terça-feira, 26 de julho de 2011

César Luis Menotti: “Está comprovado o desastre feito pelo capitalismo em tudo o que me rodeia”

Ex-jogador e técnico argentino faz críticas ao sistema vigente em entrevista ao El País.

Em entrevista ao jornal espanhol El País, entitulada “Roubaram o futebol do povo”, César Luis Menotti anunciou que irá escrever um livro, conta como foi difícil deixar o vício do cigarro e, principalmente, deu opiniões sobre a atual situação social: “Houve quem se matou pela jornada de oito horas de trabalho e agora as pessoas trabalham 14 horas para poder viver e não se queixam”.

O ex-futebolista e treinador argentino é reconhecido por suas convicções de esquerda e por ser a principal figura da escola baseada em um futebol ofensivo, lírico e leal. Dirigiu equipes como o Huracán, Rosário Central, Independiente, Boca Juniors, Atlético de Madri, Barcelona e Peñarol, entre outros. Também ganhou com a Argentina a Copa do Mundo de 1978 e o Mundial Sub-20 de 1979.

“Não quero me transformar em um cético, mas sou um pessimista feroz... Depois de tudo que vivi, sinto-me um marxista hormonal, sem explicação ideológica. Durante setenta anos da minha vida, ficou comprovado o desastre que o capitalismo fez em tudo o que me rodeia, incluindo o futebol”, sustenta.

O rosarino se destacou ainda como escritor, com o livro “Fútbol: Juego, deporte y profesión”. Em março passado, Menotti foi hospitalizado por conta de um grave problema cardíaco, causado por seu vício em cigarro, do qual se recupera atualmente.

Confira toda a entrevista concedida por Menotti ao El País (em espanhol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário