quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tem gente que não sabe(ou não quer) contar direito, em Olho D´água.





Engraçado. Além de desmemoriadas, algumas pessoas de Olho D´água, ao que parece, não sabem mesmo contar. Ou não querem fazê-lo. É que, conforme percebido em blogs locais, foram implicar com números de autarquias oficiais(IBGE e TRE), dando a entender que os números apresentados pelos órgãos não seriam legítmos, como se fossem tendenciosamente manipulados para atender aos interesses de, digamos, 'forças do além'. Cômicas, essas insinuações!

Em meados da década de 80 do século passado, Olho D´água chegou a ter pouco mais de 5.500 habitantesde acordo com o censo da época. No censo subsequente a esse, já no ano de 1991, os números eram de 4.576, o que significa que entre 80 e 90 cerca de mil pessoas, em tese, deixaram a cidade. Em 2000, quando da realização do Censo, 4.461 era a população declarada. Uma queda 100 habitantes, apenas. Em 2010, os números oficiais, preliminares, informados pelo IBGE dão conta de 4.293 pessoas morando na cidade. Um decréscimo de cerca de 170 pessoas. Por tanto, contando apenas os dados oficiais, entre 1980 e 2010, mais de 1.200 olho daguenses deixaram sua terra natal. Some-se aí os filhos, netos e outros, nascidos a partir da fixação dessas pessoas em suas novas casas,-que mantém ainda por razões óbvias - vínculos com a terra, e teremos perfeitamente cerca de 2.000 pessoas fora da cidade. 

Parte das pessoas de Olho D´água, como no caso da maioria das cidades do interior do Nordeste, mantém há mais de quatro décadas o hábito um tanto equivacodo de migrar para grandes centros buscando oportunidades de trabalho. E, nesse período, três destinos se tornaram os mais procurados pelas pessoas da cidade que desejam alçar vôos: O estado de São Paulo, Natal e Mossoró.  E como dito, esse é um processo contínuo que se consolida há bastante tempo. Não é de hoje. Não cabe olhar para o presente e esperar encontrar nele uma análise ou justificativa plausível para esse êxodo. Nem muito menos tentar usar esse fato histórico para tentar justificar idéias absurdas, alegações infundadas. Sucitar essas opiniões sem algo que às sutentem é, no mínimo, leviano da parte de que o faz. É desrespeitoso para com o povo de Olho D´água e com os leitores que lêm esses blogs.

Não há nada de anormal em uma cidade ter o equivalente a mais de 90% da população votando. Tanto não há, que é essa a realidade posta. Não significa que sejam todos esses eleitores moradores da cidade. Absolutamente. Cerca de 30%, em média, desse total são os eleitores da cidade, mas que residem fora. Não tem nada com a idéia de achar que menos de 10% das pessoas - que seriam os jovens menores de 16 anos e os idosos com mais de 65 anos - da cidade é que não votam, apenas. Pensar assim é agir de má fé. O que, convenhamos - aí sim-, não é nenhuma surpresa, em se tratando de algumas pessoas... 


Fonte dos números:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=240840#

Nenhum comentário:

Postar um comentário