quinta-feira, 29 de julho de 2010

ESCOLAS ESTADUAIS TERÃO QUE EXPOR LISTAS DOS SERVIDORES EM LOCAL VISÍVEL


Todas as escolas estaduais do RN terão que disponibilizar em lugar visível os nomes de todos os servidores, incluindo professores, diretores e funcionários administrativos. É o que diz portaria publicada no Diario Oficial do Estado e assinada pelo secretário de Educação, Otávio Augusto de Araújo Tavares.

A medida é uma recomendação do Ministério Público, e segundo Pedro Guedes, coordenador de recursos humanos da Secretaria Estadual de Educação (Seec), tem como objetivo a transparência do quadro de funcionários de cada escola. "Essa lista é apenas para que os pais de alunos e a comunidade escolar como um todo possam conhecer os servidores públicos que estão lotados em cada escola", disse. Ele negou que a medida esteja sendo aplicada para obrigar professores que não estão comparecendo às aulas a voltarem para a sala de aula. "De forma alguma, o objetivo é apenas a transparência", disse.

Na Escola Estadual Anísio Teixeira a listagem não estava afixada no momento em que a reportagem do Diario de Natal chegou, mas o diretor do local, Felipe Arrais, justificou dizendo que a lista já havia sido afixada mas constava o nome, a matrícula e o CPF de cada servidor. "Alguns funcionários pediram para colocarmos a lista sem o número de CPF deles, e de fato essa é uma exposição desnecessária", disse o diretor.

Para Felipe Arrais deixar a lista de servidores anexada, ao alcance de pais e alunos, é uma medida acertada. "É importante para todo mundo saber quem é quem, até para quem não estuda aqui". Ele acredita que a lista pode ajudar até na administração da escola. "Tem muitos professores que são lotados em outras secretarias e essa lista facilita o controle dos que estão aqui. Eu concordo com tudo que possa trazer transparência para o ensino público", completou.
A portaria foi publicada na semana passada e os diretores das 16 regionais de educação do Rio Grande do Norte já foram comunicados da medida. "A partir dessa comunicação eles ficam respónsáveis por avisar o diretor de cada escola para cada um providenciar essa listagem", disse Pedro Guedes.

NOTA DO BLOG: E OS MUNICÍPIOS DEVERÃO SEGUIR ESSA MEDIDA CONSIDERANDO  QUE SÃO ARTICULADOS COM OS DEMAIS SISTEMAS DE ENSINO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário