de Estado.
No último dia de seminário (21 de maio), será a vez do secretário de Assuntos educacionais da CNTE, Heleno Araújo, participar do encontro com o tema "Desafios e perspectivas para Educação Integral".
Veja aqui o posicionamento da CNTE para a institucionalização da escola de tempo integral.
Fonte: CNTE, 20/05/2010
[ Voltar ]
PROJETO "FICHA LIMPA" NÃO ALIVIA PUNIÇÕES DE QUEM JÁ FOI CONDENADO
- Avaliar assim é coisa de quem não leu o texto aprovado na Câmara e nem o que foi votado pelo Senado. Houve apenas uma adequação de linguagem, de tempo verbal - afirmou.
O senador, em pronunciamento na sessão do Plenário realizada na quarta-feira (19), chegou a chamar de "analfabeto" o deputado que teria acusado o Senado de mudar o texto para favorecer políticos já condenados.
Demóstenes explicou que em nenhum país democrático do mundo uma lei pode retroagir para atingir casos que já transitaram em julgado. Conforme observou, havia divergência de tempo verbal na redação de nove incisos que tratam dos casos de inelegibilidade: alguns diziam que são inelegíveis "os que tenham sido..." e outros "os que forem...".
- O que fizemos, com emenda de redação do senador [Francisco] Dornelles, foi transformar tudo em 'os que forem condenados', que é a expressão que consta da lei atual, a Lei Complementar 64/90 - disse.
O senador citou como exemplo políticos cassados pelo Judiciário: segundo ele, os ex-governadores Cássio Cunha Lima, da Paraíba, e Jackson Lago, do Maranhão, são elegíveis, porque suas condenações ocorreram antes da sanção da nova lei. Mas, se fossem cassados depois da promulgação, estariam inelegíveis.
Demóstenes destacou que até mesmo a renúncia ao mandato para evitar a cassação tornará o chefe de executivo ou parlamentar inelegível, o que não acontece pela legislação em vigor. Ele ainda recomendou aos cidadãos que leiam o texto aprovado pelo Senado, a fim de constatar que a futura lei vai mudar os parâmetros das campanhas eleitorais.
- Por exemplo, aquela turma do mensalão alegava que o dinheiro não era fruto de corrupção, sendo apenas 'caixa 2'. Pois o caixa 2 passa a ser crime punido com inelegibilidade - exemplificou.
O senador concorda com a avaliação de que cerca de 25% dos atuais pré-candidatos poderão ser atingidos pela nova legislação, depois de sancionada.
- Há casos de políticos que já tiveram sentença transitada em julgado e que estão em fase de recurso. Se perderem o recurso, ficarão inelegíveis. Vai ter o esperto que será condenado em primeira instância durante a campanha e não vai recorrer, alegando que não foi julgado por órgão colegiado. Pois também esse ficará inelegível, porque o texto fala em sentença transitada em julgado ou condenação por órgão colegiado - explicou.
O artigo 3° do projeto, disse Demóstentes, atende aos casos em que o político foi condenado antes da sanção da nova lei e tem recursos interpostos ainda em fase de julgamento.
- Se o recurso for negado, esse cidadão estará inelegível - disse.
Cesar Motta / Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Falta de mão-de-obra qualificada atinge 2/3 dos empregadores no Brasil, diz pesquisa. Pais fica en segundo lugar no ranking de 36 paises
Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 35 mil empregadores em 36 países, a escassez de mão-de-obra qualificada no Brasil só não é maior do que a no Japão.
Entre os empresários brasileiros, 64% disseram ter dificuldades para preencher suas vagas com profissionais qualificados. No Japão, esse percentual foi de 76%.
Na média dos 36 países pesquisados, 31% dos empregadores disseram ter dificuldades em encontrar profissionais qualificados.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
SENADO APROVA MONITORAÇÃO ELETRÔNICA PARA CONDENADOS DO REGIME ABERTO
quarta-feira, 19 de maio de 2010
SENADO APROVA PROJETOS DE ALTO ALCANCE SOCIAL
COMEÇA SESSÃO DO SENADO PARA VOTAÇÃO DO FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO
SENADORA ROSALBA CIARLINI FALA SOBRE PESQUISA
Enfatizou que a campanha está apenas num processo de pré-candidaturas, mas que fica mais motivada, e com energia para trabalhar ainda mais.
Para Rosalba a pesquisa reflete um momento e mostra que as pessoas tem acompanhando o trabalho dela na política desde a prefeitura de Mossoró, e principalmente agora no Senado Federal.
"O sentimento das ruas foi refletido nestes números que só ampliam a responsabilidade dos que lutam por mudança no Rio Grande do Norte", afirma Rosalba.
Na opinião da senadora Rosalba a campanha ainda não começou para ninguém e ela espera que a pesquisa favorável seja a do dia 3 de outubro.
MEC DEVE REALIZAR EXAME NACIONAL PARA PROFESSORES
Em mais uma de suas novidades, o Ministério da Educação (MEC) já está estudando criação de um concurso nacional para selecionar professores para a rede pública de ensino.
Caso a proposta seja aprovada, o ministério realizará um exame semelhante ao ENEM e que terá a denominação de Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Nessa etapa inicialp, que deve ser realizada em 2011, já poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º Ano) e da Educação Infantil.
O curioso é que para criar o programa, foram analisados vários países, como o Canadá, os Estados Unidos e Austrália. Seria bom que analisassem os salários que são pagos por lá também.
PESQUISA VOX POPULI APONTA ROSALBA EM 1° LUGAR
Carlos Eduardo: 16%
Iberê: 15%
terça-feira, 18 de maio de 2010
ARQUITETO DA FIFA SOBRE ARENA DAS DUNAS: "PERFEITO. NOTA MIL"
“Natal tem tudo para ter um estádio de arte. Perfeito. Nota Mil”, disse o arquiteto se referindo ao projeto da Arena das Dunas, que deverá ser construída no lugar do Machadão.
“Principalmente por estar começando do zero. Sem os vícios dos outros estádios”, completou La Corte, que não deu entrevista...mas não ficou de boca fechada na reunião.
AGRIPINO CONFESSA QUE USOU PRESTÍGIO PARA NATAL SEDIAR COPA. "AGORA CABE A GOVERNO E PREFEITURA"
Ontem, conversando com um leitor do Blog, um todo poderoso da CBF disse que, no Rio Grande do Norte, o senador José Agripino tinha tanto prestígio junto ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que se ele fosse senador pelo Piauí, Teresina teria sido escolhida cidade-sede.
Agripino confirmou que é realmente amigo de Ricardo Teixeira, mas que, o prestígio que ele tem, e que pôde usar, já usou.
“E acho que deu certo”, disse Agripino, afirmando que já fez a sua parte, e cabe agora ao governo do RN e à prefeitura de Natal, darem andamento às obras.
“A Prefeitura está com o projeto das obras de Mobilidade adiantado. Eu confio que o Governo vá encontrar a solução para a Copa, e uma boa solução. Eu confio!”, disse Agripino, que acredita no desenrolar técnico para o assunto, vez que a CBF também fez sua parte, ficando agora tudo sob responsabilidade da FIFA. Agora começa a etapa técnica e isso cabe à FIFA”, disse José Agripin
AGRIPINO DIZ QUE NÚMEROS DAS PESQUISAS REVELAM O EXATO MOMENTO - DE EMPATE - QUE VIVE O PAÍS
E saiu da conversa ciente de que o momento político no Brasil, é exatamente este que se revela através dos números divulgados.
Thaisa Galvão – O senhor acredita numa tendência de virada de Dilma Rousseff?
José Agripino – É o momento que mostra que está empatado. Não adianta querer dizer que está baqueado, mas é o momento. O programa eleitoral do PT e as inserções ajudaram. Agora vai ser a vez de Serra com o programa e as inserções do PSDB. Depois vem o DEM, dentro dos limites da lei, claro. O argumento é que o programa do PT antes da pesquisa mostrou que funcionou. Mas Serra está hoje no Ceará e continua muito animado.
EMISSÃO DE CARTEIRA DE MOTORISTA SOFRE MUDANÇA
Marcha dos prefeitos começa nesta terça com foco em royalties e saúde
Começa nesta terça-feira (18) em Brasília a 13ª Marcha dos Prefeitos. Cerca de 4 mil prefeitos vão se reunir por três dias para defender temas como a redistribuição dos royalties do petróleo de acordo com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o aumento dos repasses da União para aplicação na área da saúde
CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO DO RN
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
O PAPEL DO CONSELHO TUTELAR
EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Aprovação do governo Lula sobe para 76,1% e bate recorde, diz CNT/Sensus
Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (17) mostra que a aprovação do governo Lula subiu de 71,5% em janeiro para 76,1% dos entrevistados e atingiu o recorde desde o início do governo petista, em
A parcela dos que reprovam o presidente saiu de 13,9% para 13,1% agora. O grupo daqueles que não responderam ou não sabem foi de 4,4% para 3,2%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Para 19,2% dos consultados na pesquisa de maio, a administração Lula foi considerada como regular. Antes, essa taxa era 22%. Já 4,4% analisaram a gestão como negativa, contra 5,8% registrado no estudo antecedente.
Para o diretor-presidente do instituto Sensus, Ricardo Guedes, a popularidade de Lula segue em elevação, refletindo a percepção da população sobre as melhorias advindas da estabilidade econômica. "Os dados sobre emprego e renda sobem e são fundamentais. Porque o que a população quer é viver bem", disse.
A CNT/Sensus mostra que a avaliação dos consultados que acharam que melhorou o emprego nos últimos seis meses saiu de 53,6%, em janeiro, para 57,8%. Em relação à renda mensal, a parcela dos que avaliaram que ela teve melhoria correspondeu a 38,3%. Em janeiro, se situava em 32,7%.
A 101ª Pesquisa de Opinião Pública abrangeu 136 municípios do país. Foram feitas 2 mil entrevistas entre os dias 10 e 14 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos, para mais ou para menos.