terça-feira, 22 de junho de 2010

GOVERNADOR IBERÊ AGUARDARÁ CONSULTA AO TSE PARA ANUNCIAR NOME DO VICE

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) vai esperar o resultado de uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com relação à participação do Partido da República (PR) na chapa majoritária. O anúncio do nome do companheiro de chapa do chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense estava previsto para acontecer na tarde de hoje, mas em função da questão de ordem legal, Iberê Ferreira preferiu agendar o anúncio para outra data.

Pessoalmente, o governador do Estado deseja a presença do presidente estadual do PR, deputado federal João Maia, em sua chapa. Mesmo com a negativa de João Maia em compor chapa majoritária, Iberê Ferreira de Souza sinalizou com o interesse em contar com um nome indicado pelo parlamentar e que fosse membro integrante da agremiação partidária.

O fato de o PR ter celebrado aliança eleitoral, no campo proporcional, com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e com o Partido Verde (PV), sob o aspecto da Justiça Eleitoral, impediu que a legenda presidida pelo deputado João Maia participasse da chapa majoritária. O governado Iberê Ferreira, mesmo com o impedimento legal, ainda mantém esperança de contar com o PR, tanto que solicitou uma consulta ao TSE.

Além do próprio João Maia, o nome do empresário Marcelo Alecrim tem sido lembrado para compor chapa majoritária. A advogada Fernanda Maia também chegou a ser ventilada como uma das opções caso o PR pudesse realmente participar da chapa majoritária, mas o próprio deputado federal João Maia se encarregou de descartar o nome da sua esposa como vice.



ALTERNATIVAS - Caso a resposta do Tribunal Superior Eleitoral seja negativa quanto à possibilidade de o PR indicar o candidato a vice-governador, o sistema situacionista vai buscar nomes junto ao Partido dos Trabalhadores (PT) ou mesmo optar por uma chapa 'puro-sangue', com nomes do próprio Partido Socialista Brasileiro (PSB) e, neste caso, os deputados Gustavo Carvalho e Larissa Rosado despontam com grandes chances. No PT, o deputado estadual Fernando Mineiro foi o que obteve a melhor cotação junto ao sistema governista na semana passada. O ex-vereador Hugo Manso, que apresentou sua pré-candidatura do Senado da República, disse não ter problemas em abrir mão de sua postulação para ser candidato a vice-governador do Rio Grande do Norte no pleito de outubro.

Lideranças de partidos aliados, como é o caso do deputado estadual Arlindo Dantas, que é presidente do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) no Rio Grande do Norte, assim como o deputado estadual Wober Júnior, que preside o diretório regional do Partido Popular Socialista (PPS), também estão sendo ventilados como alternativa para a chapa majoritária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário