sábado, 21 de maio de 2011

SEGUNDA PARCELA DO FPM FOI CREDITADA ONTEM

 
 
Foi creditado ontem (20) o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente ao 2º decêndio deste mês. As prefeituras receberam um montante de R$ 369,2 milhões - já descontada a retenção do Fundeb.

Se considerarmos o mesmo período do ano passado, o crescimento é de cerca de 15%. A tendência é de que os valores repassados continuem aumentando e as expectativas é que o total de maio seja 16,8% maior que o mesmo período do ano passado.

SECRETARIA IRÁ ENCAMINHAR PROPOSTA PARA ENCERRAR GREVE DE PROFESSORES !

        A secretária estadual de educação Betânia Ramalho deve apresentar até a próxima terça-feira, 24, uma proposta para os cerca de 18 mil professores da rede que estão em greve desde o dia 2 maio. Os professores reivindicam a equivalência salarial dos demais planos de carreira e o comprometimento do governo de que vai encaminhar a revisão do plano de cargos da categoria para a Assembleia Legislativa.

       Segundo um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no RN (Sinte/RN), José Teixeira, caso a secretária Betânia Ramalho apresente uma proposta "irrecusável" será convocada uma assembleia geral extraordinária da categoria para que o assunto seja discutido. "Se isso não ocorrer vamos avaliar o movimento somente no dia 31, quando será realizado um novo encontro da categoria", disse. No dia 26, o Sinte promove um encontro com professores de diversas cidades do interior do RN ao lado do Machadão, a partir das 9h.

Fonte: DN Online

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prefeitura Promove o Segundo Jogos Juninos 2011






                                  Secretario de Esporte Thiago Escolastico

A prefeitura Municipal de Olho D’água do Borges com o apoio total do prefeito Jackson Queiroga, através da Secretaria Municipal de Esporte Turismo e Lazer está programando neste sábado a 2º edição do Campeonato junino de Futsal 2011 de O.D.B. Este ano os jogos acontecerão de 21 a 17 de junho. Ao todo deverão participar doze equipes na modalidade aberta, seis equipes na modalidade infantil, cinco equipes na modalidade mirim e três equipes na modalidade feminina.

"O incentivo ao esporte é uma das marcas do nosso governo, o envolvimento de crianças, jovens e adolescentes promove a valorização coletiva e a saúde mental e física como alvo da qualidade de vida".

O projeto deste ano foi desenvolvido pelo educadora física Lissia Farrures  e o educador físico Geovanir. O projeto foi feito em consonância com os propósitos da Secretaria Municipal de Esporte Turismo e Lazer. O secretário da referida pasta Thiago Escolástico enaltece a importância do evento "Este é um evento que vai integrar a comunidade de Olho D’ água do Borges, por isso testamos dando total atenção para sua realização", disse

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ODB FAZ ALERTA A POPULAÇÃO

 
 
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Olho D'água do Borges/RN, está preocupado com o alto número de empréstimos que vem sendo feito na cidade, onde muitos aposentados e pensionistas tem reclamado na entidade de algumas situações no mínimo inusitadas, onde existe pessoas que fizeram apenas um empréstimo e está sendo descontado dois. Por esse motivo a Diretoria Executivo do Sindicato publicou a seguinte nota:


O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE OLHO DAGUA DO BORGES-RN.

ALERTA AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS.

Cuidado com a propaganda enganosa. Pois existem pessoas que estão passando de porta em porta, dizendo ser pessoas que trabalham para Bancos e Correios, e na verdade são pessoas que trabalham para FINANCEIRAS PARTICULARES onde a finalidade dos mesmos é fazer com que os aposentados e pensionistas façam empréstimos. Pois temos casos que estão renovando o empréstimo sem autorização do aposentado e ainda induzem que o mesmo faça um empréstimo para pagar no prazo Maximo de 60 meses. Então orientamos as pessoas para que não façam empréstimos nem entreguem seus documentos para ninguém, se precisarem realmente de um empréstimo procurem uma agencia do Banco ou dos Correios de sua cidade.

Atenciosamente;

Diretoria Execultiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Olho D´Água do Borges-RN.

Mobilizacao-dia-18-de-maio-criancas

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.  Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais e/ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças adolescentes. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção.  A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual.   Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual podem estar vulneráveis e tornarem-se mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo. 
As violações dos direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes não se restringem a uma relação entre vítima e autor. Essas violações ocorrem (e são provocadas) pela forma como a sociedade está organizada em cada localidade e globalmente. Podem ser destacadas, nesse aspecto, as atividades turísticas que não consideram os direitos de crianças e adolescentes, facilitando ações de exploração sexual. Nesse contexto, também estão os grandes empreendimentos que, quando não assumem a sua responsabilidade social, causam impactos nos contextos locais potencializando a gravidez na adolescência, o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, o estímulo ao uso de drogas e a entrada e permanência de meninas e meninos nas redes de exploração sexual.
O enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que a sexualidade é uma dimensão humana, desenvolvida e presente na condição cultural e histórica de homens e mulheres, que se expressa e é vivenciada diferentemente nas diversas fases da vida. Na primeira infância, a criança começa a fazer as descobertas sexuais e a notar, por exemplo, diferenças anatômicas entre os sexos. Mais à frente, com a ocorrência da puberdade, passa a vivenciar um momento especial da sexualidade, com emersão mais acentuada de desejos sexuais. Nessas fases iniciais do desenvolvimento da sexualidade (infância e adolescência), é fundamental a atenção, a orientação e a proteção a partir do adulto. Nenhuma tentativa de responsabilizar a criança e o adolescente pela violação dos seus direitos pode ser admitida pela sociedade.
Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes cabe-lhes o papel pedagógico da orientação, acolhida buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam reconhecer-se como pessoa em desenvolvimento e envolverem-se coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos.

Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Nos que fazemos o CRAS, PETI e PROJOVEM em Olho D'Água do Borges/RN, gostaríamos de contar com sua parceria na divulgação e apoio a Mobilização FAÇA BONITO: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que será realizada em nosso Município neste Dia 18 de Maio de 2011. O objetivo e cronograma do evento encontram-se em anexo. Desde já é nosso convidado para também estar presente na Marcha FAÇA BONITO. Sem mais para o momento, faço votos de estima e consideração.
CRAS -  Olho D'água do Borges