sábado, 20 de agosto de 2011

FOI REALIDADA NESTA MANHÃ A ASSEMBLEIA DE DISSOCIAÇÃO E FUNDAÇÃO DO SINTRAF

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar
  






 Os SINTRFs têm como base legal a Lei Federal n 11.326 de 24 de julho de 2006, a portaria n° 186 do Ministerio do Trabalho e Emprego, de 10 de Abril de 2008, e a portaria nº 291 do Ministerio da Previdencia Social, de 26 de julho de 2007. São filiados ao sisitema FETREF/ BRASIL, organizada em 22 estados do pais, inclusive no Rio Grande do Norte, esta, por sua vez, organizada em 50 municipios.

Diretoria Eleita do  SINTRAF

   E fruto de um amadorecimento e de muitas lutas e conquistas coletuvas da classe trabalhadora nos municipios. tem a missão de promover um novo sindicalismo na agricultura familiar, articular associações e foruns das politicas publicas em defesa da categoria, atraves de um sindicato cidadão que esteja proximo ao agricultor familiar na luta cotidiana por melhores dias em todas as dimensões da vida seja ela saude, educação, transpote, cultura, lazer, esporte como outros. Onde Estiveram presentes varios vereadores a vice- prefeita Maria Helena o Secretario Thiago Escolastico dentres outras autoridades do nosso municipio.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mais uma ação da Secretaria de Esporte de ODB

O Jiu Jitsu em Olho D'Água do Borges



Iniciaram neste dia 19 de Agosto de 2011 as aulas de Jiu Jitsu para Crianças e Adolescentes em Olho D'Água do Borges. Através da Secretaria Municipal dos Esportes, do Turismo e do Lazer (SEMTUL) os alunos dos Programas PETI e PROJOVEM ADOLESCENTE de Olho D'Água do Borges estão inseridos em mais uma atividade socioedudativa. O Secretario da SEMTUL  Thiago Escolastico fala que proposta é alcançar os benefícios da prática dessa arte marcial colaborando para a melhoria de aspectos fisiológicos e sociais, refletindo no aumento da autoestima, autoconfiança, autocontrole, capacidade física entre outros. As aulas estão sendo ministradas pelo Graduado em Turismo (UERN) e Atleta de Jiu Jitsu Isaias dos Santos Nunes, o mesmo já competiu a nível de Seleção Brasileira em competições Internacionais e no cenário nacional em várias outras no Estado do Rio Grande do Norte e outros Estados da Federação, trabalhou em projetos para Crianças e Adolescentes na Cidade de Mossoró. A Coordenação do trabalho está por conta da Assessora Técnica da SEMTUL a Educadora Física Líssia Farrures e da Coordenadora dos Programas PETI e PROJOVEM a Pedagoga Aparecida Dias. A infraestrutura completa necessária para a execução das aulas está sendo adquirida, enquanto isso o espaço da Academia Pública está sendo utilizado para o início do trabalho. Esperamos melhorar a vida das crianças e adolescentes com mais essa ação, empiricamente já observamos a satisfação dos participantes, que até então só conheciam a modalidade através da mídia, às vezes, conturbando os valores entrelaçados na filosofia do Jiu Jitsu, a qual será ensinada para contribuir com o desenvolvimento global dos alunos. O Município deseja ampliar as aulas para outros públicos na comunidade em geral através das atividades realizadas na Academia Pública, principalmente para o público masculino objetivando a promoção da saúde do homem.

Deu no blog do professor Escolastico

ADESÃO DE EX-VEREADOR DA OPOSIÇÃO  TEM REPERCUSSÃO
Na edição de ontem falei da possível  adesão de um ex-vereador para o sistema do Prefeito Jackson Queiroga, e que o ex levaria à tira-colo um vereador. A matéria foi reproduzida pelo Blog ODBNews que recebeu alguns comentários que citavam os possíveis nomes, já que não citei nomes por exigência da fonte. Já outro Blog ouviu a opinião dos Vereadores Rubem (PSB),  João Maria (PT) e João de Anacleto (DEM) sobre a conjuntura política do nosso município. O edis demonstraram muita maturidade política, pois até  admitem uma aliança  DEM/PSB/PT/PMDB. O vereador Rubem afirma que tudo que se  comenta  não passa de especulação, mas admite que estão conversando apenas como pessoas civilizadas e acrescenta que tem trânsito livre na oposição.
Nota do Blog: Tenho a maior admiração pelos edis,  pois valorizo aqueles que  exercem cargos que já exerci, ressaltando que o Vereador Thiago é meu filho e estar apenas Secretário do Esporte. Todavia,  os vereadores João Maria e João de Anacleto jamais serão aliados do  Prefeito, pois o primeiro ainda tem resquícios do Lula derrotado, diferente do LULA PAZ E AMOR; já o segundo tem uma vinculação muito forte com a cúpula do DEM,   inclusive,  é vereador em exercício, pois o titular ainda não renunciou ao mandato.  Por isso, não vejo a menor  possibilidade de adesão. Já o vereador Rubem por quem tenho muito respeito,  sempre usou o seu blog como bandeira de oposição ao prefeito. Mesmo assim,  poderá se transferir para o grupo do prefeito, talvez, muito  mais em função de seu pai, que  considero uma liderança política que merece respeito. Outro motivo que fortalece a transferência do filho Rubem e do Pai Raimundão é o fato do vereador Zé Sérgio estar intermediando as negociações, mesmo que o Presidente da Câmara já tenha cometido deslizes para com o Prefeito; porém já foi anistiado. Outro coisa: O PSB vai liberar o vereador Rubem? E a questão do mandato pertencer ao Partido?        

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

EX-VEREADOR PODE ADERIR AO PROJETO POLÍTICO DO PREFEITO JACKSON QUEIROGA

 
Uma fonte telefona para me  informar que um ex-vereador oposicionista deste município está retornando para o sistema do prefeito Jackson Queiroga. E a fonte acrescentou: “O ex-vereador levará um vereador para se somar aos cinco vereadores que dão sustentação política na Câmara Municipal ao Chefe do Executivo Municipal”.
fonte blog do professor escolastico

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Convite




Convidamos vossa senhoria a participar da assembleia geral de dissociação e fundação do SINTRAF de Olho D' água do Borges-RN, a ser realizada no dia 20 de Agosto de 2011, as 09:00 horas na Escola Municipal Antonio Carlos de Paiva.






Atenciosamente

Leoncio A morim Carlos
Presidente da Comissão Pro-Fundação do SINTRAF de ODB/RN

Dilma será fiadora da eleição de Henrique Alves



Dilma Rousseff tornou-se uma espécie de fiadora de acordo celebrado entre o seu PT e o PMDB do vice-presidente Michel Temer. O acerto prevê o apoio do PT à eleição de um deputado do PMDB para presidir a Câmara no biênio 2013-2014.
Reunida com o comando das legendas, na noite de segunda (15), Dilma foi peremptória ao declarar que os compromissos do petismo com seu parceiro serão honrados. Entre os presentes estava Henrique Eduardo Alves (RN), o líder que o PMDB já apontou como seu candidato ao comando da Câmara.
Em tese, a reiteração do compromisso seria desnecessária. A união foi celebrada de papel passado. Assinaram o documento o próprio Michel Temer, hoje presidente licenciado do PMDB, e José Eduardo Dutra, que se afastou da presidência do PT por problemas de saúde.

Dilma anuncia campus da UFERSA e Institutos Tecnológicos para o RN




O Rio Grande do Norte foi incluído no Programa de Expansão do Ensino Superior e Tecnológico lançado nesta terça-feira, 16, pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília. O estado ganha o campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em Pau dos Ferros e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para os municípios de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. Além deles, o RN está na lista das escolas de educação profissional em construção, com o município de São Gonçalo.
O campus de Pau dos Ferros será concluído até o ano que vem. Já as novas unidades de educação profissional vão estar prontas entre 2013-2014, conforme previsão do Ministério da Educação.
Presente à solenidade no Palácio do Planalto, a governadora Rosalba Ciarlini comentou a concretização de uma luta iniciada no Senado Federal. Rosalba é autora dos projetos da criação dos  três Institutos autorizados pela Presidenta da República. Também participou ativamente do movimento conduzido pela bancada federal pela expansão da UFERSA, que já chegou a Caraúbas e Angicos. 
No dia 26 de julho, a Governadora  assinou a  Ordem de Serviço para a construção de 10 centros estaduais de educação profissional em diversas regiões do estado, com previsão de conclusão para 10 meses. “Hoje é um dia muito significativo para o nosso país, em particular para o RN”, destacou Rosalba, recordando que já determinou a reforma de 52 escolas para a implantação do ensino profissionalizante. A Governadora prevê a inclusão em 2012 de mais 59 escolas, com o novo sistema que transforma o ensino médio em integrado

terça-feira, 16 de agosto de 2011

APOSENTADORIAS: IDADES SERÃO AUMENTADAS

Os técnicos dos ministérios da Previdência e da Fazenda que estudam mudanças na aposentadoria do setor privado (INSS), com o fim do fator previdenciário, chegaram à fórmula que consideram ideal: o tempo mínimo de contribuição para requerer o benefício passaria de 35 anos para 42 anos, no caso dos homens, e de 30 para 37 anos, no caso das mulheres. Sem idade mínima.

A fórmula já chegou à mesa do ministro Garibaldi Alves, que ainda tem sérias dúvidas sobre sua viabilidade política.

Outras duas ideias estão em estudo: uma combinação de tempo de contribuição com idade, e o estabelecimento de idade mínima de 60 (mulheres) e 65 anos (homens) para se aposentar.

O Palácio do Planalto, de qualquer forma, ainda não deu sinal verde para a apresentação de propostas de mudança no INSS.

A palavra final para o tema, polêmico, será da presidente Dilma Rousseff. Por enquanto, o assunto está em banho-maria.



GREVE DA UERN: - PROFESSORES RECEBEM PROPOSTA



O Governo do Estado encaminhou proposta de reajuste salarial aos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em greve desde o último dia 31 de maio. No ofício (nº 1.699/11), da Secretaria Estadual de Administração a Recursos Humanos, o Governo propõe aumento de 10,65% para abril de 2012; 7,43% para abril de 2013 e 7,43% para abril de 2014.

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) considera a proposta um avanço nas negociações para o fim da paralisação, porque tecnicamente é a primeira apresentada pelo governo, segundo o sindicato, mas que ainda não é a proposta ideal.

"A proposta ainda não é suficiente", diz o vice-presidente da Aduern, Neto Vale, revelando que o receio da categoria é de que o reajuste proposto esteja defasado em 2014, daí a necessidade de mais discussão.

Para isso, os professores e os técnicos-administrativos tentarão aperfeiçoar a proposta através do aprofundamento do diálogo com o Governo do Estado. Ontem à tarde, os servidores se reuniram com o reitor da Uern, Milton Marques, para tentar novo encontro com o Governo, de preferência com a governadora Rosalba Ciarlini.

"Queremos negociar para tentar melhorar a proposta", diz Neto Vale, acrescentando que a proposta e a estratégia da categoria serão discutidas de forma mais detalhada com líderes da greve hoje, às 9h, na sede da Aduern.

PROGRAMAÇÃO

De forma paralela às negociações com o Governo do Estado, os servidores realizam atividades de greve. Hoje, às 14h, em frente ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), será realizado o "Ato em Defesa do Serviço Público", para chamar atenção da sociedade para importância de mais respeito do governo ao servidor.

Amanhã(17), às 19h, será realizada atividade na abertura da XXIV Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), no Centro de Exposições e Eventos de Mossoró (Expocenter). A concentração dos professores se dará na Sociedade Cultural e Recreativa dos Engenheiros Agrônomos de Mossoró (Scream).

Ontem de manhã, os professores substitutos se reuniram com a assessoria jurídica da Aduern para tirar dúvidas e receber informações sobre a ação que o sindicato moverá pedindo o restabelecimento do vínculo empregatício.

Segundo o professor Lindocastro Nogueira, assessor jurídico da Aduern, a ação é baseada no direito à greve. "Todos os servidores públicos têm esse direito, sejam eles efetivos ou temporários", explica. A ação também pedirá uma liminar para que o vínculo seja retomado. O resultado deverá sair em breve.

FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE



FRUTUOSO GOMES TEM UM NOVO PREFEITO

A Câmara Municipal de Frutuoso Gomes se reuniu extraordinariamente na tarde desta segunda-feira, 15/08, para empossar o presidente da casa, o vereador Tony Johnny Charles como prefeito interino do município em substituição ao prefeito eleito Lucídio Jácome, que foi cassado juntamente com a vice-prefeita Maria Vera Lúcia Rodrigues de Oliveira, pelo juiz eleitoral da 55ª Zona Eleitoral Gustavo Henrique Silveira Silva, por suposta compra de votos na eleição de 2008 com cheques reforma do governo do estado.

O vereador Genildo Câmara assumiu a presidência da Câmara Municipal de Frutuoso Gomes e o prefeito interino ficará no cargo até deliberação do Tribunal Regional Eleitoral sobre o destino político do município de Frutuoso Gomes.

A expectativa é que a corte eleitoral decida pela realização de uma nova eleição e assim sendo, deverá ocorrer em breve.

É bom lembrar que Frutuoso Gomes teve um pós eleição de 2008 complicado, com muitos assassinatos e até incêndios em lojas e veículos. Os líderes políticos do município têm a obrigação de manterem a calma e a serenidade de seus aliados para que situações desagradáveis não voltem a acontecer no município.

O ex-prefeito Fagner Carlos esteve presente a solenidade de posse do prefeito interino Tony Johnny Charles.

Informações e fotos: W. Tardelly