Posição de João Maia é a novidade do momento
Em entrevista ao nosso repórter de política de Natal, Allan Darlyson, o deputado federal João Maia (PR) admitiu pela primeira vez sair da aliança com PV e PMDB e se aliar na majoritária ao PSB do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Mesmo pisando em ovos por causa do deputado Henrique Alves (PMDB), João Maia disse com todas as letras que se houver um consenso na base - leia-se em caso de Henrique aceitar - ele vai se compor com o PSB e indicar o candidato a vice. A declaração abre um sinal amarelo na aliança firmada, até porque não é novidade para ninguém que Iberê considera o PR não apenas o partido mais indicado para formar aliança com o seu PSB, mas o que tem o melhor quadro para ser o seu vice, no caso o próprio João Maia. É bem verdade que o deputado usou discurso conciliador de que não irá tomar a decisão sozinho, mas ninguém deve esquecer que esta foi a mesma tática de quando ele começou a sair da natimorta Unidade Potiguar, que unia os grupos dele (João), Henrique e do presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN). O assunto promete render, sem dúvida alguma.
"Eu estou pronto para ajudar no projeto de reeleição de Iberê. Mas não tomarei decisão unilateral"
Deputado João Maia, em declaração ao CORREIO DA TARDE, sobre a possibilidade de sair da aliança com PMDB e PV
Palanque
No palanque do presidente Lula em Natal, oposição e situação lado a lado. Senadora Rosalba Ciarlini (DEM), prefeita Micarla de Sousa (PV) e Robinson Faria de um lado, com o governador Iberê, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), deputada Fátima Bezerra (PT) e Henrique Alves do outro. Uma verdadeira salada política, mas tudo bem. O evento não foi de campanha - pelo menos oficialmente.
Diminuindo
É incrível, mas não é só em Mossoró que o povo faz política olhando apenas para o próprio umbigo. Por incrível que pareça, os companheiros do PT tentaram de todas as formas evitar que o maior evento de hoje fosse a inauguração da UPA do Pajuçara. O presidente Lula ouviu vários apelos, mas não poderia mais voltar atrás. Inaugurou a UPA e deu holofotes para a prefeita Micarla de Sousa, mesmo contra o desejo da companheirada.
Explicando
Aliás, não foram só os petistas que tentaram esconder o evento em parceria com a prefeitura. Eis que o próprio PSB de Iberê também lutou para isso. No release distribuído pelo Governo, a UPA do Paçujara foi lembrada apenas na última linha, destacando-se os demais eventos que Lula foi participar em Natal.
Mais
A dor de cabeça dos petistas, no entanto, parece que não vai acabar por aí: há mais outras três UPAs sendo construídas em Natal e que serão inauguradas provavelmente este ano.
Efeito
Não deu para esperar pelo discurso de Lula antes de fechar esta coluna, afinal de contas a gente precisa sair à tarde e por isso as demais páginas necessitam ser antecipadas. Mesmo assim, uma frase de efeito em Fortaleza, antes de chegar a Natal, chamou a atenção. Diz Lula que em época de eleição pobre é mais bajulado do que banqueiro. Não deixa de ser verdade.
Frase
Sem dúvida alguma, a frase do ano foi a desferida pela deputada federal Sandra Rosado (PSB) ao tentar justificar que não persegue ninguém no seu programa e que as críticas que faz nos veículos de comunicação de concessão pública que administra são apenas administrativas. Veja só o que ela disse: "Desde pequena eu cresci aprendendo o que é democracia".
Risos
Às vezes eu acho que Sandra gosta de tratar as pessoas como se fossem débeis mentais. Ora, gente, todo mundo sabe que o grupo da deputada nasceu em plena ditadura militar. Durante o regime de exceção, os seus líderes sempre estiveram ao lado dos militares até que um dia, já no início da democracia, pularam para o PMDB por conveniência política, do mesmo jeito que fizeram quando pularam para o PSB e viraram "socialistas". Filhotes da ditadura, isso sim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário