sábado, 15 de maio de 2010

ENCONTRO DOS BLOGUEIROS DO MEDIO OESTE


A cidade de Campo Grande foi "palco" do 1° Encontro de Blogueiros do Médio Oeste Potiguar. O evento foi realizado na tarde de ontem (14), e contou com a participação da 18 blogueiros da região

Os petistas Fernando Mineiro e José Júlio estiveram presentes no encontro


O evento foi promovido pelo blogueiro Caramurú Paiva (vice-prefeito de Campo Grande), e contou com a participação de profissionais das mais variadas áreas, como vereadores, policiais, universitários, deputado e comunicadores populares.

PROFESSORES DOS ESTADOS UNIDOS GANHAM BEM DE ACORDO COM O DESEMPENHO

Recentemente, no que foi definido pelo colunista do Jornal Washington Post como "o maior conjunto de ideias inteligentes sobre escolas já lançadas por um presidente de uma só vez", o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou uma proposta de reformulação do sistema de ensino naquele país, articulando um conjunto de questões integradas, com vistas à melhoria do padrão educacional do país. Ali se encontram propostas como o pagamento aos professores de acordo com o seu desempenho; a substituição de padrões de avaliação estaduais mais fracos; a melhora do sistema de acompanhamento do histórico de vida dos estudantes; o aumento dos recursos para as escolas que fizerem progressos rápidos; o estímulo às denominadas "charter scholl" (escolas públicas independentes, dirigidas por professores, pais e líderes comunitários); o fim do paternalismo e a adoção de medidas radicais para as escolas que não funcionam. Publicamos esse texto para chamar a atenção dos professores e das escolas, pois o nosso país tem investindo muito no seu sistema de ensino mas a melhoria da sua qualidade chega muito lentamente. Por isso devemos parar e fazermos uma reflexão por escola, pois advogo que o professor deve ser muito bem remunerado desde que trabalhe corretamente. (Prof. Escolástico Paulino - UERN).

sexta-feira, 14 de maio de 2010

SERVIDORES PROVISÓRIOS RELEGADOS PELOS VEREADORES DA OPOSIÇÃO ESTÃO ÓRFÃOS DO PODER PÚBLICO

Os Vereadores da oposição rejeitaram o Projeto de Lei que autorizava a contratação de servidores provisórios que já estavam trabalhando há alguns anos. Com isso, os servidores estão desempregados, mas jamais deveriam estarem orfãos do Poder Público, pois, inclusive a oposição sinaliza em aprovar o projeto desde que o Prefeito assuma o compromisso de realizar concurso público para as próximas contratações, o que somos favoráveis.

COLAÇÃO DE GRAU NO CAJIM/PATU

Hoje, a partir das 20h será realizada a Colação de Grau dos alunos dos Cursos de Ciências Contábeis e de Pedagogia do Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura da cidade de Patu. Queremos parabenizar especialmente as concluintes de nossa cidade ANDREÍA CORTEZ DE PAIVA, FRANCISCA IVÂNIA DE OLIVEIRA, MARIA APARECIDA DIAS DE LIMA e SIMONE PAIVA (servidora da Prefeitura Municipal), concuintes dos Cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis, respectivamente.

LEIS DA EDUCAÇÃO QUE AS ESCOLAS E OS PROFESSORES NÃO CONHECEM II

Já falamos ontem que o arcabouço jurídico brasileiro é muito extenso, a começar pela Constituição Federal de 1988 que já sofreu em torno de 60 Emendas. Ademais, temos milhares de Leis Ordinárias e Complementares. Hoje, publicaremos mais duas Leis Ordinárias da Educação. A Lei º 12.031, de 21 de setembro de 2009 determina no seu Art. 39 - "Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental, é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana.
A Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009 determina. Art. 1º São instituídos o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura, a serem anualmente celebrados, em todo o território nacional.
§ 1° O Dia Nacional da Leitura será comemorado em 12 de outubro.
§ 2° A Semana Nacional da Leitura e da Literatura será aquela em que recair o Dia Nacional da Leitura, nos termos do § 1° deste artigo.
Ressalte-se que, trata-se de Leis Federais, todas sancionadas pelo Presidente da República do Brasil. É oportuno esclarecer que o nosso objetivo é o de contribuir com a educação do nosso município visando instigar alunos, professores e, enfim, a comunidade escolar para discussões que possam contribuir com o redimensionamento da nossa educação.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A VOZ OLHODAGUENSE, ODB NEWS E O BLOG DE ISAC ARAUJO PARTICIPARÃO DO 1º ENCONTRO DE BLOGUEIROS DE CAMPO GRANDE E REGIÃO




Nesta sexta-feira (14) acontecerá na cidade de Campo Grande o 1º Encontro de Blogueiro da cidade e Território Sertão do Apodi. Estarão presente mais de 50 blogueiros da região, além de interagir sobre esse fenômeno que é o blog, terão palestra sobre “ A Importância dos Blog na Democratização da Informação”.
O evento terá inicio as 14h no Auditório da Casa de Cultura Popular Palácio Cleto Souza.

Segue abaixo a programação completa:

Local: Auditório Antonio Gentil, da Casa de Cultura.
Participantes: Blogueiros do território Sertão do Apodi.

Data: 14/05/2010

14:00 h - Credenciamento.
14:30 h - Divulgação dos blog.
15:30 h - Intervalo.
16:00 h - Exposição sobre Como aproveitar os recursos dos blog. Expositor – Francisco Diassis, do Apodibaixodopano.
17:00 h - Momento de troca de experiência entre blogueiros.
18:00 h - Jantar.
19:00 h – Palestra “Os Blog e a Democratização da Informação”.

AMANHÃ SERÁ A COLAÇÃO DE GRAU DOS CONCLUINTES DO CAJIM

O Magnífico Reitor Milton Marques estará amanhã a noite em Patu para presidir a Assembléia Universitária que concederá o grau aos alunos dos curso de Pedagogia, Matemática e Ciências Contábeis do CAJIM. A Solenidade será no Módulo Esportivo Miguel Câmara Rocha. Amanhã traremos mais informações.

INVERNO: CHUVAS RETORNAM

Para a felicidade dos agricultores choveu ontem a noite e hoje durante o dia. Mesmo assim, o inverno já é considerado irregular.

LEIS DA EDUCAÇÃO QUE ESCOLAS E ALUNOS NÃO CONHECEM

O arcabouço jurídico brasileiro é muito complexo. Por isso, quase nenhum cidadão comum conhece sequer os seus direitos e deveres individuais e coletivos inseridos na Constituição Federal. Todavia as escolas deveriam trabalhar esses dispositivos, pois são raros os alunos que conhecem a Constituição do Brasil, a Lei Orgânica Municipal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outras. Existem Leis criadas direcionadas diretamente para as escolas que, ao nosso vê são omissas em não discutí-las no espaço educativo, talvez por não conhecê-las. É por esse motivo que a partir de hoje publicaremos algumas Leis voltadas diretamente para os interesses da comunidade escolar. EXEMPLOS:
- A Lei 12.013, de 6 de agosto de 2009 determina em seu Art. 1º, inciso VII - "Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filho, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola. As escolas executam este dispositivo? Com a palavra os Gestores das escolas.
- A Lei 11.525, de 25 de setembro de 2007 determina: "o Currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES, tendo como diretriz a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), observada a produção e distribuição de material didático adequado". As escolas executam este dispositivo? Com a palavra os Gestores das Escolas. Por hoje é só. Amanhã publicaremos mais duas Leis. Com isso esperamos contribuir com a formação do cidadão para a sua cidadania.

DICAS SOBRE A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA

Pela a nova reforma ortográfica o alfabeto da Língua Portuguesa é formado por 26 letras, cada uma delas com forma minúscula e outra maiúscula. Para resumirmos publicaremos apenas as letras maiúsculas e suas pronúncias, conforme exemplos a seguir: (A) (á), B (bê), C (cê), D (dê), E (é), F (efe), G (gê ou guê), H (agá), I (i); J (jota), K (capa ou cá), L (ele), M (eme), N (ene), O (ó), P (pê), Q (quê), R (erre), S (esse), T (tê) U (u), V (vê), W (dáblio), X (xis), Y (ípsilon), Z (zê). Amanhã traremos novos enfoques, alias, publicaremos diariamente.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

ALGUMAS DICAS DE COMO SE ESCREVER NA NOVA ORTOGRAFIA

Este blog publicará diariamente alguns tópicos sobre como ficará a nova ortografia da Língua Portuesa que entrará em vigor impreterivelmente a partir de 2012 e, até o momento não vem despertando nenhuma inquietação/estudo às Escolas e às Universidades, mesmo que ambas tenham que implementá-la a partir do ano em curso.
Vejamos alguns exemplos de algumas alterações:
Ortografia velha: estréia, idéia, paranóico, jibóia.
Nova ortografia: estreia, ideia, paranoico, jiboia.
Ortografia velha: dêem, lêem, vêem, descrêem, desdêem, relêem, revêem.
Nova ortografia:deem, leem, veem, descreem, releem, reveem.
Ortografia velha: vôo, enjôos.
Nova ortografia: voo, enjoos.
Ortografia velha: pára (verbo), para (preposição); péla (substantivo) e péla (verbo); pélo (substantivo) e pélo (verbo), pôde (verbo perfeito indicativo) e pode (verbo presente do indicativo).
Nova ortografia: para (verbo) e para (preposição); pela (substantivo) e pela (verbo); pelo (substantivo) e pelo (verbo); UMA EXCEÇÃO: pôde (3ª pessoa sing. pret. ind.) e pode (3ª pessoa sing. pres. indicativo). Por hoje é só. Amanhã traremos novos exemplos.

CÂMARA APROVA PROJETO FICHA LIMPA. SENADO DEVERÁ APROVÁ-LO SEM MUDANÇA

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o Projeto denominado "ficha limpa". O Projeto impede candidaturas de pessoas condenadas pela Justiça em decisão Colegiada por Crimes de maior gravidade, tais como: corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. O texto aumento de 3 para 8 anos o período de inelegebilidade para crimes com penas superiores a 2 anos. Ainda não se sabe se alguns dos candidatos do Rio Grande do Norte se enquadram nesse perfil de crime. Vamos aguardar.

terça-feira, 11 de maio de 2010

SELEÇÃO BRASILEIRA É CONVOCADA SEM NOVIDADE

Acabou-se as expectativas em torno de quem seria convocado para a Seleção Brasileira. A Seleção foi convocada sem nenhuma novidade, a não ser o jogador Grafite. A canarinha será a mesma que jogou o último amistoso. Neymar,Ganso e Adriano não foram convocados. Esta, talvez tenha sido a grande surpresa principalmente para a grande mídia do eixo Sul/Sudeste.

TSE QUER AJUDA DA PF PARA LIMITAR USO DA INTERNET NA CAMPANHA ELEITORAL

O TSE está às cegas e ainda não sabe como fará ao longo do ano para impor limites ao uso da INTERNET pelos candidatos. Achamos muito difícil que haja um rígido monitoramento da INTERNET em função da complexidade do sistema.

Eleitor terá que apresentar título e documento com foto para votar

No pleito de 3 de outubro, o eleitor para poder votar, deverá levar para a seção o título e um documento de identificação com foto. Serão aceitos, juntamente com o título, a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista.
Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade. A dupla exigência foi inserida pela Lei 12.034/2009 .

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa firmado entre Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncepe, Timor-Leste e Brasil passou a valer a partir de 2009 para DOCUMENTOS OFICIAIS e para a MÍDIA. No ensino público, começa a ser implementado em 2010 e até 2012 as novas regras serão adotadas para toda língua portuguesa. Todavia, não há uma preocupação enérgica das instituições educativas nesse sentido. Por isso, este blog começa a partir de hoje a escrever relatos sobre a NOVA REGRA ORTOGRÁFICA. Prof. Escolástico Paulino (UERN).

segunda-feira, 10 de maio de 2010

UERN ABRE INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES A PARTIR DE HOJE

A Universidade do Estado do Rio Grande - UERN começa inscrições para professores a partir de hoje. A maioria das vagas está concentrada no Campus Central de Mossoró. Maiores informações acesse www.uern.br
APROVAÇÃO
o nosso amigo Gustavo Frankin Leite, acaba de ser aprovado no Exame da Ordem da OAB/RN. Agora Gustavo está apto a exercer a advocacia, mas achamos que seguirá o rumo da Magistratura. Os parabéns do BLOG extensiovo aos familiares.
UMARIZAL FEST
O UmarizalFest, carnaval fora de época da cidade de Umarizal transcorreu num clima de muita alegria e nenhuma corrência policial. Parabéns à Comissão Organizadora.