quinta-feira, 11 de março de 2010

Entenda como o PIB influencia a vida das pessoas


Para especialista, ele é a soma dos esforços de todos os setores da economia

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores da economia de um país. Ele representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos diversos setores da cadeia produtiva, mas pouca gente sabe dizer o impacto que esse dado tem sobre o seu dia a dia.

O presidente do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia de São Paulo), Pedro Afonso Gomes, define o PIB como a “soma do esforco de todos os agentes da economia, desde o plantio até a comercialização”.

O PIB é calculado trimestralmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e quando aponta geração de riqueza inferior à observada no levantamento anterior, indica retração econômica. A recessão técnica é observada quando o movimento de retração ocorre por dois meses consecutivos.

Se o PIB aponta expansão, isso tem inflência positiva na vida das pessoas, segundo Gomes.

- Quanto maior a produção, mais fácil de distribuir esse riqueza. A renda circula e todos são beneficiados. Então, quanto maior o PIB, maior a quantidade de empregos, o giro de mercadoria e a variedade de produtos. Além disso, o país tem um posicionamento mundial melhor.

Para o cálculo do PIB, o IBGE só leva em consideração as atividades legalizadas. As informais não entram nas estatísticas da metodologia aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário