sexta-feira, 12 de março de 2010

OLHO D’ÁGUENSES APROVADOS NO VESTIBULAR DA UERN.

A Comissão Permanente do Vestibular – COMPERVE/UERN divulgou o resultado do PSV/2010. De Olho D’água do Borges foram APROVADOS:

-GABRIELA DE PAIVA - TURISMO/NATAL
- ANA DAYSA PEREIRA TOMAZ – PEDAGOGIA/PATU
- EDICARLOS DIAS FERREIRA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS/PATU
- SONAGNO DE PAIVA OLIVEIRA – PEDAGOGIA/CARAÚBAS
- MARIA EMANUELLA CRISTINA DA SILVA ARAÚJO – LETRAS, L. --PORTUGUESA/UMARIZAL
- FRANCISCO RAYOGENES DE OLIVEIRA PESSOA – C. ECONÔMICAS/MOSSORÓ
- ANTÔNIA TAYLA SILVA – FÍSICA/MOSSORÓ
- MANOEL VESCESLAU DOS SANTOS NETO – PEDAGOGIA/PATU
- JOÃO MARIA DOS SANTOS – MATEMÁTICA/PATU
-CARLA MONARA DE PAIVA SILVA – LETRAS, LÍNGUA PORTUGUESA/MOSSORÓ

UFRN REALIZA COLAÇÃO DE GRAU DIA 19 EM CAICÓ


GUSTAVO FRANKLIN LEITE DIAS RECEBERÁ O GRAU DE BACHAREL EM DIREITO DA UFRN


Começa no próximo dia 17 a programação alusiva as solenidades de Colação de Grau do Curso de DIREITO da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus de Caicó. A Colação de Grau será no dia 19 às 19:00h no Centro Cultural Adjuto Dias localizado na cidade De Caicó. Os parabéns do Blog para o futuro Bel. GUSTAVO LEITE, filho de NETO DE ALCIDES e da Professora Mestranda TOINHA LEITE.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Camara aprovou na noite de ontem a divisão de royalties

A emenda propõe que as verbas dos royalties sejam distribuídas a todos os Estados e municípios observando os critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM). A proposta dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) foi aprovada ontem à noite pela Câmara.


A aprovação representa uma derrota para o governo, que queria fazer valer o acordo de divisão de royalties do pré-sal negociado ano passado, que garantia tratamento diferenciado para os Estados produtores. O Rio e o Espírito Santo serão os mais prejudicados. Segundo a liderança do PSDB, se a chamada "emenda Ibsen" já fosse aplicada no ano passado, a arrecadação de royalties do Estado fluminense cairia de R$ 4,884 bilhões para R$ 159,6 milhões.


Com a aprovação, foi concluída a tramitação do projetos do pré-sal na Câmara. Agora, os quatro textos - o que estabelece o regime de partilha de produção, o que autoriza a capitalização da Petrobras, o que cria a nova estatal que vai gerenciar as reservas e o do fundo social que receberá os recursos da União - serão apreciados pelo Senado.

Entenda a crise financeira mundial


Turbulências começaram com calotes no pagamento das hipotecas de casas nos EUA

Ivone Portes, do R7.Texto: ..A crise financeira mundial começou com a inadimplência no pagamento das hipotecas de casas nos Estados Unidos. Com o juro baixo e o excesso de crédito no mercado norte-americano, houve uma valorização no valor dos imóveis dos EUA, o que estimulou a busca de financiamentos para a compra de casas próprias, principalmente entre a baixa renda. Para financiar esses novos compradores, os bancos captavam recursos no mercado por meio da oferta de instrumentos financeiros atrelados às hipotecas de imóveis.
Só que os juros voltaram a subir nos EUA, para combater o avanço da inflação. A alta dos juros provocou um aumento no valor das mensalidades das casas próprias, enquanto que o preço dos imóveis começou a cair. Com isso, houve um salto na inadimplência e os títulos que eram garantidos pelas hipotecas perderam valor.
O problema se alastrou para todo o mundo e atingiu o ápice em setembro de 2008, desencadeando prejuízos bilionários aos bancos e até quebra de instituições financeiras, como a do Lehman Brother. A partir daí houve um movimento de consolidação, com alguns bancos comprando outros que estavam com problemas financeiros - é o caso, por exemplo, do Merrill Lynch, adquirido pelo Bank of America. Além disso, o governo dos EUA teve que injetar dinheiro no sistema financeiro para evitar novas quebras de instituições financeiras. Na Europa, os governos da Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e de Portugal, além de outros países, também anunciaram ajudas bilionárias aos bancos.
Tudo isso provocou uma crise de confiança nos mercados, o que teve impacto, principalmente, na quantidade de dinheiro disponível em todo o mundo. Ou seja, devido ao medo de calote, os bancos não quiseram mais emprestar dinheiro. Por isso, para conseguir empréstimos, empresas e também pessoas físicas passaram a pagar juros muito mais altos. O encarecimento do crédito paralisou os planos de investimentos das empresas e levou também a população a consumir mesmo.
Crédito ao setor privado cai na zona do euro
..Menos investimentos significam também menor capacidade de expansão das economias, pois as empresas não têm mais como financiar seu crescimento. O resultado direto disso é a redução de emprego, o que, por sua vez, diminui a capacidade de consumo das pessoas. Tudo isso reflete no desempenho da economia nacional.
No Brasil, os reflexos da crise foram menores, porque o país já contava com um sistema financeiro mais rigoroso, em razão de crises vividas anteriormente, como as mudanças de planos econômicos e de moedas. Entretanto, a economia brasileira não ficou nem ficaria ilesa, porque a recessão nos EUA e em países da Europa de certa forma reduz a demanda por produtos brasileiros. Essa queda na venda de mercadorias para o exterior causa perdas aos exportadores brasileiros, diminuindo suas receitas. Além disso, a tendência é que países como os EUA e Espanha, que chegaram a entrar em recessão, invistam menos em empresas no Brasil.
Quando falamos em mercado financeiro, embora a bolsa de valores de São Paulo tenha mostrado recuperação desde o ápice da crise, vale ressaltar que os negócios com ações hoje são praticamente globalizados e os investidores estão atentos aos movimentos no exterior. Por conta disso, há muito mais cautela no mercado, o que inclui a decisão das empresas de lançarem ações na bolsa

Entenda como o PIB influencia a vida das pessoas


Para especialista, ele é a soma dos esforços de todos os setores da economia

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores da economia de um país. Ele representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos diversos setores da cadeia produtiva, mas pouca gente sabe dizer o impacto que esse dado tem sobre o seu dia a dia.

O presidente do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia de São Paulo), Pedro Afonso Gomes, define o PIB como a “soma do esforco de todos os agentes da economia, desde o plantio até a comercialização”.

O PIB é calculado trimestralmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e quando aponta geração de riqueza inferior à observada no levantamento anterior, indica retração econômica. A recessão técnica é observada quando o movimento de retração ocorre por dois meses consecutivos.

Se o PIB aponta expansão, isso tem inflência positiva na vida das pessoas, segundo Gomes.

- Quanto maior a produção, mais fácil de distribuir esse riqueza. A renda circula e todos são beneficiados. Então, quanto maior o PIB, maior a quantidade de empregos, o giro de mercadoria e a variedade de produtos. Além disso, o país tem um posicionamento mundial melhor.

Para o cálculo do PIB, o IBGE só leva em consideração as atividades legalizadas. As informais não entram nas estatísticas da metodologia aplicada.

quarta-feira, 10 de março de 2010

RESULTADO DO VESTIBULAR DA UERN SAIRÁ DIA 12

Dia 12/03 às 10:30h o Reitor Milton Marques concederá uma entrevista coletiva para, minutos depois divulgar os nomes dos primeiros colocados no Vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Em seguida, a lista dos aprovados será distribuída com a imprensa. Este blog publicará na íntegra a relação dos aprovados.
OS NÓS DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA


A questão da qualidade da Educação Básica Pública, no Brasil, tem suscitado várias teses sobre o assunto, as quais são marcadas por profundas diferenças de forma e conteúdo que refletem a visão do Estado e Sociedade dos diferentes matizes ideológicos e das classes que compõem nossa sociedade. Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, sem que haja uma intervenção sistêmica do Estado sobre as Políticas Educacionais Estruturantes – a exemplo do Financiamento, da Gestão Democrática, da Avaliação Institucional, da Formação e da Valorização Profissional – e sem que se consolide uma estrutura de SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO (Pautada nas decisões das CONAEs), dificilmente conseguiremos avançar rumo à QUALIDADE com EQUIDADE.

CNTE TRAÇA ESTRATÉGIAS EM DEFESA DO “PISO SALARIAL” DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA: PARALISAÇÃO NACIONAL DIA 16 DE MARÇO.
PROFESSORES: SEJAM SOLIDÁRIOS.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO - CNTE TRAÇA ESTRATÉGIAS EM DEFESA DO PISO SALARIAL DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO.

PARALISAÇÃO NACIONAL: DIA 16 DE MARÇO. PROFESSORES: - SEJAM SOLIDÁRIOS

terça-feira, 9 de março de 2010

MESTRADO EM CARAÚBAS
A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Portugal em Convênio com a Faculdade Integrada de Recife realizará Curso de Mestrado Presencial na cidade de Caraúbas. As inscrições estão abertas gratuitamente. Informações com o Prof. Escolástico Paulino nos telefones 84-33640209 - 84-99433068.

segunda-feira, 8 de março de 2010

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DESEJAMOS MUITAS FELICIDADES ÀS MULHERES, ESPECIALMENTE ÀQUELAS DESTE MUNICÍPIO PELO SEU DIA, QUE É COMEMORADO HOJE. ACHAMOS QUE A MULHER TEM RAZÃO PARA COMEMORAR O SEU DIA, POIS, TEM CONQUISTADO VÁRIAS VITÓRIAS, ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO TRABALHO, COMO TAMBÉM NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. ALÉM DISSO, GANHOU AMPLA PROTEÇÃO COM A LEI "MARIA DA PENHA". POR ISSO, ESTE BLOG PARABENIZA TODAS AS MULHERES.