sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

ESSES SÃO OS VOTOS A TODA POPULAÇÃO OLHODAGUENSE DO VEREADOR/SECRETARIO DE ESPORTE TURISMO E LAZER THIAGO ESCOLASTICO

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Breno Tavares cotado pra Adjunto de Esportes de Rosalba.




Nosso conterrâneo Breno Tavares, que se forma em Jornalismo na UFRN no meio do ano que vem, tem seu nome como possível Secretário Adjunto de Esportes do Governo Rosalba, segundo matéria da Tribuna do Norte de hoje. Breno é bem relacionado com a mídia esportiva do Rio de Janeiro e São Paulo e como a governadora tem falado em escolha por nomes técnicos para seu secretariado, o nosso amigo de Olho D´água é o nome da vez para ser o segundo homem na hierarquia da SEEL.

Confira a matéria clicando aqui.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Essa é a 2ª parte da entrevista realizada com Brenno Queiroga devido a mesma ser bem extensa foi separada em 2 partes , dizem que o melhor fica sempre pro final, eu lhes afirmo que tal afirmação é procedente a melhor parte ficou para o fim (segunda parte) onde serão abordados temas relacionados as suas propostas etc.



9) Blog A Voz Olhodaguense: De 0 a 10  Como você avalia a atual administração Jackson Queiroga?
Jackson tem feito um ótimo trabalho, esta organizando a casa como eu já imaginava que ele faria, admiro muito seu senso organizacional. No que diz respeito á qualidade do serviço fornecido pela prefeitura, o que escuto são muitos elogios e poucas críticas negativas, na área que eu participo que são as obras, ele tem sido realmente um ótimo prefeito, pois nossa cidade é uma das cidades quem tem mais obras por habitante do estado, pena que a oposição atrapalhou tanto seu mandato com os processos indevidos de cassação. E também sinto muito o fato dele ter tido que se afastar as vezes por causa de sua doença, mais graças a Deus ele está curado e com muita saúde, porem ainda temos dois anos para darmos um show na cidade. As obras públicas são lentas, é um processo trabalhoso que causa transtorno, mas no final o beneficio fica para toda a vida.
10)Blog  A Voz Olhodaguense: Quais projetos você têm em mente de realizar em ODB caso fosse Prefeito? Quais seriam suas prioridades?
Em primeiro lugar e mais importante a prefeitura deve fornecer serviços de qualidade a população, pois essa é a principal função da prefeitura: Hospital e postos de saúde com pessoal treinado e humanizado para que a população seja bem tratada no momento mais difícil que é quando ela busca os serviços de saúde.
Intervenção nos serviços de fornecimento de água e coleta de esgoto, amigo espero que Jackson faça isso antes de sair do mandato mais se não fizer, o próximo prefeito tem que municipalizar a CAERN para acabar de uma vez por todas o problema da falta de água e coleta de esgoto do município.
Valorização da escola, para mim a escola é o local mais importante do município, é de lá que vai sair o futuro do nosso país, no meu escritório os projetos da educação tem prioridade sobre os outros.
Fortalecimento do sistema de segurança municipal e apoio ao estadual equipando e qualificando os vigias e dando suporte a policia militar.
Em paralelo a isso tem que se promover muitas obras publicas e incentivar as obras privadas, pois a indústria da construção civil é a que gera mais empregos.
Incentivo ao pequeno e médio agricultor com suporte técnico e facilitação ao credito.
Incentivo a indústria, Olho D’água é uma cidade muito bem localizada para a implantação de indústrias.
Incentivo ao esporte e a cultura retirando as crianças e os jovens das drogas e melhorando o convívio e a interação da população.
  
11)Blog do A Voz Olhodaguense: Você acredita que a juventude de ODB pode vir a mudar o conceito de se fazer Política aqui? É preciso renovar ou revolucionar?
     Amigo aposto nisso não só em Olho D’água, mais também em todo o país, o jovem, não só o jovem na idade, mas também o jovem de espírito, quando abraça uma causa não tem quem atrapalhe, acho que o próximo prefeito da nossa cidade tem que governar não para o povo e sim com o povo e essa turma nova é que vai dar o ritmo e a força do próximo mandato. Essa turma é consciente e dona do próprio voto.
12)Blog do A Voz Olhodaguense: Um dos principais problemas de ODB é o emprego, ou seja, geração de renda, muitos jovens terminam o ensino médio e não tem o que fazer da vida porque aqui literalmente a única geração de emprego é através da prefeitura, o que você julga necessário para reverter esse quadro que aflige a juventude Olhodaguense?
Thiago o jovem quando sai do ambiente da escola e cai de pára-quedas no mundo real, precisa de um suporte, de uma direção, para isso o poder público deve oferecer cursos de qualificação específicos que atendam as demandas de mão de obra local, como também precisa fazer este canal entre a escola e o emprego, através de programas de estagio, primeiro emprego dentre outros, em paralelo a essa ações a prefeitura deve incentivar a instalação de indústrias no município através de isenção fiscal por exemplo, incentivar o comercio com ações como instalação de caixas eletrônicos dos principais bancos no município, mantendo aqui o dinheiro e fazendo-o circular na cidade, promovendo eventos que incentivem o consumo e gerem fluxo de turistas das cidades vizinhas, essas são as principais ações que a prefeitura pode fazer. A população também tem que fazer a sua parte e apostar no seu município, tenho visto varias pessoas em Olho D’água que com pouco ou nenhum dinheiro mais muita coragem no coração, tem aberto uma lanchonete, uma pizzaria, uma loja de sapatos, dentre outros e estão dando certo, admiro muito essas pessoas.

13)Blog  A Voz Olhodaguense: Você crê na potencialidade do município de Olho D água, quais caminhos você vê para expandi-lo?
       Vejo muito futuro na agricultura, pecuária e piscicultura, através de arranjos produtivos e um bom suporte técnico temos como gerar bastante empregos nesta área, a industria cerâmica e de produtos para construção também é um ótimo caminho, temos matéria prima e demanda para esse tipo de produto, acho que uma linha que deve ser trabalhada são os produtos têxteis, na nossa região não existe esse tipo de industria ainda. A indústria de beneficiamento do leite e da carne tem um potencial enorme na região. De modo Tiago, que se conseguirmos implantar pelo menos parte destas ações, o resto corre por conta própria, a economia se aquece o consumo aumenta, dai vem os empregos indiretos, o comercio vende e desse modo criamos um ciclo virtuoso, gerando emprego e renda para todos.
14) Blog  A Voz Olhodaguense: Vc como engenheiro A respeito de Casas Populares e Saneamento, fale sobre a importância de um gestor em cuidar bem dessas áreas.
    Com relação ao problema da falta de moradia, nosso prefeito já esta desenvolvendo o plano municipal de habitação que vai suprir de uma vez por todas essa carência de nossa cidade, não só em termos quantitativos como também qualitativos, não só com a construção de novas unidades habitacionais mais também com a implantação do programa de melhorias habitacionais.
    Com relação ao programa de saneamento, eu desenvolvi no ano de 2009 o projeto de coleta e tratamento de esgotos de toda a cidade, já tiramos a licença ambiental deste projeto e o apresentamos a FUNASA e a perspectiva é que em 2011 iniciemos as obras, é uma promessa do deputado Henrique que papai e Jackson só vão descansar quando conseguirem. Essa obra é fundamental, ela preserva a qualidade da água de nossa cidade, diminui bastante as doenças de transmissão hídrica, bem como acaba de uma vez por todas com o problema das fossas e esgoto a céu aberto. 
 
15)Blog Voz Olhodaguense: Antes muito se reclamava em relação à falta de projetos de infra-estrutura em nossa cidade e hoje como você vê a situação?
     Hoje Thiago, Olho D’água é uma cidade totalmente projetada e planejada, já temos o projeto de coleta e tratamento de esgoto, temos o projeto de macro drenagem do município, temos os projetos de urbanização das praças e arruamentos, temos o plano municipal de habitação que esta em desenvolvimento, como também vários outros projetos, como escolas, creches, postos de saúde dentre outros. Uma coisa importante que a população precisa saber é que nossa cidade só conseguiu essas obras que estão em andamento porque ela tem os projetos e outra coisa que precisa ser dita é que todos estes projetos foram gratuitos, nosso escritório desenvolveu e dou todos estes projetos para a prefeitura, pois a prefeitura não teria como arcar com esse custo que realmente é bastante elevado.
16)Blog do A Voz Olhodaguense: Como você trataria a questão da saúde em ODB?
      Como já havia dito, o momento que a população procura um hospital é o momento que ela esta mais fragilizada, sei disso porque recentemente precisei de um hospital e vi o quanto é importante ser bem atendido. É fundamental que não só que os hospitais, mais também os postos de saúde tenham profissionais qualificados, que os mesmos recebam freqüentemente treinamento e cursos de qualificação e humanização nos atendimentos, que o sistema de saúde municipal disponha de um sistema informatizado que controle a questão dos estoques de medicamentos e materiais, fluxo de ambulância, dentre outros procedimentos. Outra coisa importante é que exista um sistema de avaliação constante da qualidade do atendimento, onde a população possa registrar suas queixas, só assim é possível identificar as falhas do processo e corrigi-las.

Tem gente que não sabe(ou não quer) contar direito, em Olho D´água.





Engraçado. Além de desmemoriadas, algumas pessoas de Olho D´água, ao que parece, não sabem mesmo contar. Ou não querem fazê-lo. É que, conforme percebido em blogs locais, foram implicar com números de autarquias oficiais(IBGE e TRE), dando a entender que os números apresentados pelos órgãos não seriam legítmos, como se fossem tendenciosamente manipulados para atender aos interesses de, digamos, 'forças do além'. Cômicas, essas insinuações!

Em meados da década de 80 do século passado, Olho D´água chegou a ter pouco mais de 5.500 habitantesde acordo com o censo da época. No censo subsequente a esse, já no ano de 1991, os números eram de 4.576, o que significa que entre 80 e 90 cerca de mil pessoas, em tese, deixaram a cidade. Em 2000, quando da realização do Censo, 4.461 era a população declarada. Uma queda 100 habitantes, apenas. Em 2010, os números oficiais, preliminares, informados pelo IBGE dão conta de 4.293 pessoas morando na cidade. Um decréscimo de cerca de 170 pessoas. Por tanto, contando apenas os dados oficiais, entre 1980 e 2010, mais de 1.200 olho daguenses deixaram sua terra natal. Some-se aí os filhos, netos e outros, nascidos a partir da fixação dessas pessoas em suas novas casas,-que mantém ainda por razões óbvias - vínculos com a terra, e teremos perfeitamente cerca de 2.000 pessoas fora da cidade. 

Parte das pessoas de Olho D´água, como no caso da maioria das cidades do interior do Nordeste, mantém há mais de quatro décadas o hábito um tanto equivacodo de migrar para grandes centros buscando oportunidades de trabalho. E, nesse período, três destinos se tornaram os mais procurados pelas pessoas da cidade que desejam alçar vôos: O estado de São Paulo, Natal e Mossoró.  E como dito, esse é um processo contínuo que se consolida há bastante tempo. Não é de hoje. Não cabe olhar para o presente e esperar encontrar nele uma análise ou justificativa plausível para esse êxodo. Nem muito menos tentar usar esse fato histórico para tentar justificar idéias absurdas, alegações infundadas. Sucitar essas opiniões sem algo que às sutentem é, no mínimo, leviano da parte de que o faz. É desrespeitoso para com o povo de Olho D´água e com os leitores que lêm esses blogs.

Não há nada de anormal em uma cidade ter o equivalente a mais de 90% da população votando. Tanto não há, que é essa a realidade posta. Não significa que sejam todos esses eleitores moradores da cidade. Absolutamente. Cerca de 30%, em média, desse total são os eleitores da cidade, mas que residem fora. Não tem nada com a idéia de achar que menos de 10% das pessoas - que seriam os jovens menores de 16 anos e os idosos com mais de 65 anos - da cidade é que não votam, apenas. Pensar assim é agir de má fé. O que, convenhamos - aí sim-, não é nenhuma surpresa, em se tratando de algumas pessoas... 


Fonte dos números:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=240840#

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ensino Municipal é um dos melhores da região, segundo IDEB





Olho D´água do Borges tem se notabilizado nos últimos cinco anos como uma cidade de elevado índice de aprovação de estudantes em vários vestibulares - uma mostra da boa qualidade do ensino básico - 5º ao 9º ano - oferecido no município. E, mais um dado surge para comprova isso. São os resultados do IDEB 2009.

Os números apresentados revelam aspectos interessantes: a Escola Municipal  Antônio Carlos de Paiva apresenta média de 3,6, superior às obtidas por escolas de cidades vizinhas, como Caraúbas, Patu e Umarizal; o nível da educação municipal tem crescido um ano atrás do outro, saltando de 2,2 pontos em 2005 para os atuais 3,6.; E, além disso, o resultado alcançado em 2009 é praticamente igual à meta estipulada para o ano de 2015, que é de 3,7. Ou seja, a cidade está cinco anos à frente de suas metas, o que permite projetar que, a manter-se essa tendência, no ano de 2015 Olho D´água tenderá a chegar à marca de 6,0(pontuação que designa ensino de referência e excelência). 

A cada ano Olho D´água tem despontado como um dos melhores ensinos da região oeste do estado. E com os dados consolidados sobre a educação municipal, a prefeitura municipal  poderá trabalhar ainda mais para melhorar o cenário local. Uma marca desde o início da atual gestão, quando a Educação básica passou a ser  tratada como uma das prioridades, proporcionando um avanço na qualidade do ensino e, consequentemente, no desenvolvimento  social da população.  


As informações estão disponíveis no Portal de Educação da Revista Veja, através do endereço:
http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/