sábado, 24 de julho de 2010

ROSALBA CHEGOU LOGO CEDINHO À FEIRA DO ALECRIM

Tudo começa na feira num sábado de campanha


Em Natal, na feira do Alecrim, lá estavam, logo cedo, a senadorável Rosalba Ciarlini (DEM) com a candidata a federal, Rosy de Sousa (PV) e os candidatos a estadual, Gesane Marinho (PMN) e Dibson Nasser (PSDB)...

CANDIDATOS DEGUSTAM PRATOS TÍPICOS DA FEIRA DO ALECRIM

AGENDA DOS CANDIDATOS A GOVERNADOR PARA HOJE

AGENDA DOS CANDIDATOS A GOVERNADOR PARA ESTE SÁBADO

 

Carlos Eduardo (PDT)


7h30: Caminhada na feira livre de Parnamirim, ao lado do prefeito Maurício Marques, de Agnelo Alves e lideranças locais



9h: Caminhada no comércio de Parnamirim



16h: Caminhada em Parnamirim



Concentração: bairro Nova Esperança



Iberê Ferreira de Souza (PSB)



06h30: Visita à Cobal em Mossoró



09h: Visita ao comércio de Mossoró



14h: Carreata “Berê Bará e o Oeste vai virar”



Local: Concentração na Av. Rio Branco, em Mossoró (passando por Mossoró, Apodi, Itaú, Umarizal, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins, Alexandria, Marcelino Vieira, Rafael Fernandes e Pau dos Ferros).



Rosalba Ciarlini (DEM)



07h: Visita a Feira Livre do Alecrim, em Natal.



10h: Reunião com lideranças da Zona Oeste de Natal (Clube TELERN).



12h: Aniversário de Marcos César (Revista Foco) – Clube COSERN, em Nova Parnamirim.



14h: Carreata no Agreste.



Roteiro: Canguaretama – Pedro Velho – Montanhas – Nova Cruz – Santo Antônio.

NOVA LEI DO DIVÓRCIO: AINDA HÁ ALGUMAS EXIGÊNCIAS

Quem quiser se divorciar poderá conseguir de maneira imediata, mas apenas em alguns casos. Com a emenda constitucional do divórcio direto aprovado na última semana no Congresso Nacional, ficou mais fácil a dissolução do casamento civil, ao se eliminar a exigência de separação judicial prévia por mais de um ano, ou de separação de fato por mais de dois anos. Porém, muitos natalenses que estão se dirigindo aos cartórios e não obedecem as outras condições da lei, estão enfrentando dificuldades.

Segundo o juiz e coordenador da Corregedoria Geral de Justiça, Geraldo Mota, explica que a separação só poderá ser realizada nos cartórios se for amigável. "É preciso que as duas partes estejam em consenso. Para o divórcio ser realizado no cartório, será necessário que não haja filhos menores, senão o processo deve ser feito em juízo, para definir questão de guarda, visitas, entre outros pontos" Requisitos obedecidos, pode-se conseguir o divórcio imediatamente.

A CorregedoriaGeral de Justiça do RN já enviou ofício aos juízes diretores dos foros das comarcas do estado e aos juízes da 19ª e 20ª varas cíveis de Natal comunicando as alterações na Constituição com a aprovação da Emenda 66, que permite a dissolução do casamento através do divórcio direto nos cartórios e juízos, obedecidas algumas condições.

No cartório localizado no bairro de Igapó, Zona Norte, segundo o funcionário Alberto Magnus, a procura aumentou, mas na maioria dos casos, o divórcio não atende as condições da lei. "Já teve casos de chegar só uma das partes, ou terem filhos menores, ou ainda sem a presença de advogado para formalizar o ato, desse modo não poderam entrar com a solicitação de divórcio pelo cartório", explicou Alberto. Nos cartórios do 4º e 5ª Ofício de Notas, o mesmo problema também se repete, já que a população chega sem a documentação necessária

No caso dos casais que já tenham um processo anterior de separação judicial em andamento, também pode se beneficiar, já qe o tabelião pode fazer a escritura pública do divórcio, comunicando ao juiz onde tramita o processo. "Diminuiu bastante a burocracia, além de reduzir as custas, já que as pessoas que quiserem pedir o divórcio deverão pagar somente um processo direto para o divórcio", enfatizou o juiz Geraldo Mota.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

TV RECORD NEWS INFORMA PRISÃO DE "JOÃO DA BESTA"

Agora a pouco a TV RECORD NEWS informou a prisão de JOÃO DA BESTA em São Paulo. O seu recambiamento para o RN dar-se-á neste sábado. João é acusado de vários assaltos a bancos e correios do nosso estado.

TRATAMENTOS INOVADORES PARA CÂNCER DE PRÓSTATA GARANTEM ELEVADA TAXA DE CURA DA DOENÇA

NOVAS TÉCNICAS E TRATAMENTOS MELHORAM AS PERSPECTIVAS ATÉ DOS CASOS MAIS GRAVES.

   O câncer de próstata tem se tornado cada vez menos assustador aos olhos da medicina. Por se desenvolver mais lentamente do que a maioria dos tipos de câncer, pelas boas chances de cura se detectado em estágio inicial e pela disponibilidade de opções de tratamento em estágios mais avançados, ele está cada vez mais controlável. Embora seja o mais comum entre os homens, respondendo por 35% da incidência total dos cânceres, o mal que atinge próstata é responsável pelo óbito de apenas 8% a 10% dos pacientes diagnosticados com a doença. Quando surgem nos mais jovens, esses tumores costumam ser mais agressivos, mas a maior parte dos casos (60%) é diagnosticado após os 70 anos.
   Mesmo para pacientes com doenças avançadas há boas novidades. A primeira é uma VACINA que mostrou ser capaz de aumentar a sobrevida de indivíduos em estágios avançados da doença aprovada em abril deste ano pelo FDA, órgão que regula medicamentos nos EUA. Outra medicação experimental, uma terapia à base de hormônios à espera de aprovação, também apresentou bons resultados no tratamento de casos mais graves. Esse prolongamento da expectativa de vida, somado à lentidão característica do desenvolvimento do tumor de próstata, representa um ganho de tempo importante. São meses e anos em que novas técnicas e pesquisas surgirão e somarão tempo e qualidade de vida para a maioria dos pacientes, tornando esse tipo de câncer cada vez menos ameaçador.
   É importante deixar claro que nem todos os casos diagnosticados precisam de ser tratados com cirurgia ou radioterapia. Pessoas com tumores pouco agressivos, em estágios iniciais, podem manter a mesma qualidade de vida, controlando a doença com exames regulares e biópsias anuais para avaliar a evolução do tumor. A observação vigilante é fundamental, especialmente para pacientes idosos, nos quais o desenvolvimento lento da doença terá pouca repercussão na sobrevida.

   Quando a remoção da próstata se faz necessário, a cirurgia robótica tem ajudado a realizar procedimentos com menos sangramento, menor tempo de internação, retorno mais rápido às atividades normais e boa preservação da função sexual após a intervenção. A técnica, disponível no Brasil, já é usada em 80% das remoções de próstata nos Estados Unidos. Os equipamentos mais modernos de radioterapia também têm permitido uma alta taxa de cura.

   A atitude preventiva continua sendo a melhor receita para afastar o câncer de próstata. A prevenção, feita por meio da dosagem da proteína PSA no sangue, associada ao TOQUE RETAL, permite a detecção do tumor ainda em estágio precoce. As consultas devem começar aos 40 anos para homens com maior risco (com pai ou irmão que tenha tido câncer de próstata antes dos 60 anos de idade) e aos 50 para os demais. Prevenir desde cedo é vital, pois quando os sintomas aparecem geralmente a doença já está disseminada e sua cura pode ficar comprometida. (Transcrito da Revista Veja, edição de 21/07/2010).

PERDÃO DE DÍVIDAS AGRÍCOLAS

Até o final deste mês o Banco Central do Brasil enviará aos Bancos a Resolução com as regras sobre perdão de dívidas agrícolas e prorrogação. Com isso, os agricultores deverão procurar suas agências bancárias nas quais são devedores. Terão perdão integral os agricultores que devem até R$ 10.000,00. Acima desse valor terão outros benefícios.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

COMO É NO MUNDO A QUESTÃO DO CASTIGO CORPORAL ÀS CRIANÇAS

O Brasil vai entrar para um grupo minoritário de países que proíbem o "castigo corporal"em casa.

109 PAÍSES PROÍBEM A PALMADA NAS ESCOLAS... DESTES, 25 PROÍBEM EM CASA TAMBÉM. E OUTROS 88 PAÍSES PERMITEM O CASTIGO CORPORAL NAS ESCOLAS.

VEJA A OPINIÃO DE ALGUMAS PESSOAS.

"As palmadas que ganhei dos meus pais não atrapalharam minha relação com eles. Mas eu morro de remorso quando uma das minhas filhas lembra de uma tapa pedagógica que eu dei." (Heráclito Fortes, Senador da República do DEM/PI

"Levei muita palmada na vida, mas nunca bati no meu filho. Embora não tenha ficado com traumas, as lembranças dos tapas não são boas." (Raimundo Fagner, cantor e compositor.

"Uma palmadinha para impor limites." (Casal paulistano Renato Alves de Sousa e Valéria Silva Alves)

"Vale mais fazer cara feia do que dar tapa." (Personal trainer Márcio Duarte e sua esposa a administradora Mariana Peres, moradores de Florianópolis."

MAS NEM UMA PALMADINHA NAS CRIANÇAS?

Vai ser lei, mas a educação e a felicidade deles ainda dependem do pulso dos pais

O presidente Lula assinou um projeto de lei que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA em seu artigo 18. Pelo novo texto, fica vedado aos pais usar castigos corporais de qualquer tipo na educação dos filhos. Um parágrafo define o CASTIGO CORPORAL como "ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso de força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente". De acordo com a nova lei, que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, o pai ou mãe que, por exemplo, der uma palmada na mão do filho que insiste em enfiar o dedo na tomada elétrica poderá se sujeitar a penas que variam da advertência à obrigatoriedade de se submeter a acompanhamento psicológico ou programas de orientação à família.

O governo quer proibir o tapa pedagógico. Mas não é de uma nova lei que dependem a felicidade e o futuro das crianças, e sim do bom-senso e equilíbrio dos pais. (Fragmento da revista Veja de 21/07/2010).
Com isso, é importante que as escolas e o  Conselho Tutelar de cada município façam campanhas educativas de prevenção.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

UVAS REDUZEM O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E DE DIABETES

FRUTA AJUDA A MELHORAR FUNÇÕES CARDÍACAS E DIMINUIR PROBLEMAS DE SÍNDROME METABÓLICA

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que a uva pode auxiliar no controle da pressão arterial e na função cardíaca, reduzindo assim as chances de uma pessoa desenvolver doenças do coração e síndromes metabólicas. As pessoas com síndrome metabólica têm um risco maior de doença cardiovascular e diabetes tipo 2.
Os pesquisadores estudaram efeitos dos tipos mais comuns de uva (verdes, vermelhas e roxa), que foram misturadas e integradas na dieta de animais, parte deles consumistas de um composto altamente calórico.

VINHO TINTO PODE PROTEGER O CÉREBRO DOS PREJUÍZOS DO DERRAME

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram que a ingestão de um composto presente na pele e sementes de uvas vermelhas ajuda a minimizar os danos causados por um derrame.





terça-feira, 20 de julho de 2010

JORNAL CORREIO DA TARDE PUBLICA SÁBADO A PRIMEIRA PESQUISA ELEITORAL DEPOIS DAS CONVENÇÕES


De São Paulo, onde se encontra com o assessor José Wilde, o senador Garibaldi Filho comenta com o Blog o apoio que recebeu hoje do ex-senador Geraldo Melo.

“Fiquei muito feliz pelo que Geraldo representou e ainda representa para o Rio Grande do Norte”, disse Garibaldi.

Os números já são de conhecimento público, mas ainda não podem ser divulgados, já que só hoje foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral.
A pesquisa foi feita pelo Instituto Start, da socióloga Keila Brandão.
A pesquisa revela a situação da campanha para governo e Senado.

GERALDO MELO DECLARA APOIO À REELEIÇÃO DE GARIBALDI FILHO


De São Paulo, onde se encontra com o assessor José Wilde, o senador Garibaldi Filho comenta com o Blog o apoio que recebeu hoje do ex-senador Geraldo Melo.

“Fiquei muito feliz pelo que Geraldo representou e ainda representa para o Rio Grande do Norte”, disse Garibaldi.

Que terá o apoio de todo o grupo político de Geraldo em Ceará-Mirim, incluindo, claro, a esposa-ex-prefeita Edinólia Melo.

“Eu voto em Garibaldi não só pela sua tradição e pela sua história, mas também pela grande ajuda que ele deu a Ceará-Mirim quando Edinólia era prefeita. Isso é uma forma de retribuir, no Estado inteiro, a contribuição que ele deu”, disse Geraldo.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PREFEITO DR. JACKSON É ABSOLVIDO DE ABUSO DE PODER ECONÔMICO E CAPTAÇÃO ILÍCITA DE VOTOS. JUSTIÇA PUBLICOU A SENTENÇA NO INÍCIO DA NOITE DE HOJE.

O Prefeito Dr. Jackson Queiroga recebeu com bastante naturalidade o resultado de sua absolvição por parte da Justiça da nossa Comarca. O prefeito era acusado pela oposição de abuso de poder econômico e captação ilícita de voto nas eleições de 2008. Agora a oposição que apostava na cassação do prefeito sofreu mais uma derrotas. Aliás,  a oposição vem colecionando derrotas nas urnas e na Justiça. E agora? Apelar mais para quem?
Enquanto isso, os bacuraus foram às ruas comemorar e com razão, pois, segundo informações, a oposição já tinha a cassação de Dr. Jackson como certa, inclusive já havia até escolhido o novo secretariado. E quem seria o novo Prefeito? Fica para os nossos leitores descobrirem. TENHAM UMA BOA NOITE. AMANHÃ HAVERÁ MAIS COMEMORAÇÃO.

ASSALTO E DESTRUIÇÃO NO BB DE UMARIZAL

Agências de Umarizal e Martins foram arrombadas por bandidos
CAIXAS FORAM DESTRUIDOS
Mulher integra bando que explodiu agências bancárias em Martins e Umarizal

Uma mulher ainda não identificada integra o bando que explodiu caixas-eletrônicos do Banco do Brasil das cidades de Umarizal e Martisn na madrugada desta segunda-feira (19). Segundo informações da polícia, ela seria responsável por unir os fios das bananas de dinamite usadas nas explosões.


Blog Por Trás das Grades RN

Agências de Umarizal e Martins foram arrombadas por bandidossaiba mais Agências bancárias são alvo de bandidos em Umarizal e Martins"Pelas imagens do circuito interno das agências, notamos que a mulher tem papel fundamental na quadrilha", falou o capitão Carvalho, da Companhia da Polícia Militar de Apodi.

Segundo o oficial, o bando é formado por no mínimo seis pessoas. "Ainda não sabemos se ficou alguém do lado de fora da agência. Mas seis entraram nas agências e explodiram os caixas-eletrônicos".

A ação toda dura entre 8 e 10 minutos. Todos os criminosos estavam armados e usavam capuzes, o que irá dificultar as identificações. A polícia ainda não sabe qual o carro usado pelo bando e qual o destino dos criminosos.


Madrugada de pavor em Umarizal - do Blog Umarizalemdia

Por volta de 01h00min da madrugada dessa segunda-feira os umarizalenses que moram em torno da agência do Banco do Brasil acordaram assustados com uma enorme explosão que aconteceu no centro da cidade.

Assustados com tamanho estouro os mesmos em verdadeiro estado de pavor e medo, foram até as ruas e se depararam com um enorme estrago causado dentro da agência do referido banco.

A ação foi uma iniciativa de assaltantes, numa investida digna de filmes de ação. Os elementos ainda foram até a delegacia e efetivaram vários disparos nas viaturas da Policia Militar, estourando também os pneus dos veículos, dificultando assim qualquer ação policial.

Vários estilhaços foram jogados a metros de distancia da agência, muitos deles chegaram até a calçada da residência de Euri Amorim.


A agência que tem como gerente Robson Fernandes e que há tão pouco tempo havia recebido uma reforma para melhorar a acessibilidade e o atendimento dos seus clientes certamente vai necessitar de melhorias urgentemente, pois a situação é de desolação.

Enfim, foi um verdadeiro ato de terrorismo no qual foram destruidos todos os caixas de autoatendimento.

domingo, 18 de julho de 2010

CANDIDATOS DEBATEM TEMAS LIGADOS À UERN


A presença de quatro dos oito candidatos ao Governo do Estado em Mossoró, na noite da sexta-feira, por ocasião do X Congresso dos Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONEUERN), se constituiu no primeiro embate da campanha eleitoral. Não foi um debate e sim apresentação de ideias dos candidatos sobre temas específicoelacionados à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), como autonomia financeira, expansão, transportes e residências universitárias. Rosalba Ciarlini, Iberê Ferreira de Souza, Carlos Eduardo Alves e Sandro Pimentel puderam se apresentar aos acadêmicos sem clima de rivalidade política, embora tenha sido percebida em alguns momentos envolvendo Iberê e Rosalba, com críticas de um ao outro indiretamente.

A comissão organizadora do evento estipulou regras e não permitiu perguntas da plateia aos candidatos, o que frustrou quem esperava poder assistir um debate com ideias mais amplas. Mesmo assim, o encontro possibilitou à comunidade acadêmica saber um pouco mais sobre o que pensam os postulantes ao Governo do Estado com relação ao ensino superior.

Pelo sorteio feito antes do início dos trabalhos, o primeiro a falar foi Carlos Eduardo Alves: "É com iniciativa como essa que se dá uma grande contribuição para debater problemas e soluções do Rio Grande do Norte. E, nesse caso, para esta instituição. Vivemos momento promissor", disse o candidato.

O candidato Sandro Pimentel foi o segundo e ele, de início, teceu críticas à educação pública estadual. "A educação pública no Estado tem índice vergonhoso de 20% de analfabetos. Um Estado só se desenvolve se tiver política para a educação, com qualidade, ampliação de orçamentos públicos. Não há de se admitir que o RN tenha sido reprovado no IDEB, e obteve conceito de 2,7%." Sandro também criticou o setor da segurança pública, aproveitando a presença de familiares de Marcos Maciel, 23, que está desaparecido há mais de 10 dias.

A candidata Rosalba Ciarlini fez sua apresentação. Sentindo-se em "casa", e pelo fato de ter sido prefeita de Mossoró três vezes, começou falando sobre o motivo de se candidatar ao Governo do Estado: "quero ser governadora para que coisas como esta, de um jovem que desapareceu, e que deixa a todos indignados, sejam resolvidas. Quero ser governadora para investir na educação. Fazer com que o desenvolvimento seja equilibrado e chegue a todas as regiões. Para que a saúde seja respeitada como direito maior à vida, que é o direito do cidadão."

O último a se apresentar foi o governador Iberê Ferreira de Souza, que, percebendo que estava sendo alvo fácil com relação à segurança, iniciou sua fala prestando solidariedade à família de Marcos Maciel. "Quero prestar solidariedade à família de um jovem desaparecido. As investigações estão sendo feitas. Investigações não podem ser ostensivas e sim sigilosas. A Polícia Civil está atuando discretamente. O problema da insegurança não afeta apenas o Governo e deve contar com a colaboração de todos".

Veja abaixo pontos discutidos pelos candidatos com relação a temas voltados à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte:



TEMAS defendidos pelos candidatos

TRANSPORTES



Carlos Eduardo Alves

A questão do transporte, nós já ouvimos muitas reclamações. Muitos alunos que não dispõem de recurso financeiro para se deslocar de uma cidade para outra para estudar. Creio que é uma questão que o Governo do Estado tem que enfrentar. Segundo a média de reclamação, isso significa que a maioria padece deste problema. Nós podemos discutir para que o Governo dê o transporte gratuito. Não é uma concessão a um aluno só, mas é, sobretudo, uma forma de amparar, estimular e motivar o estudante a vir para a Universidade. De maneira que vemos essa proposta como extremamente viável, e se há reclamação da maioria, o governo deve atender, garantindo transporte.



Sandro Pimentel

Vemos que essa questão da carona também está relacionada à segurança. Estudei, na época da EFTERN e sempre fui caroneiro e sei de situações adversas. Era caroneiro porque não tinha situação financeira para propiciar meu deslocamento na capital. Mossoró é uma cidade grande e se faz necessário que, para o deslocamento, se tenha um transporte circular completamente subsidiado com recursos do Governo, dentro da autonomia financeira que a Universidade deve ter. A autonomia não se dá apenas em palavras, em discursos vazios, Se dá em ações. Não adianta "vou fazer". Mas só agora? Nos propomos a fazer, juntamente com os estudantes. Queremos fazer encontro que garanta participação efetiva dos Centros Acadêmicos, Diretórios dos Estudantes e dos grêmios. Queremos discutir e aperfeiçoar essa proposta.



Rosalba Ciarlini

Se temos transporte escolar para crianças e adolescentes do ensino fundamental e ensino médio, por que não ter para o ensino superior? É uma questão de planejamento e de parcerias. Sei que não é somente dentro da cidade. Essa questão é mais ampla, porque precisa de deslocamento de outras cidades, de alunos que estudam nos núcleos. É questão de sentar prefeitos, Universidade e Governo do Estado. Em outra oportunidade, iremos detalhar a criação de um Fundo Estadual específico para a Universidade, que seja nos moldes dos outros níveis, que na realidade é federal, mas que seja transferido diretamente para a Uern. Entendo que é necessário e vamos dar esse direito também aos nossos estudantes da Universidade.



Iberê

Divido em dois pontos: primeiro, o transporte dentro da cidade é concessão do Município. É preciso que o transporte público municipal funcione bem, tenham acesso. Com relação aos que moram nos municípios próprios e que estudam aqui, sou favorável de que possa fazer entendimento com empresas de ônibus e que a Universidade possa fazer o pagamento desses transportes. Com a autonomia financeira, a Universidade poderá fazer esse entendimento. Acho que está certo e os estudantes têm direito de ter o transporte e frequentar a Universidade.



AUTONOMIA FINANCEIRA



Sandro Pimentel

O tema autonomia é constitucional. Não é de se admitir que os reitores de Universidades andem com pires na mão, peregrinando por recursos, por verba de custeio. A Uern, por exemplo, tem uma verba de custeio minúscula, cerca de R$ 500 mil/mês para dar conta de toda a demanda de custeio. Isso é ínfimo para as necessidades. O administrador precisa ter sua autonomia construída e consolidada através dos conselhos universitários, com representações estudantis, técnicos e docentes. A autonomia também passa pela forma de escolher os seus gestores. Há um atraso que, para se escolher reitores de universidades, ainda se tenha aquele criminoso percentual, onde o professor vale 70%, discente (15) e técnico (15). Defendemos que, no processo de autonomia, as eleições sejam paritárias. As autonomias só são consolidadas se houver praticidade, planejamento e a liberação de recursos conforme as necessidades da instituição. Defendemos autonomia plena para as Universidades para que possam apresentar qualidade ao ensino, pesquisa e extensão.

Rosalba Ciarlini

A autonomia é algo constitucional, sagrado e isso não se discute. Agora, a autonomia financeira é o que vamos construir. Hoje a Uern tem um orçamento de R$ 140 milhões. Representa 3% da receita própria do Estado. O que é destinado à Universidade fica contabilizado dentro dos 25% de obrigação do Estado para com a educação. Era muito bom que pudéssemos tirar dos 25%, porque tem que ficar investimento para os outros níveis de ensino, onde falta muita ação. É necessário que tenha um fundo específico para que a autonomia de gestão financeira seja de uma fonte determinada, e que isso venha automático, a transferência. Hoje, do que a Uern recebe, 90% é para pagar folha de pessoal e encargos sociais. O que fica para estruturar cursos em implantação? O que fica para garantir qualificação docente? Os recursos devem vir para a Universidade e a gestão ser da Universidade.



Iberê

É preciso não esquecer que a responsabilidade constuticional do Estado é com o ensino médio. O governo investiu e partiu para o ensino universitário exatamente porque nos governos passados, do PSDB, do DEM, o governo deixou de investir nas universidades. Pelo contrário: sucateou. E o Estado teve que suprir essa deficiência, daí as dificuldades financeiras que se tem. Não se pode deixar o ensino médio de lado, mas assim mesmo estamos dispostos e, no instante em que a comunidade universitária estiver madura e achar que deve ter autonomia financeira, estamos inteiramente a favor.



Carlos Eduardo

É preciso que se repita que a responsabilidade do Governo estadual é com o ensino médio. Porém, em alguns estados têm responsabilidade com o ensino superior, como é o caso do RN. Sugiro defender a autonomia com controle social, com a participação da comunidade acadêmica. Afinal, são recursos públicos. Essa palavra tão usada, muitas vezes em vão, chamada democracia, é pouco levada a efeito, sobretudo nas ações de governo. Então, não só na autonomia financeira, mas também na definição de ações e acompanhamento dessas ações. É esse o nosso pensamento a respeito da autonomia financeira.



EXPANSÃO DA UERN



Rosalba Ciarlini

Expansão é algo que sabemos ser importante. Todos os municípios, todas as regiões, sonham em ter um curso universitário, fortalecendo sua região. Isso tem que ser feito com responsabilidade, dentro de um planejamento, no qual seja respeitada, mais do que nunca, a autonomia, também de decisão da Universidade, do seu colegiado, de planejar e colocar para a sua expansão os meios necessários para que esses cursos tenham condições de serem de qualidade. Não adianta abrir por abrir. É necessário ter os meios. E aí vai uma questão que defendo no Senado, que o Governo Federal, a partir de 2010, com a desvinculação das receitas da educação, terá mais de R$ 11 bilhões para a educação. Venho trabalhando, defendendo e apresentando propostas, de que o Governo Federal disponibilize recursos para as Universidades estaduais, para que elas possam se estruturar mais, investir mais e, assim, se expandir e dar oportunidade e o direito que tem, não apenas uma minoria, e sim de todos ter acesso ao ensino superior. Defendemos o crescimento da especialização e da qualificação. É importante essa expansão. Na hora em que a Universidade puder gerir seus recursos, de forma automática, sem pires na mão, encontraremos as soluções.



Iberê

Acho que devemos continuar com a expansão, mas com qualidade. O Brasil vive bom momento, com bons indicadores, com geração de emprego. Agora mesmo temos indicadores que mostram quantidade enorme com carteira assinada. No RN tivemos o segundo melhor período, com 8.188 carteiras no primeiro semestre. Um país que gera emprego tem que ter universidade capacitando e qualificando os jovens, se não tiver, esses empregos não serão preocupados. Precisamos evitar o que se fez no passado recente, de criar núcleos em todos os lugares, e fazendo disso uma atividade política. Esse tipo de crescimento não se condiz com a nossa universidade. Precisamos continuar crescendo com qualidade, preparando a nossa juventude para o progresso.



Carlos Eduardo

Quero dizer que estou de posse do nosso plano de governo, elaborado com a participação dos educadores de várias instituições e entidades da sociedade civil. Realizamos seminários em várias regiões e também realizamos um aqui em Mossoró. Antes de falar na expansão, aqui, no nosso programa de governo, é preciso que a gente leia alguns compromissos importantes antes de falar na expansão. Aqui contempla a oferta de cursos de graduação e pós-graduação que respondam às demandas provenientes do cenário econômico. Estabelecimento de uma formação continuada ao corpo docente, com vistas a incorporar a prática acadêmica ao princípio da sustentabilidade. A sustentabilidade é a palavra-chave para que a gente possa, efetivamente, pensar e expandir a instituição de ensino superior. Considero que é uma meta de qualquer governo que se estabeleça no RN com o compromisso com a educação, e temos esse compromisso. Somos favoráveis, mas é preciso a definição de recursos e da necessidade de cada região.



Sandro Pimentel

A expansão é de extrema importância e que seja de qualidade. Não existe transformação social se não houver prioridade na educação. É necessário que a expansão se dê de qualidade, porque se não for assim será inchaço. E é o que ocorre hoje. A expansão do ensino superior no RN é um inchaço. A Uern, em seus campi, na maioria, são sucateados. Professores não têm condições objetivas de darem suas aulas com qualidade e nem têm incentivos que precisariam. Expandir por expandir não resolve. Se não arrumarmos a nossa casa e aqui sequer tem um auditório, e isso prova o desrespeito com a comunidade, imagine nos campi do interior. Grande parte dos servidores está em regime de contrato temporário. Como vou pensar em expandir se não resolvo problemas crônicos? A expansão se dá em base eleitoreira para beneficiar prefeitos para que nas próximas eleições ele possa exigir o voto. Esse método é perverso.

AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO PARA ESTE DOMINGO

Iberê Ferreira (PSB)


8h: Entrevista com a imprensa de Mossoró


10h: Reunião com lideranças das regiões do Vale do Açu, Central e Litorânea para lançamento do plano de governo, em Macau.

15h: Participa da “Caravana da Vitória do Povo”


Local: Macau a Lajes (Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Angicos, Afonso Bezerra, Pedro Avelino e Lajes).

20h: Comício em Lajes


Rosalba Ciarlini (DEM)


7h: Visita a feria livre do bairro Lagoa Seca, em Natal

14h: Almoço com lideranças em Nísia Floresta

18h: Visita ao município de Jundiá


Carlos Eduardo (PDT)


15h: Caminhada no bairro Vale Dourado, em Natal

18h: Reunião comunitária no loteamento Nova República, em Natal
FAZ VERGONHA APOIAR COLLOR, MAS ELE TÁ APOIANDO DILMA COMPANHEIROS