sábado, 26 de junho de 2010

BRASIL CLASSIFICADO EM 1°,  JOGA SEGUNDA-FEIRA ÀS 15:30h CONTRA O CHILE

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS DESTE SÁBADO

Sábado de convenções em Natal.

Durante toda a manhã, os partidos que dão sustentação à coligação PV-PMDB-PR e à candidatura da senadora-governadorável Rosalba Ciarlini, vão homologar candidaturas.

A governador, vice, senador, suplente de senador, deputado federal e deputado estadual.

PMDB – partido presidido pelo deputado Henrique Alves fará convenção cartorial, na sede do partido, em Candelária.

PR – o presidente da legenda, João Maia, chegará ao ginásio do DED, em Candelária, por volta das 10 horas. Estará acompanhado do governador Iberê.

PSDB – comandado pelo deputado federal Rogério Marinho fará convenção na Câmara Municipal.

PMN – partido que tem como presidente o deputado Robinson Faria, fará convenção no Colégio Anísio Teixeira. O nome de Robinson será homologado como vice da senadora-governadorável Rosalba Ciarlini.

PV – sob o comando da prefeita Micarla de Sousa, o Partido Verde fará convenção no Clube Albatroz.

DEM – a convenção do DEM que homologará a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini ao governo, acontecerá no Palácio dos Esportes.

No domingo, PSB e PT farão suas convenções.

sexta-feira, 25 de junho de 2010




A senadora Rosalba Ciarlini será oficializada candidata a governadora na Convenção do DEM que será realizada amanhã em Natal. O seu candidato a Vice-governador é o deputado Robison Faria (PMN), atual Presidente da Assembleia Legislativa do nosso estado. De nossa cidade irá uma caravana prestigiar a futura governadora. À frente da comitiva o prefeito Dr. Jackson e os vereadores que lhe dão sustentação na Câmara Municipal.

LAVÔ PODE SER VICE-GOVERNADOR DE IBERÊ

Deputado Lavoisier Maia pode ser o nome para compor chapa com o governador Iberê Ferreira de Souza.

Conhecido em todo Estado, com uma folha de serviços prestados em diversos cargos públicos, e principalmente, um político sem rejeição, o ex-governador Lavoisier Maia é hoje um nome forte para ser o vice de Iberê.

Conversas de bastidores já tomam conta da cúpula pessebista para viabilizar o nome dentro da coligação.
Fonte: Thaísa Galvão

AGORA QUEM MANDA É O BRASIL

Durban (AG) — Já classificado para as oitavas de final, o Brasil enfrenta hoje Portugal (11h, horário de Brasília), no belo Estádio Moses Madhiba, para confirmar o primeiro lugar do Grupo G. Um empate basta, mas para continuar firme na trilha do hexa é bom a seleção não perder. Além de alterar toda a logística já desenhada, a derrota pode ser um mau presságio. Afinal, sempre que foi campeão mundial, o que já aconteceu cinco vezes, o futebol brasileiro passou incólume pela primeira etapa da Copa. A última fez que foi derrotada na fase de grupos foi em 1998 (Noruega 2 a 1). Depois, o Brasil acabou sendo atropelado pela França na final.

No último treino antes da partida final da primeira fase, os jogadores brasileiros retribuíram o carinho da torcida africana e distribuíram apertos de mão e autógrafosÉ verdade que a seleção já deixou de ganhar a Copa mesmo quando passou invicta pela primeira fase. Foi assim, por exemplo, em 74, 78, 82, 86, 90 e 2006, só para ficar nos exemplos mais recentes. Em 98, o Brasil chegou à última rodada em situação semelhante à atual. Já estava classificado e com o primeiro lugar praticamente assegurado. Zagallo escalou alguns reservas e o time perdeu. Ninguém deu muita importância na época, depois deu no que deu.
Hoje, contra os portugueses, uma derrota deixará o Brasil em segundo lugar no Grupo G, o que significa jogar as oitavas na Cidade do Cabo e não em Johannesburgo, onde está montado o quartel general brasileiro. Se confirmar a liderança, a seleção ficará aguardando seu adversário, o segundo do Grupo H, que pode ser Espanha, Chile ou Suíça.
Garantindo o primeiro lugar, o Brasil terá, teoricamente, uma caminhada mais tranquila até a decisão. Só cruzará, por exemplo, com a Argentina, que teve 100% de aproveitamento na primeira fase, se chegar à decisão. Passando pelas quartas (enfrentará, provavelmente, Holanda ou Eslováquia), poderá ter pela frente nas semifinais o Uruguai, que, passando pela Coreia do Sul nas oitavas, jogará contra o vencedor de Gana x EUA nas quartas de final.
 Em Copa do Mundo não se pode ficar escolhendo adversário. O Brasil tem que vencer sempre. Até porque todo mundo está vendo que todas as equipes que estão aqui têm seus méritos— disse o treinador brasileiro.
Diferentemente do que fez Zagallo em 98, Dunga, que era o capitão na Copa da França, não pretendia mexer no time, mas acabou sendo forçado a isto pelo destino. Kaká foi expulso contra a Costa do Marfim (foi a terceira expulsão na carreira do craque) e Elano se machucou. Assim, Júlio Baptista, que ainda não atuou na África do Sul, e Daniel Alves, o 12 jogador da seleção, vão começar jogando.
Apesar das mudanças, o Brasil não deverá mudar muito suas características. Ou seja: manterá a posse de bola na maior parte do tempo, arriscará pouco e ficará esperando Portugal para utilizar sua principal arma, o contra-ataque fulminante.
Muito contestado, Júlio Baptista tem a missão de substituir o principal jogador do Brasil. Nome constante nas convocações de Dunga, o meia do Roma tem os fatos a seu favor. Mesmo sendo considerado um jogador sem recursos suficientes para ser o camisa 10 da seleção, Júlio Baptista, sempre que precisou, deu conta do recado. Em 2007, na Copa América, jogou na vaga de Kaká, que não foi à Venezuela. Foi bem e coroou sua atuação com um golaço sobre a Argentina na final, o primeiro da vitória de 3 a 0, em Maracaibo.
Também foi decisivo diante do Equador, em Quito, pelas eliminatórias. Entrou no lugar de Ronaldinho Gaúcho e, na primeira vez que tocou na bola, fez o gol do empate de 1 a 1. Depois, ainda fez um dos gols na vitória de 4 a 2 sobre o Chile, em Salvador, quando o Brasil estava com 10 homens em campo.
— O Júlio Baptista vai jogar onde mais gosta, ou seja perto do ataque para poder aproveitar seu forte chute — elogiou Dunga.
Portugal se encontra em situação tranquila. Mesmo que perca, só deixará a África do Sul se a Costa do Marfim, que joga na mesma hora em Nelspruit, golear a já eliminada Coreia do Norte. No momento, os portugueses têm quatro pontos e saldo positivo de sete gols. Já os marfinenses têm apenas um ponto e saldo negativo de dois gols. Como sua equipe ainda não está matematicamente classificada, o técnico Carlos Queiroz confirmou que vai escalar sua força máxima, inclusive Cristiano Ronaldo, que já tem um cartão amarelo e ficará de fora da partida das oitavas se voltar a ser advertido amanhã.
Sob o comando de Dunga, que assumiu em agosto de 2006, a seleção enfrentou Portugal duas vezes. Perdeu em Londres, em 2006, por 2 a 0, e goleou em novembro de 2008, em Brasília, por 6 a 2. Esta, aliás, foi a última derrota de Portugal, que só conseguiu a vaga para o Mundial na repescagem europeia após bater a Bósnia.

Dunga justifica palavrões

Johannesburgo (AG) — Bem mais tranquilo do que na última coletiva que concedeu na África do Sul, após a vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, quando balbuciou palavrões em direção ao jornalista Alex Escobar, da TV Globo, Dunga aproveitou para pedir hoje desculpas ao torcedor brasileiro por seu destempero. Mas em momento algum se dirigiu aos jornalistas brasileiros.

— O torcedor brasileiro não tem nada a ver com os meus problemas pessoais. Não tem que ouvir meus desabafos. Quero pedir desculpas pelo meu comportamento. Só quero que me deixem trabalhar — disse Dunga.

A entrevista coletiva foi realizada poucos minutos depois da derrota da Itália para a Eslováquia. E o treinador brasileiro não pareceu surpreso com a eliminação da atual campeã do mundo. Para ele, não há mais surpresas no futebol atual.

— Todo mundo brinca que o futebol é uma caixinha de surpresas, mas hoje nada surpreende mais. Você tem que estar preparado para evitar surpresas. Acabou esta história de tradição. O que vale é o que acontece dentro do campo — frisou.

Como sempre faz quando um jogador da seleção é criticado, Dunga saiu em defesa de Kaká que, segundo um jornalista, estava visivelmente tenso na partida contra a Costa do Marfim:

— Respeito a sua opinião, mas para mim o Kaká estava bem tranquilo. O primeiro cartão amarelo ele recebeu porque falou com o juiz após receber uma série de faltas. No segundo, a televisão já mostrou diversas vezes que foi o adversário que veio em sua direção. De qualquer maneira, sempre batemos na tecla da importância de o Brasil sempre terminar as partidas com 11. Quando isso acontece, meio caminho já está andado.

Como o Brasil já está classificado, Dunga deixou a escapar que Elano será poupado. Depois tentou voltar atrás. E seguida, disse que a vitória de 6 a 2 sobre Portugal em novembro de 2008 não teria qualquer influência no jogo de logo mais.

— O que passou ficou para trás. O que interessa é jogo de Copa do Mundo.

Dunga se emocionou ao falar sobre o pai, que está internado em um hospital de Porto Alegre com Mal de Alzheimer. Disse que o problema do pai, que já se arrasta há vários anos, é mais um estímulo para ele fazer bem seu trabalho.

Números falam em ofensividade

Durban (AG) - A seleção brasileira pode ainda não ter se transformado no modelo de ofensividade que o torcedor gostaria. No entanto, numa Copa do Mundo marcada por cuidados defensivos, marcação forte e valorização do contra-ataque, o time de Dunga se destaca por ser um dos mais ofensivos e pela valorização da posse de bola. Pelo menos é o diagnóstico que pode ser feito a partir das estatísticas oficiais da Fifa. Segundo os dados, o Brasil tem o maior índice de passes certos, está entre os times que mais chutam e atacam na competição, além de, pela qualidade dos jogadores, privilegiar o lado direito do campo.

Os números indicam que a seleção brasileira acerta 83,41% dos passes que tenta em cada partida. Com folgas, tem o melhor índice, seguida pela Holanda, com 78,69% de acertos. O Brasil lidera também no quesito chamado pela Fifa de passes curtos e médios. Já nos lançamentos, só é superado pela Espanha no percentual de acertos. Amanhã, terá pela frente Portugal, que também se destaca pelo acerto nos passes: tem 77,06% de eficiência e é o quinto melhor da Copa do Mundo neste quesito.

— No último jogo, no gol do Luís Fabiano, a seleção tocou 15 vezes seguidas na bola sem que o adversário desarmasse. Em outro momento, foram 25 passes sem Costa do Marfim tocar na bola — elogiou Dunga.

Para um time que tem valorizado o passe, outro dado que ganha relevância é a distância corrida pelos jogadores. O Brasil é um dos times cujos atletas, em média, menos correm com a bola nos jogos: são 45,5 km por jogo, oitavo colocado.



SELEÇÕES CLASSIFICADAS

24/06/2010Holanda vence Camarões, garante primeira colocação e mantém 100%

Japão bate Dinamarca e fica com segunda vaga do grupo E

Japão e Dinamarca fazem jogo decisivo por vagas às oitavas

Holanda enfrenta ganha de Camarões e é classificada

Dunga pede desculpas aos torcedores brasileiros por palavrões em entrevista

Dunga confirma que Elano está fora e põe Júlio Baptista no lugar de Kaká

Paraguai empata e garante liderança do grupo F

Itália perde para a Eslováquia e está fora da Copa do Mundo

Deco não treina e deve desfalcar Portugal contra Brasil

Beckenbauer diz que Alemanha está mais forte que a Inglaterra

Técnico de Gana pede apoio de sul-africanos

Apesar de eliminação sérvia, Antic diz não ter o que reclamar dos jogadores

Goleiro uruguaio diz que Celeste tem "algo a mais"

Pensei que 4 pontos seriam suficientes, diz técnico da Austrália

Mais de 29 milhões de alemães viram vitória sobre Gana pela televisão

Precisando vencer, Espanha desafia "maldição" dos campeões europeus

Africanos escolhem o Brasil

O Coringa e a Besta

Abraçados pela vaga

A evolução e o redescobrimento

Respeito aos tetracampeões

Portugal prepara revanche

23/06/2010Austrália vence, mas é desclassificada com a Sérvia

quinta-feira, 24 de junho de 2010

AUGUSTO: O SANFONEIRO 1° LUGAR

Augusto, que começou a tocar a pouco mais de um ano, vem sendo considerado uma das grandes promessas para o sucesso, e se unirá assim a outros nomes consagrados de nossa querida Olho D'água.

A BANDA SOLTEIRÕES DO FORRÓ FOI A MAIOR ATRAÇÃO DO NOSSO S. JOÃO

A banda SOLTEIRÕES DO FORRÓ fez um show no São joão do nosso município que agradou muito ao público. Zé cantor mostrou um  bom repertório e fez o povão delirar e dançar.

SÃO JOÃO DESTA CIDADE TERMINA EM PAZ

As festas juninas alusivas a S. João neste município foram realizadas no período de 20 a 23/06 dentro de um clima de muita animação e paz. Aqui, estiveram os filhos da terra que moram em outros estados, inclusive em São Paulo. Registramos as seguintes presenças: Advogado João Maria da Silva Freire e sua noiva Naiara, Vivaldo Barros e sua noiva, Nonô e sua esposa, Dedé de Zé Pequeno, Dárlio, Dr. Eduardo e sua esposa Keila Medeiros, Dr. José de Anchieta Fernandes, o Português Pinto, Bibiu e sua turma, Emiliane Pinto, Dr. José Aroldo de Queiroga e sua esposa Ceiça, Prefeito Dr. Jackson e sua esposa Jadete,  Vice-prefeita Maria Helena, D. Irene, Daniely Freire, Marcos Tavares e sua esposa Maria Tavares, Adarrilton Tavares e sua esposa Nelsivânia,  Adairta Tavares, Cícero de D. Lindalva, o nosso poeta, Diego Almeida, Danilo Almeida, Lúcia de Delfino, prof. Escolástico e sua esposa Welitânia, além de muitos outros conterrâneos. Desculpe se esqueci de registrar alguns nomes.

WILMA A CAMINHO DE PERDER SEU FIEL ESCUDEIRO VAGNER ARAÚJO

Com a mudança de cenário na chapa de Senado da ex-governadora Wilma de Faria, Wilma tende a perder seu fiel escudeiro.
Passando de primeiro para segundo suplente...a tendência é que Vagner Araújo abandone de vez o projeto de Wilma.
Ele já tem na bagagem uma promessa não cumprida de Wilma: deixar de ser candidato em 2006 para dar lugar à candidatura de Lavoisier Maia, garantindo, em troca, a candidatura a deputado federal agora em 2010.
Dessa vez, Vagner estava de paletó no corpo para ir tomar posse como secretário de Administração da Prefeitura de Natal, a convite da prefeita Micarla de Sousa.
Wilma o chamou de urgência e em troca da desistência dele, prometeu a primeira suplência.
Que agora está sendo entregue ao empresário Terceiro Melo.

WILMA PODERÁ PERDER APOIO DO PREFEITO DE LUCRÉCIA

Prefeito de Lucrécia volta a acenar com retirada de apoio à candidatura de Wilma
Comentário do prefeito Walter Araújo, de Lucrecia, enviado ao Blog:
Se Wilma não cumprir com os compromissos dela, poderá sofrer importantes baixas na região Oeste. Um grupo de prefeitos se prepara para abandonar o barco, se ela não segurar Vagner na primeira suplência, a começar por mim.

Waltinho Araújo



Do Blog: Walter Araújo é irmão do ex-secretário Vagner Araújo.
Os prefeitos a que ele se refere, como possíveis desertores da campanha de Wilma, além dele, são os de Serrinha dos Pintos, Chiquinho de Ana (PSB); de Umarizal, Rogério (PSB); de Frutuoso Gomes, Doutor Lucídio (PSB); de Almino Afonso, Lawrence Amorim (PP); de Rafael Godeiro, Abel Filho (PSB); e de João Dias, Paulo de Tarso (PSB).

quarta-feira, 23 de junho de 2010

TCU E TCE PUBLICAM LISTA DE INELEGÍVEIS NO RN.

Já está disponível no Tribunal de Contas da União a lista dos 286 gestores que estão inelegíveis no Rio Grande do Norte.

São pessoas que tiveram contas irregulares constatadas pelo TCU. Entre os nomes há muitos ex-prefeitos e alguns ex-secretários.
Consutas no site http://www.tcu.gov.br/

TCE divulga lista com nomes de candidatos inelegíveis

Por irregularidade em contas, RN tem 286 pessoas inelegíveis

Lista do TCE possui mais de 200 pessoas
Consutas no site: http://www.tcern.gov.br/

ROSALBA DIZ QUE MILITÂNCIA DEVE EVITAR "PRORROGAÇÃO"

Rosalba Ciarlini: "Não vamos deixar escorrer pelos dedos"

No que depender da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) a disputa pelo Governo do Estado será encerrada no primeiro turno. Pelo menos foi o que ela pregou ontem, em discurso para a militância, na reunião que promoveu para motivar seus seguidores à convenção do próximo sábado, em Natal. O encontro aconteceu no Sítio Cantópolis, onde Rosalba mora em Mossoró.

"Não vamos deixar para a prorrogação aquilo que nós podemos decidir no tempo normal", bradou ela, convocando todos os presentes a angariarem "cada um mais um voto" para chegar ao final da eleição com uma vitória expressiva.

 
A senadora lembrou que apesar da vantagem demonstrada nas pesquisas, não pode haver "salto alto" e que cada um daqueles que "votam na Rosa" devem fazer a sua parte, desdobrando-se em busca de mais votos para consolidar o resultado positivo.

"A vitória está em nossas mãos. Não podemos deixar escorrer pelos dedos. Não precisamos de prorrogação por causa de um voto. Cada um é importante", disse ela, lembrando os tempos de Copa do Mundo.

O discurso de Rosalba para os presentes foi de motivação e de convite. Ela lembrou da convenção que acontecerá sábado, em Natal, no Palácio dos Esportes, a partir das 8h. A candidata democrata anunciou o desejo de contar com uma "grande caravana" de mossoroenses na capital do Estado.

Presenças

No evento de ontem, estiveram presentes os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), deputados federais Felipe Maia e Betinho Rosado (DEM), deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) e a prefeita Fafá Rosado (DEM), que abriu os discursos.

"Eu estou aqui para dizer aquilo que cada um dos militantes do Democratas sabe: o melhor para Mossoró é Rosalba", conclamou.

Agripino e Garibaldi falaram motivando a plateia. Felipe Maia e Betinho Rosado lembraram dos seus mandatos e trocaram pedidos de voto. Leonardo Nogueira destacou a importância de Rosalba governadora para o trabalho da mulher, Fafá Rosado, na prefeitura de Mossoró.

SUPLENTE DE GARIBALDI EM DISCUSSÃO

E se o primeiro suplente de senador de Garibaldi Filho não for o médico Paulo Davim nem a empresária Rosy de Sousa?

Em política não é assim???

Sim...

E seria quem?

Hein?
FOTO OFICIAL DA CANDIDATA A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI

terça-feira, 22 de junho de 2010

Hoje, dia 22 é o aniversário de JOÃO MARIA DA SILVA FREIRE, Advogado e servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, lotado no Fórum da cidade de Caruaru. Ele, é filho do casal Raimundo Freire/Irene de Dodô. É também sobrinho do prof. Escolástico e primo do proprietário deste BLOG. O mesmo encontra-se na nossa cidade, pois sempre gostou de participar dos eventos festivos daqui desde a sua infância.Na foto, com sua noiva Naiara.

SALISMAR CORREIA ASSUME MANDATO DE DEPUTADO ESTADUAL

Acontece hoje a posse do mais novo deputado estadual, o médico Salismar Correia (PHS), que assume a cadeira do deputado Arlindo Dantas (PHS), nomeado na sexta-feira passada para a Secretaria Extraordinária para Articulação com o Poder Legislativo e Assuntos de Governo.



A POSSE OCORRE NO INÍCIO DA SESSÃO

A posse de Salismar Correia, que tem atuação política na região Oeste, acontecerá na sessão regimental da Assembleia Legislativa, a partir de 15h30. Sucesso ao Salismar, então.

LICENÇAS DOS TRÊS SENADORES DO RN.

Garibaldi Filho confirmou que vai se licenciar do Senado no dia 15 de julho. A mesma data será usada por José Agripino e Rosalba Ciarlini que também confirmaram suas licenças para se dedicarem à campanha.

Os que assumem

Assumirão as vagas dos titulares do Senado, os três primeiros suplentes a seguir elencados: João Faustino que é o suplente de Garibaldi, José Bezerra Ximbica que é suplente de Agripino e Garibaldi Alves (pai),  o suplente de Rosalba.

GOVERNADOR IBERÊ AGUARDARÁ CONSULTA AO TSE PARA ANUNCIAR NOME DO VICE

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) vai esperar o resultado de uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com relação à participação do Partido da República (PR) na chapa majoritária. O anúncio do nome do companheiro de chapa do chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense estava previsto para acontecer na tarde de hoje, mas em função da questão de ordem legal, Iberê Ferreira preferiu agendar o anúncio para outra data.

Pessoalmente, o governador do Estado deseja a presença do presidente estadual do PR, deputado federal João Maia, em sua chapa. Mesmo com a negativa de João Maia em compor chapa majoritária, Iberê Ferreira de Souza sinalizou com o interesse em contar com um nome indicado pelo parlamentar e que fosse membro integrante da agremiação partidária.

O fato de o PR ter celebrado aliança eleitoral, no campo proporcional, com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e com o Partido Verde (PV), sob o aspecto da Justiça Eleitoral, impediu que a legenda presidida pelo deputado João Maia participasse da chapa majoritária. O governado Iberê Ferreira, mesmo com o impedimento legal, ainda mantém esperança de contar com o PR, tanto que solicitou uma consulta ao TSE.

Além do próprio João Maia, o nome do empresário Marcelo Alecrim tem sido lembrado para compor chapa majoritária. A advogada Fernanda Maia também chegou a ser ventilada como uma das opções caso o PR pudesse realmente participar da chapa majoritária, mas o próprio deputado federal João Maia se encarregou de descartar o nome da sua esposa como vice.



ALTERNATIVAS - Caso a resposta do Tribunal Superior Eleitoral seja negativa quanto à possibilidade de o PR indicar o candidato a vice-governador, o sistema situacionista vai buscar nomes junto ao Partido dos Trabalhadores (PT) ou mesmo optar por uma chapa 'puro-sangue', com nomes do próprio Partido Socialista Brasileiro (PSB) e, neste caso, os deputados Gustavo Carvalho e Larissa Rosado despontam com grandes chances. No PT, o deputado estadual Fernando Mineiro foi o que obteve a melhor cotação junto ao sistema governista na semana passada. O ex-vereador Hugo Manso, que apresentou sua pré-candidatura do Senado da República, disse não ter problemas em abrir mão de sua postulação para ser candidato a vice-governador do Rio Grande do Norte no pleito de outubro.

Lideranças de partidos aliados, como é o caso do deputado estadual Arlindo Dantas, que é presidente do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) no Rio Grande do Norte, assim como o deputado estadual Wober Júnior, que preside o diretório regional do Partido Popular Socialista (PPS), também estão sendo ventilados como alternativa para a chapa majoritária.

CONGRESSO NÃO DEVERÁ DERRUBAR VETO DO PRESIDENTE LULA AO FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

Brasília - O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse ontem que o Congresso não deverá derrubar o veto do presidente Lula ao fim do fator previdenciário. "Os parlamentares têm a exata noção do impacto orçamentário de algumas propostas. Não acredito na derrubada do veto", disse o ministro, depois de participar de reunião com o presidente Lula. O veto ao fim do fator previdenciário tem recebido críticas de centrais sindicais e de parlamentares ligados a movimentos de trabalhadores. Apesar das reações ao veto, a base governista, assim como o ministro Padilha, acredita que o fator previdenciário será mantido. O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), garantiu que não haverá sessão do Congresso Nacional para a derrubada de vetos antes das eleições. Quanto ao pré-sal, dois projetos são considerados prioridade para o governo nesta semana: o que trata do sistema de partilha e o que cria o Fundo Social. A emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que distribui os royalties com base no FPM será retirada e analisada em 2011.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

QUEM É FICHA LIMPA NA POLÍTICA POTIGUAR E NO BRASIL?

Wilma e Rosalba são as únicas candidatas que respondiam a processos, que hoje estão arquivados

Para responder à pergunta, recorri ao advogado-doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP, Erick Pereira.

E ele me disse que os majoritários potiguares não se enquadram na hipótese porque nenhum tem decisão condenatória colegiada.

Dos governadoráveis:

1-Rosalba Ciarlini respondia processo (lembram do estacionamento de um supermercado de Mossoró?), mas o Supremo arquivou...

2-Iberê Ferreira de Souza não responde a nenhum processo...

3-Carlos Eduardo Alves também não...

Dos candidatos ao Senado:

1-José Agripino Maia não responde a processo...

2-Garibaldi Filho responde, ainda dos tempos de governador, mas não é em órgão colegiado, não conta...

3-Wilma de Faria, ao contrário do que se diz que responde processo por improbidade administrativa, está na mesma situação de Rosalba. Um processo contra ela, ainda nos tempos de prefeita, está arquivado.

Wilma foi questionada por utilizar serviços de procuradores. "Como faz Lula hoje", diz Erick.

Questinado sobre o tal processo contra a ex-governadora Wilma de Faria, o advogado Erick Pereira explica que, quando prefeita, Wilma utilizou os serviços de procuradores do Município para defender causas políticas, e não administrativas, daí a ação contra a ex-prefeita de Natal.

“Ela utilizou procuradores para atuar em causas políticas do mesmo jeito que hoje, o presidente Lula, utiliza os advogados da União. É igualzinho”, disse Erick, explicando que na época o juiz de primeiro grau arquivou a ação de improbidade, o Tribunal de Justiça manteve arquivado, mas o STJ devolveu ao TJ-RN pedindo para que o mesmo fosse reaberto e julgado.
Erick recorreu ao STJ pedindo que o processo continue trancado.
Ou seja, arquivado.
“Por isso ela não responde a nada”, explica Erick, comparando a situação de Wilma com a de Rosalba.
Quando perdeu no STJ, ou seja, quando o STJ pediu o ‘destrancamento’ da ação, o advogado de Wilma de Faria era Armando Holanda.
Agora o caso está nas mãos de Erick.

Lista de possíveis "fichas sujas" do Brasil não tem representante do RN

E o jornalista Ricardo Noblat enumerou, em seu blog, os políticos que podem ser pegos pela Ficha Limpa.

Na lista não consta o nome de nenhum potiguar.

Eis:

Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) - O ex-governador da Paraíba foi cassado no início de 2009 por abuso de poder econômico e político, sob a acusação de ter distribuído 35 mil cheques a cidadãos carentes durante a campanha de 2006. A cassação o tornou inelegível por três anos, a partir de 2006. Com a interpretação do TSE sobre o Ficha Limpa, o tucano ficaria inelegível até 2014. Ele pretende disputar uma vaga no Senado.

arcelo Miranda (PMDB-TO) - Em 2009, o ex-governador do Tocantins foi cassado por abuso de poder político. Miranda foi acusado de criar cargos públicos de maneira irregular e de doar 14 mil cheques-moradia durante a campanha de 2006. O caso é igual ao de Cunha Lima. Ele almeja concorrer ao Senado, mas, pela nova interpretação, ficaria inelegível até 2014.

Jackson Lago (PDT-MA) - O ex-governador do Maranhão teve o mandato cassado em 2009 por abuso de poder econômico. Segundo a denúncia, o grupo político ao qual ele pertencia teria desviado R$ 806 milhões de convênios para a “compra de eleitores”. Como sua cassação se deu por recurso contra expedição de diploma, e não por representação, é possível que ele não fique inelegível, conforme interpretam juristas. Ele quer se candidatar ao governo estadual.

Expedito Júnior (PSDB-RO) - O ex-senador foi cassado ano passado por compra de votos, sob a acusação de ter conquistado eleitores pagando R$ 100. Ele pretende concorrer ao governo de Rondônia, mas sua inelegibilidade, que seria de três anos pela lei antiga, pode subir para oito anos. Se a decisão do TSE for seguida, ele só poderá ser candidato em 2014.


Joaquim Roriz (PSC-DF) - Governador do DF por quatro vezes, renunciou ao mandato de senador em 2007. Ele corria risco de ser cassado. À época, uma representação do PSol acusava Roriz de negociar uma partilha de R$ 2,2 milhões com o presidente do BRB. O dinheiro teria saído dos cofres públicos. Roriz poderá ficar inelegível até 2023, oito anos depois do prazo que seu mandato de senador terminaria. Ele pretende disputar o governo do DF.

Paulo Maluf (PP-SP) - O deputado foi condenado em abril de 2010 pela Justiça de São Paulo por improbidade administrativa. A Justiça acatou os argumentos do Ministério Público Estadual, que acusou Maluf de superfaturar uma compra de frangos para a prefeitura paulistana, em 1996, quando era prefeito. Pela interpretação da lei, Maluf, que busca disputar a reeleição, ficaria inelegível.

Valdemar Costa Neto (PR-SP) - Citado no escândalo do mensalão, renunciou ao mandato de deputado federal em 2005 para evitar a cassação. Foi eleito no ano seguinte e tem mandato na Câmara até o início de 2011. Pela interpretação dada ao Ficha Limpa, pode ficar inelegível até 2015. Ele quer tentar a reeleição.

Paulo Rocha (PT-PA) - O deputado federal foi citado no mensalão e renunciou em 2005 para escapar da cassação. No ano seguinte, foi eleito deputado, função que exerce até hoje. Quer se candidatar ao Senado, mas pode ficar inelegível até 2015.

José Borba (PP-PR) - Atual prefeito de Jandaia do Sul, no Paraná, renunciou em 2005 ao mandato de deputado federal para evitar a cassação. Foi eleito prefeito em 2008, mas pode ficar impedido de disputar eleições até 2015.

Bispo Rodrigues - O deputado Carlos Rodrigues saiu da vida política depois que renunciou ao mandato de deputado federal em 2005, por suposto envolvimento com o mensalão. Poderia ter disputado os pleitos de 2006 ou 2008, mas tem se dedicado apenas à Igreja Universal. Pelo Ficha Limpa, ficaria inelegível até 2015.

Severino Cavalcanti (PP-PE) - Então presidente da Câmara, renunciou ao mandato de deputado em setembro de 2005 para evitar a cassação, depois que foi acusado de pagar propina para o dono de um restaurante da Casa, esquema que ficou conhecido como mensalinho. Em 2006, não foi eleito deputado e, em 2008, se elegeu prefeito de João Alfredo (PE). Pelo entendimento do TSE, estaria inelegível até 2015.

Coriolano Sales - Suspeito de envolvimento com o escândalo das Sanguessugas, que envolveu fraudes na compra de ambulâncias, Coriolano, que na época era do PFL, atual DEM, renunciou em 2006 ao mandato de deputado federal. Pode ficar inelegível até 2015.

Marcelino Fraga (PMDB-ES) - Citado no relatório da CPI dos Sanguessugas por suposto envolvimento no esquema de fraudes na compra de ambulâncias por prefeituras, o então deputado federal renunciou ao mandato para escapar de uma provável cassação. Pela nova regra, ficaria inelegível até 2015.

Pinheiro Landim (CE) - Então deputado federal pelo PMDB cearense, Landim renunciou ao mandato em 2003 para escapar de uma possível cassação por suposto envolvimento com um esquema de tráfico de influência junto ao Poder Judiciário para beneficiar traficantes. Pode ficar impedido de disputar eleições até 2015.

FILHOS DA TERRA SÃO APROVADOS EM CONCURSOS PÚBLICOS

Os filhos dE nossa terra estão sempre brillhando nos principais concursos públicos do País. Nos últimos concursos públicos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde do RN e UERN, foram aprovados:
- EDICARLOS DIAS FFRREIRA - AG. ADM. DA UERN;
- MARIA KÍLVIA FERREIRA - AG. ADM. DA UERN;
- DANILLO LEITE DE ALMEIDA - FARMACEÚTICO - SESP/RN;
- FRANCISCO WÉRITON LEITE PINTO (BIBIU) - SESP;
Os parabéns do BLOG para os aprovados. Sucesso.
Esclarecemos que a Convocação da UERN para a realização da Perícia Médica foi publicada no Diário Oficial do dia 19/06/2010 - site: ktt://200.217.213.202/dei/dorn/

domingo, 20 de junho de 2010

RAFAEL FREIRE É ELEITO PREFEITO DE TIBAU

Deu coligação PMDB-DEM em Tibau.
Ganhou o candidato mais novo...em idade e em lançamento de candidatura, Rafael Freire, de 22 anos.
Ele será o prefeito de Tibau por um período de dois anos e meio, e substituirá Neinha, que era prefeita interina, e que se candidatou tentando se reeleger, mas perdeu para Rafael.

IBERÊ DORMIU EM SANTA CRUZ E ROSALBA ACORDOU

O sábado foi de governadoráveis em Santa Cruz, terra do governador-candidato Iberê Ferreira de Souza, que também recebeu a senadora-governadorável Rosalba Ciarlini.
Iberê dormiu em Santa Cruz e Rosalba acordou.
O governador cumpriu agenda na cidade na sexta e pernoitou por lá..
Rosalba, que havia percorrido os arraias de Parnamirim com o vice Robinson Faria até de madrugada, amanheceu em Santa Cruz.
Como não podia participar do evento do PSDB, promovido pelo deputado Rogério Marinho na cidade, a Rosa chegou cedo, tomou café na casa de amigos e foi para o mercado.
Circulou, cumprimentou, foi cumprimentada...e gostou do que viu e sentiu.
Saiu da terra de Iberê se sentindo prestigiada.
No fim de semana, Rosalba não dormiu com o inimigo ((Iberê)...
Mas acordou com o inimigo...

BEM VINDOS CONTERRÂNEOS

Uma das maiores festas juninas da região começa hoje aqui em nossa cidade. Nesse período os nossos conterrâneos que moram em outras cidades se deslocam para cá num clima tipicamente junino, dígno de elogios. Queremos saudá-los e dizer-lhes que o município é nosso. Vocês, conterrâneos merecem toda receptividade das autoridades constituídas deste município. Brinquem como se estivessem nas suas casas. Sucesso e felicidades para todas e todos conterrâneos e conterrâneas que aqui estão.

RN PODERÁ TER PAI E FILHO NO SENADO

Um fato inédito poderá acontecer na eleição de 3 de outubro. A candidata a governadora Rosalba Ciarlini sendo eleita, renunciará ao cargo de Senadora para ser governadora. O 1º suplente dela é Garibaldi Alves (pai),  que assumirá o cargo de Senador. E se Garibaldi Alves Filho se eleger Senador ficará ao lado do pai no Senado Federal. Esse será um fato histórico para o Senado Federal.