sexta-feira, 30 de julho de 2010

Amanhã - “Grande Carreata do Médio Oeste"

Depois do sucesso da Grande Carreata da Região Agreste, realizada sábado passado, amanhã (31), acontecerá a “Grande Carreata do Médio Oeste". É Rosalba Ciarlini, Robinson Faria, José Agripino e Garibaldi Filho levando a mensagem de que é preciso fazer o RN acontecer. Com saída de Campo Grande, a carreata percorrerá outras nove cidades: Janduís, Messias Targino, Patu, Olho D’água dos Borges, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, Lucrecia e Umarizal, onde acontecerá o comício de encerramento. Caravanas de outras 50 cidades deverão prestigiar o evento.

Segundo a coordenadora da carreata e prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, “a carreata deverá ter início ao meio-dia, percorrerá cerca de 140 Km, e nossa previsão de chegada em Umarizal será por volta das 21h30. Em cada uma das cidades, a senadora e candidata a governadora Rosalba Ciarlini, além dos candidatos ao senado, Garibaldi Filho e José Agripino falarão aos participantes”.

E continuou, “tenho percorrido cada uma das cidades e feito contato com prefeitos, ex-prefeitos e lideranças, a receptividade tem sido muito boa, uma ótima aceitação. A movimentação está tendo uma adesão de muita espontaneidade. Todos da região conhecem muito bem o trabalho da senadora Rosalba, e sabemos que ela tem condições fazer muito pelos municípios do Médio Oeste e pelo estado”, afirmou Shirley Targino

ROSALBA APOIOU DR. JACKSON PARA PREFEITO EM 2008 E CONSEGUIU VERBAS PARA NOSSO MUNICÍPIO

Por isso receberá o apoio do Prefeito Jackson Queiroga que não terá nenhum constrangimento em função do DEM local também apoiá-la. Aqui, o Prefeito subirá no palanque de ROSALBA, pois, inclusive a coordenação de sua campanha já o procurou para ficar na linha de frente de sua carreata que chegará nesta cidade neste sábado às 16:00h

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ROSALBA TEM 53% DOS VOTOS PARA GOVERNADORA NA PESQUISA DO VOX POPULI. VEJA TAMBÉM O RESULTADO PARA O SENADO

     Agora há pouco o Jornal da Band divulgou em rede nacional o resultado da pesquisa VOX POPULI PARA GOVERNADOR.
     ROSALBA CIARLINI ESTAVA NA PROCISSÃO DE SANTANA DE CAICÓ E RECEBEU A INFORMAÇÃO QUE ATINGIU OS 53%
- Iberê: 18%
- Carlos Eduardo: 13%
     Com esse resultado a Rosa ganharia no primeiro turno.

Para o Senado, a pesquisa VOX POPULI apresenta o seguinte resultado:

Agripino: 28%
Garibaldi: 35%
Wilma: 22%
Hugo Manso: 2%
Joanilson Rego: 1%

ROSALBA FARÁ CARREATA NO PRÓXIMO SÁBADO NO SEU PRINCIPAL REDUTO ELEITORAL

A candidata ao governo do estado, senadora Rosalba Ciarlin (DEM), comandará no próximo sábado (31/07) uma carreata por alguns municípios do médio oeste potiguar.


A mobilização será iniciada no município de Mossoró e passará por cidades como Upanema, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Olho D´Agua do Borges, finalizando em Umarizal.


O evento político deverá ser marcado pela forte participação popular. Rosalba é detentora de uma esmagadora densidadade eleitoral na região.


CARAÚBAS


Dezenas de caraubenses deverão acompanhar a movimentação política comandada pela candidata democrata.

ESCOLAS ESTADUAIS TERÃO QUE EXPOR LISTAS DOS SERVIDORES EM LOCAL VISÍVEL


Todas as escolas estaduais do RN terão que disponibilizar em lugar visível os nomes de todos os servidores, incluindo professores, diretores e funcionários administrativos. É o que diz portaria publicada no Diario Oficial do Estado e assinada pelo secretário de Educação, Otávio Augusto de Araújo Tavares.

A medida é uma recomendação do Ministério Público, e segundo Pedro Guedes, coordenador de recursos humanos da Secretaria Estadual de Educação (Seec), tem como objetivo a transparência do quadro de funcionários de cada escola. "Essa lista é apenas para que os pais de alunos e a comunidade escolar como um todo possam conhecer os servidores públicos que estão lotados em cada escola", disse. Ele negou que a medida esteja sendo aplicada para obrigar professores que não estão comparecendo às aulas a voltarem para a sala de aula. "De forma alguma, o objetivo é apenas a transparência", disse.

Na Escola Estadual Anísio Teixeira a listagem não estava afixada no momento em que a reportagem do Diario de Natal chegou, mas o diretor do local, Felipe Arrais, justificou dizendo que a lista já havia sido afixada mas constava o nome, a matrícula e o CPF de cada servidor. "Alguns funcionários pediram para colocarmos a lista sem o número de CPF deles, e de fato essa é uma exposição desnecessária", disse o diretor.

Para Felipe Arrais deixar a lista de servidores anexada, ao alcance de pais e alunos, é uma medida acertada. "É importante para todo mundo saber quem é quem, até para quem não estuda aqui". Ele acredita que a lista pode ajudar até na administração da escola. "Tem muitos professores que são lotados em outras secretarias e essa lista facilita o controle dos que estão aqui. Eu concordo com tudo que possa trazer transparência para o ensino público", completou.
A portaria foi publicada na semana passada e os diretores das 16 regionais de educação do Rio Grande do Norte já foram comunicados da medida. "A partir dessa comunicação eles ficam respónsáveis por avisar o diretor de cada escola para cada um providenciar essa listagem", disse Pedro Guedes.

NOTA DO BLOG: E OS MUNICÍPIOS DEVERÃO SEGUIR ESSA MEDIDA CONSIDERANDO  QUE SÃO ARTICULADOS COM OS DEMAIS SISTEMAS DE ENSINO?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

PREFEITO DR. JACKSON: "VOTAREI EM ROSALBA POR GRATIDÃO"

      Dr. Jackson Queiroga, Prefeito deste município relatou ao Blog que votará em Rosalba para governadora por uma questão de gratidão ao apoio recebido da governadorável na sua eleição vitoriosa de 2008. O prefeito acrescenta: "no momento em que realizávamos um comício na "praça da vitória" em 2008,  a Senadora Rosalba chegou de surpresa para pedir votos para mim e meus Vereadores" em detrimento do Candidato do DEM. Além disso, a governadorável ajudou ao município com emendas colocadas no orçamento da União.
Por outro lado, o Prefeito não vê nenhum empecilho em votar na (s) pessoa (s) que seus adversários também votarão. Isso faz parte da democracia e, sobretudo da ética política, finalizou o Prefeito.
O prefeito aproveita a oportunidade para convidar seus munícipes para receberem e aplaudirem a futura governadora as 4 horas da tarde do próximo sábado, dia 31.
O prefeito fez esse pequeno relato em função de um blog desta cidade começar a fazer insinuações em função do seu apoio à Rosalba.

AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO E AO SENADO PARA ESTA QUARTA-FEIRA (28)


Garibaldi Filho (PMB)



15h: Caminhada no Alecrim com a candidata Dilma Roussef (PT) e o candidato a vice-presidente Michel Temer (PMDB) – a concentração será no Mercado da Avenida 6 (rua dos Canindés com a rua Presidente Sarmento)



19h30: Reunião com o prefeito de Extremoz, Klaus Rego (PMDB) e lideranças políticas da cidade.



Wilma de Faria (PSB)



28 de julho de 2010



10h: Acompanha entrevista da candidata Dilma Rousseff a emissoras de rádio e TV.



Local: Será transmitido pelo Jornal da 96 FM e portal Nominuto.com



11h30: Acompanha a candidata Dilma Rousseff no seminário com cientistas e pesquisadores, na programação da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)



Local: Reitoria da UFRN



15h30: Participa da ”Caminhada com Dilma” pelo bairro do Alecrim



Local: Concentração: Mercado Público da Avenida 6, Rua dos Canindés com a Rua Presidente Sarmento, Alecrim, em Natal.




Agenda dos candidatos ao governo para esta quarta-feira (28)



Carlos Eduardo (PDT)



10h: Recepção à candidata Dilma Rousseff, no Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim;



12h: Visita à SBPC, no Campus da UFRN, em Natal



16h: Caminhada com Dilma Rousseff, no bairro do Alecrim, em Natal.



Iberê Ferreira de Souza (PSB)



10h: Acompanha entrevista da candidata Dilma Rousseff a emissoras de rádio e TV



11h30: Acompanha a candidata Dilma Rousseff no seminário com cientistas e pesquisadores, na programação da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)



15h30: Participa da ‘’Caminhada com Dilma’’ pelo bairro do Alecrim



Rosalba Ciarlini (DEM)



8h: Gravação em estúdio para o programa eleitoral



13h: Entrevista ao vivo à TV Ponta Negra



14h: Caminhada no bairro Felipe Camarão



19h30: Reunião com lideranças de Extremoz



Sandro Pimentel (PSOL)



09h: Participa da programação da CIENTEC



15h: Participa da programação da CIENTEC



20h: Visita artistas e produtores culturais em Ceará-Mirim

MOSSORÓ E REGIÃO TÊM UM GRANDE PESO NA DECISÃO DE UMA ELEIÇÃO

Nas eleições de 2006, o então senador e candidato à reeleição, empresário Fernando Bezerra, fez campanha em 166 cidades do Rio Grande do Norte, deixando apenas Mossoró de fora do circuito eleitoral. A estratégia era transmitir para todo o Estado que a sua adversária, Rosalba Ciarlini (DEM), era candidata de apenas uma cidade.

Não foi bom desprezar o segundo maior colégio eleitoral do RN. Os mossoroenses deram uma vitória maiúscula à Rosalba, que obteve 88,32% dos votos válidos (90.660 votos), enquanto Bezerra recebeu apenas 12,91% dos votos (14.049). O resultado final, Rosalba se elegeu a primeira mulher senadora do Rio Grande do Norte, com a maioria de pouco mais de 11 mil votos, enquanto Bezerra aposentou a sua carreira política-eleitoral.

Baseado na história recente é possível afirmar que Mossoró e a Região Oeste devem exercer papel importante e decisivo na campanha eleitoral deste ano. Os números são significantes: Mossoró, que em 2006 tinha 149.398 eleitores, subiu para 159.030, quase 10 mil eleitores a mais. Somados ao eleitorado de mais de 50 municípios oestanos, partindo de Mossoró até Luís Gomes, na divisa com a Paraíba e São Miguel, divisa com o Ceará, chega ao número de 491.089 eleitores, bem próximo do eleitorado de Natal, que é de 524.443.

Como Rosalba Ciarlini mantém larga vantagem sobre os demais concorrentes, segundo pesquisas eleitorais publicadas até aqui, o território oestano passa a ser cuidado com prioridade. A candidata democrata mantém ritmo forte a partir de Mossoró. A prova disso foi a movimentação do último sábado pelas principais ruas e avenidas da cidade.

O candidato Iberê Ferreira (PSB) já avisou que não repetirá o erro cometido por Fernando Bezerra em 2006 e delegou ao seu vice, contabilista Wágner Araújo (PSB), a missão de coordenar a campanha na região.

O ex-prefeito de Lucrécia, uma cidade de pouco mais de três eleitores, aposta na amizade que construiu na região para atenuar o favoritismo de Rosalba Ciarlini. Ele tem focado o trabalho em Mossoró, onde conta com o apoio do reitor da Uern, empresário Milton Marques de Medeiros, e do grupo liderado pela deputada federal Sandra Rosado (PSB).



ELEITORADO DA REGIÃO OESTE DO ESTADO

Mossoró.......................159.030

Apodi..............................27.137

Pau dos Ferros..............19.185

Areia Branca...................8.580

São Miguel.....................18.060

Baraúna.........................15.839

Caraúbas........................15.457

Upanema........................9.935

Alexandria.......................9.315

Umarizal..........................9.052

Serra do Mel....................8.537

Patu..................................8.458

Luis Gomes......................8.153

Campo Grande................8.030

Grossos.............................7.384

Tibau.................................3.615

Tenente Ananias.............7.282

Severiano Melo...............7.162

Marcelino Vieira..............6.200

Martins.............................6.525

Portalegre........................5.806

Felipe Guerra..................5.802

Dr. Severiano...................5.022

Antônio Martins..............5.369

José da Penha..................4.835

Itaú...................................4.822

Almino Afonso...............4.786

Frutuoso Gomes...............4.116

Rodolfo Fernandes..........4.137

Rafael Fernandes.............4.145

Janduís.............................4.212

Olho d’Água do Borges...4.132

Encanto............................3.953

Messias Targino...............3.818

Serrinha dos Pintos.........3.784

Paraú..................................3.761

Triunfo Potiguar...............3.675

Cel João Pessoa...............3.520

Riacho de Santana..........3.498

Venha Ver.........................3.388

Paraná.............................3.246

São Francisco do Oeste..3.352

Rafael Godeiro...............3.078

Lucrécia...........................3.003

Francisco Dantas............2.615

Água Nova.......................2.329

Pilões................................2.932

João Dias..........................2.305

Major Sales.......................2.674

Riacho da Cruz...............2.504

Tabuleiro Grande...........2.033

Viçosa................................1.501

FONTE: JORNAL DE FATO

terça-feira, 27 de julho de 2010

DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS MAIS VOTADOS NA PESQUISA START

8 DEPUTADOS FEDERAIS MAIS VOTADOS, considerando que o RN tem apenas 8 vagas.

Henrique Alves
Fátima Bezerra
Fábio Faria
Felipe Maia
João Maia
Betinho Rosado
Sandra Rosado
Rogério Marinho

24 DEPUTADOS ESTADUAIS MAIS VOTADOS, considerando que o RN tem 24 vagas.

 Luiz Almir
Tomba
Gilson Moura
Getúlio Rego
Agnelo Alves
Márcia Maia
Cláudio Porpino
Lauro Maia
Walter Alves
Vivaldo Costa
Larissa Rosado
Fernando Mineiro
Dr. Leonardo
Antônio Jácome
Dr. Antônio Petrônio
George Soares
Gustavo Carvalho
Ezequiel Ferreira
Miguel Weber
José Adécio
Flaviano Monteiro
George
Dibson Nasser
Nélter Queiroz.

PREFEITO JACKSON E ALIADOS CONVOCAM O POVO PARA RECEBER A FUTURA GOVERNADORA ROSALBA NO PRÓXIMO SÁBADO ÀS 16:00h

ADVOGADO DO GOLEIRO BRUNO VAI COBRAR DÍVIDA DO FLAMENGO

O advogado de defesa do goleiro Bruno Fernandes, Ércio Quaresma, afirma que vai viajar ao Rio de Janeiro para cobrar salários atrasados e benefícios que o Flamengo deve ao goleiro ainda nesta terça-feira.
Bruno teve o contrato com o Flamengo suspenso depois de ser apontado pela Polícia Civil de Minas Gerais como suspeito do desaparecimento e possível morte de Eliza Samudio. Quaresma não adiantou qual o valor da cobrança, mas afirmou que os números não contêm menos de sete dígitos, ou seja, não serão menores do que 1 milhão.
O Flamengo que chegou a anunciar a demissão de Bruno por justa causa, voltou atrás e decidiu suspender o contrato entre o capitão e o clube. O salário do atleta é de R$ 200 mil e o contrato com o Flamengo vai até o fim de 2012.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: VEJA O QUE PENSAM OS 3 PRINCIPAIS CANDIDATOS A GOVERNADOR

 É unanimidade entre os três principais pré-candidatos ao governo do Estado que a Educação precisa avançar. Em resposta à pergunta da semana (“É possível garantir avanços na qualidade do ensino na rede estadual de Educação? Que medidas, se eleito, o/a senhor/a pretende adotar nessa direção?), enviada pela TRIBUNA DO NORTE, o candidato da coligação “Vitória do Povo”, governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), afirmou que “a educação básica e de segundo grau não vivem no Brasil de hoje sua melhor fase”, embora, assinalou, o governo do PSB no Rio Grande do Norte obteve conquistas nunca antes alcançadas. “Não estamos acomodados ao jogo estatístico que oscila ano a ano para mais ou menos. Estamos avançando. A educação é o grande desafio brasileiro no terceiro milênio. Um desafio a ser garantido pelo Governo Federal e compartilhado com todos os estados, até por ser uma garantia constitucional”. Iberê alguns avanços da atual gestão e disse que encontrou um orçamento de R$ 38 milhões, tendo elevado para 136 milhões.



A candidata da coligação “A Força da União”, senadora Rosalba Ciarlini (DEM) garantiu que promoverá um Pacto Estadual pela Melhoria da Educação, dizendo ser este a diretriz do programa de Governo. “É preciso que a comunidade escolar defina as metas que nortearão a Educação do RN melhorando os índices estaduais que hoje são os piores do país. O RN está na lanterninha nos índices do IDEB e do ENEM. Isto é vergonhoso”. Ela assegurou também que estabelecerá um modelo de co-responsabilidade e promover mutirões para recuperação das escolas (cerca de 50% estão em condições ruins de funcionamento). Haverá um programa permanente de qualificação de professores e estes terão notebooks disponibilizados como instrumento de trabalho.



Para o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alvesl (PDT), candidato da coligação “Coragem para Mudar”, enfatizou que no seu Programa de Governo, a Educação assumirá um papel estratégico no planejamento de um crescimento econômico com mais empregos e diminuição das desigualdades sociais e regionais. “Precisamos investir pesado no Ensino Médio, universalizando seu acesso aos jovens de 15 a 17 anos; construindo escolas em todas as cidades com mais de 10 mil habitantes e equipando-as com laboratórios de informática e bibliotecas”, pontuou. Veja que os candidatos defendem, principalmente, mudanças e reformas na estrutura da educação do Estado:



Carlos Eduardo



“Os números do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) divulgados nesta semana, aliados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), publicados semana passada, apontam para o grande desafio que o Rio Grande do Norte enfrentará nos próximos anos.



O País está no caminho certo do desenvolvimento econômico e social e o nosso Estado corre o risco de “perder o bonde” desse avanço histórico, se continuar legando à Educação um papel secundário. É preciso entender que a Educação não é apenas agente transformadora individual; ela é a base de sustentação para uma economia mais rica, sustentável, democrática, solidária e justa.



No meu Programa de Governo, a Educação assume um papel estratégico no planejamento de um crescimento econômico com mais empregos e diminuição das desigualdades sociais e regionais. Precisamos investir pesado no Ensino Médio, universalizando seu acesso aos jovens de 15 a 17 anos; construindo escolas em todas as cidades com mais de 10 mil habitantes e equipando-as com laboratórios de informática e bibliotecas. Mais do que isso, precisamos articulá-lo com uma rede estadual de Ensino Profissionalizante, que será construída respeitando as potencialidades de cada território e se constituirá em peça-chave para enfrentar o “apagão” de mão de obra qualificada por que passa o Estado e o País.



A Uern tem um papel fundamental na formação de professores e precisa de mais vagas e implantação de outros cursos de graduação e pós-graduação, além de investimentos em pesquisa e extensão. Os investimentos em infraestrutura são ineficazes, se não combinados a uma política de valorização dos professores. Nós reestruturaremos a carreira dos profissionais do magistério e garantiremos a sua formação continuada, a exemplo do que fiz quando fui prefeito de Natal. Além de construir e reformar escolas, eu aumentei de 25% para 30% da receita própria os investimentos em Educação, reformulei e implementei o plano de cargos e salários dos professores e garanti a gestão democrática nas escolas com autonomia financeira, eleição direta para diretor e fortalecimento dos conselhos estudantis.



Só o planejamento estratégico, aliado ao investimento pesado em Educação e à gestão democrática, são capazes de nos assegurar um lugar no futuro mais rico e justo que se aproxima.”



Rosalba



“Sim. Para isso vamos convocar um ‘Pacto Estadual pela Melhoria da Educação’. Eis a diretriz do programa de Governo. É preciso que a comunidade escolar defina as metas que nortearão a Educação do Rio Grande do Norte melhorando os índices estaduais que hoje são os piores do país.



O Rio Grande do Norte está na lanterninha nos índices do IDEB e do ENEM. Isto é vergonhoso. De modo prático vamos estabelecer um modelo de co-responsabilidade e promover mutirões para recuperação das escolas (cerca de 50% estão em condições ruins de funcionamento). Haverá um programa permanente de qualificação de professores e estes terão notebooks disponibilizados como instrumento de trabalho.



A Profissionalização do Ensino Médio será prioridade. Primeiro implantando 10 escolas-polo em diferentes regiões do Estado, totalmente equipadas e dotadas de equipes docentes qualificadas para o ensino médio profissionalizante, de acordo com as vocações econômicas regionais. Depois, estabelecendo convênios com o Sistema S para oferecer ensino profissionalizante no contra-turno.



Também vamos estabelecer parcerias com a iniciativa privada para adoção das escolas profissionalizantes, de modo a garantir a atualização do ensino e programas de estágio.



Vamos fazer cumprir todos os dias letivos e a família será estimulada a acompanhar a vida escolar. Uma ferramenta para isso acontecer é o Programa Nota Boa - com a concessão de uma bolsa-prêmio vinculada ao aproveitamento escolar. E pra fazer acontecer vamos implantar o projeto Escola Premiada.



Um mecanismo institucional de incentivo à escola de qualidade. Conheça mais detalhes do programa de Governo no site www.rosalbagovernadora.com.br e participante das reuniões em torno do programa de governo da coligação A Força da União em sua região.”



Iberê



“A educação básica e de segundo grau não vivem no Brasil de hoje sua melhor fase. O ensino público de qualidade no Brasil é realizado pelos Institutos Federais responsáveis por um nível de excelência na educação técnica e, agora, de nível superior. É o modelo que precisamos ter como referência não só para o Nordeste, mas também todo o Brasil. Chegou a hora de um diagnóstico profundo e rigorosamente técnico da educação. Um retrato que nos revele por inteiro. O que somos e o que precisamos fazer para promover o avanço. O governo do PSB no Rio Grande do Norte garantiu as conquistas profissionais da categoria e começou a executar um programa de reforma e ampliação que na primeira etapa está reformando 43 escolas e ampliando 56, e será mantido ao longo do próximo governo. Implantou a gestão democrática através de eleição dos diretores. O ensino superior, com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, dobrou o número de alunos. Agora com presença em todas as regiões do Estado. Foram investidos mais de 10 milhões em instalações físicas e há um orçamento de mais R$ 15 milhões este ano. Temos cerca de 12 mil alunos regularmente matriculados. Passamos de 31 para 71 cursos superiores, o que nos coloca num patamar bastante razoável como universidade estadual, inclusive com um curso superior de medicina reconhecido pelo Ministério da Educação. Encontramos um orçamento de R$ 38 milhões e elevamos para 136 milhões. Tínhamos um quadro de 32 professores-doutores e hoje já alcançamos 111 com doutorado concluído. Não estamos acomodados ao jogo estatístico que oscila ano a ano para mais ou menos. Estamos avançando. A educação é o grande desafio brasileiro no terceiro milênio. Um desafio a ser garantido pelo Governo Federal e compartilhado com todos os estados, até por ser uma garantia constitucional. Pretendo expandir a matrícula no ensino médio, universalizar o acesso a cursos técnicos, e abrir cursos integrados. Se chegamos no Governo Lula a doze unidades de Institutos Federais podemos reforçar essa qualidade implantando o ensino profissional estadual nos municípios com mais de 10 mil habitantes. Aliando a educação à profissionalização. Estamos começando com dez escolas técnicas estaduais, o que já é uma transformação como tomada de posição. Vamos preparar o jovem, inclusive com programas regulares de inclusão digital na sala de aula e como instrumento de aprendizagem. O desafio é capacitá-lo sem ferir os traços da nossa identidade, mas dando ao jovem boas condições de empregabilidade em função das tendências de cada mercado. Da sua cidade e do Estado.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

PESQUISA PARA GOVERNADOR DO INSTITUTO START

Segundo os números do Instituto Start, que serão divulgados na edição de hoje (26) do Correio da Tarde, Iberê Ferreira obteve crescimento na disputa para o governo do estado, enquanto a corrida para o Senado está embolada com o empate entre Agripino Maia (DEM) e Wilma de Faria (PSB).


Governo

Rosalba Ciarlini (DEM) – 44%

Iberê Ferreira (PSB) – 24%

Carlos Eduardo (PDT) – 12%

Sandro Pimentel (PSOL) – 0,7%

Bartô – 0,2%

Roberto Ronconi – 0,1%

Simone Dutra (PSTU) – 0,1%

Leto – 0,1%

Rejeição

Entre os candidatos ao governo do estado, Rosalba alcançou a maior rejeição entre o eleitorado.

Rosalba Ciarlini – 14,1%

Iberê Ferreira de Souza – 14%

Carlos Eduardo Alves – 12,4%

RESULTADO DA PESQUISA PARA O SENADO REALIZADA PELO INSTITUTO START

Conforme dados do Instituto Start, em pesquisa a ser publicada hoje (26) no Correio da Tarde, houve um crescimento da candidata Wilma de Faria, provocando um empate técnico entre os principais nomes na disputa.



Estimulada


Garibaldi Filho (PMDB) – 43%


José Agripino (DEM) – 41,7%


Wilma de Faria (PSB) – 41%


Hugo Manso (PT) – 2,9%


Espontânea


José Agripino (DEM) – 26,4%


Wilma de Faria – 26,4%


Garibaldi Filho (PMDB) – 26,2%

Hugo Manso (PT) – 5,6%

Rejeição



Em compensação, Wilma de Faria (PSB) ganha no índice de rejeição.


Wilma de Faria – 18,1%

José Agripino – 10,4%

Garibaldi Filho – 6,4%

Hugo Manso – 5,6%

"JOÃO DA BESTA" ENCONTRA-SE PRESO NA PENITENCIÁRIA ALCAÇUZ


O acusado de assaltos e homicídio João Alves Nunes, vulgo "João da Besta", de 40 anos, chegou a Natal na tarde deste sábado (24), em um voo da Gol. Ele foi preso em São Paulo, na madrugada de ontem (23), pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte com apoio da Garra de SP. Ao chegar no RN, o acusado foi levado para fazer exames no Itep e depois encaminhado ao presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta/RN.

"João da Besta", apontado como líder de uma quadrilha perigosa que agia na região Oeste do Estado, confessou ter participado do assalto na cidade de São Miguel/RN, e, apesar de ter negado ser o responsável pela morte do capitão do Exército Francisco de Assis Melo, 58 anos, em 2008, a polícia acredita que ele tenha sido o autor do latrocínio.

Além desses crimes, João é suspeito de ter cometido cerca de 30 assaltos em território potiguar, bem como na Paraíba e Pernambuco. O grupo liderado por ele é conhecido pela violência e utiliza armas de grosso calibre, como fuzil e espingarda calibre 12. A fuga do acusado para o Sudeste se deu após uma investida da polícia contra a quadrilha supostamente liderada em 14 de maio. Dois comparsas foram mortos após confronto com a polícia em Almino Afonso/RN. João, porém, conseguiu escapar.

EDUCAÇÃO: UM PLANO PARA AVANÇAR

   Um grupo de especialistas acaba de formular um conjunto de propostas bem práticas para melhorar o ensino no Brasil. O objetivo do documento, que será entregue aos três principais candidatos à Presidência, é tornar o debate menos ideológico - e mais racional. O documento é composto de 4 diretrizes:

- LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL;

- CURRÍCULO NACIONAL UNIFICADO;

- FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO;

- DAR AUTONOMIA AOS DIRETORES.

   Brevemente publicaremos o documento na íntegra.

domingo, 25 de julho de 2010

JUIZ DETERMINA QUE VICE-PRESIDENTE JOSÉ DE ALENCAR RECONHEÇA PATERNIDADE DE FILHA

São Paulo (AE) - O juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro, da Vara Cível de Caratinga (MG), reconheceu que a professora aposentada Rosimary de Morais, de 56 anos, é filha do vice-presidente da República, José Alencar. A mineira brigava na Justiça desde 2000 pelo reconhecimento da paternidade. O magistrado concedeu também o direito da aposentada de adotar o sobrenome do pai, passando a se chamar Rosimary de Morais Gomes da Silva.

Os assessores de Alencar informaram que o vice-presidente deve se pronunciar sobre o episódio somente quando for notificado pela Justiça. Alencar teria se negado a fazer exame de DNA para comprovar ou refutar a paternidade. Ele tem 15 dias para entrar com recurso da decisão.

No pedido ingressado na Justiça, Rosimary conta que sua mãe, conhecida como Tita, nasceu no município de Vargem Alegre e mudou-se aos 23 anos para a cidade de Caratinga, onde trabalhava como enfermeira. No ano de 1953, com 26 anos, teria conhecido Alencar nas dependências de um clube municipal.

Em 1954, segundo Rosimary, Alencar e Tita tiveram um relacionamento. A professora nasceu um ano depois. Ela conta que apenas em 1996 foi informada de que era filha de Alencar, pouco antes da morte da mãe. Rosimary detalhou ainda que em 1998, quando Alencar visitou Caratinga como candidato ao Senado Federal, falou com o vice-presidente e ele teria se mostrado disposto a ajudá-la. Desde então, segundo ela, nunca mais falou com o político.

CARREATAS DE ROSALBA E CORRELIGIONÁRIOS NO AGRESTE