sexta-feira, 7 de maio de 2010

QUANDO A DEMAGOGIA ANDA ABRAÇADA COM A HIPOCRISIA...



Nos últimos dias a temática que tem feito muita gente perder o sono(e outras coisas) em nosso cidade é a questão da Educação - ou a falta dela por parte de alguns - e a realização de concurso ou contratação. Hoje mais de algumas dezenas de pessoas se vêem afetadas por uma decisão que foi meramente politiqueira(a não-aprovação da seleção proposta pelo poder executivo, por parte da "dita" opisição local) e inconsequente, pois justificativas consistentes para tal postura não há. Há sim, muita demagogia por parte dos que se entitulam componentes da "lesgislatura renovada", que de renovada não tem absolutamente nada, a não ser o desejo de ver nossa cidade atrazada. Sim, porque bater na tecla de que "há 11 anos essa é uma prática que se repete", que "isso é ilegal, do ponto de vista jurídico", é no mínimo irônico. Irônico porque se há 11 anos a prefeitura vem enfrigindo a lei como dizem nossos "legisladores-magistrados", então eles próprios tem culpa no cartório. Ou o presidente da câmara nos idos de 1999 e 2000 não é força política líder da dita oposição? Porque, então, naquele momento ele deixou que a suposta "ilegalidade" se perpetuasse? Estranho, não é?

Sobre a realização de um concurso público, questiono se essa seria uma medida saudável ao nosso município como um todo. Senão Vejamos:

Se a idéia do concurso é dar oportunidade de trabalho aos munícipes, que garantia teríamos de que os aprovados seriam pessoas da cidade?

O muncípio disporia de dotação orçamentária para subsidiar os custos da agregagem de mais funcionários efetivos, posto que já conta com cerca de 300?


Tudo é uma questão de bom senso. A realidade posta é que a Educação de olho D'água passa por uma situação jamais ocorrida, e o que é pior, desnecessariamente. E o que é pior ainda, num momento em que a cidade celebra os elevados índices de aprovação obtidos nos mais variados vestibulares - como se percebe nesse trecho de notícia extraída do site oficial da cidade, o www.olhodaguadoborges.rn.gov.br -, a qualificação para receber o selo UNICEF pela segunda vez e a administração está sendo reconhecida como uma das melhores do estado, haja vista a comenda recebida pelo prefeito Jackson Queiroga, no último dia 26/04, oferecida pelo SEBRAE como "Prefeito Empreendedor", reconhecendo as ações desenvolvidas pela gestão com fins de estimular o crescimento de nossa economia local, explorando nossas potencialidades. E detalhe: tudo isso sem contar com um único centavo advindo do governo estadual. O mais engraçado, pra não dizer o contrário, é que a "legislatura renovada" que é alinhada politicamente com o governo estadual nada fez ou faz junto a esse governo pra fazer chegar recursos à nossa cidade. Ou acaso há alguma das mais de 30 obras desenvolvidas e em desenvolvimento em nossa cidade que chegou aqui através da intervenção dessa "legislatura renovada" que se diz tão atuante junto ao governo? E nem adianta dizer que o papel de vereador é tão somente o de "fiscalizar, licitar, legislar". O vereador é, efetivamente, o representante de parcelas da população, tendo, por tanto, o papel de ser a "voz do povo" perante o poder exeutivo, e aqui leia-se ante prefeitos e GOVERNADORES. O resto é pura demagogia e se ela não for freada, usada com moderação, aí passa a ser hipocrisia demasiada. Passa longe de democracia, de liberdade e pluralidade de idéias.

Falando em idéias, pegando carona nessa discussão sobre concursos, já pensou se essa moda pega, e se fosse possível e preciso realizar um CONCURSO PÚBLICO PRA ELEGER OS VEREADORES, será que alguns nobres edis votariam a favor da realização de um concurso assim?


Eu tenho cá minhas dúvidas. Pelo sim, pelo não, fica o questionamento. E tenho dito.

2 comentários:

  1. Parabéns pelos textos sempre em defesa dos cidadãos olhodaguenses.
    Também já me fiz a mesma pergunta... e se tivesse concurso para vereador? Pois o que vimos foi vereadores semianalfabetos humilhando pessoas capacitadas e comprometidas com o trabalho que desenvolvia.
    Mas digo e repito: tiraram-nos os empregos, não o nosso saber... e o conhecimnto que temos é permanente, já o cargo de vereador é passageiro... para estarem humilhando e pisando tantas pessoas!

    ResponderExcluir
  2. O QUE VEMOS É CERTO VEREADOR POR ESTÁ SENTADO ALI, (DIGA-SE DE PASSAGEM, COLOCADO PELO POVO), ACHANDO-SE DONO DO MUNDO, DONO DA VERDADE, FAZ UMA COISA, E DIZ OUTRA, PENSA QUE O POVO É BURRO, QUANDO NÃO É CONTRA A UMA DETERMINADA COISA NÃO SE VOTA CONTRA, COMO VOCE SE DIZ, QUE É A FAVOR DO POVO E VOTA CONTRA A EMPREGO(MESMO QUE SEJA 35 VAGAS), A CASA POPULAR(MESMO QUE SEJA PARA SE PAGAR UMA PARCELA SIIGNIFICATIVA),EU ENTENDO QUE VOCES VEREADORES, SUBSTIMA A INTELIGENCIA DAS PESSOAS, MAIS É COMO O DEPOIMENTO ACIMA, "TIRARAM-NOS OS EMPREGOS (MESMO QUE PROVISÓRIO, PARA MIM, PARA A ESCOLA QUE TRABALHO, FAZ MUITA DIFERENÇA, NESSE MOMENTO), NÃO O NOSSO SABER... É O CONHECIMENTO QUE TEMOS É PERMANENTE, É VERDADE CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA ENTENDER QUE ESTÁ A FAVOR DO POVO OU CONTRA, BASTA DE TANTA DEMAGOGIA, O QUE VOCES QUERIA ERA CRIAR PROBLEMA NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, PELO QUE VEMOS, DE FATO CRIARAM MESMO, MAIS É UMA PENA, PESSOAS JOVENS, QUE PODIAM ESTÁ USANDO AQUELE ESPAÇO PARA FAZER COISA BOA PARA O NOSSO MUNICÍPIO, É UMA PENA MESMO, QUE SE LIMITAM A FAZER POLITICAGEM... NÃO FALO DOS VEREADORES ANTIGOS, ME REFIRO OS NOVOS QUE DEVERIAM SIM SER "LEGISLATURA RENOVADA" MAIS O QUE VEMOS É "LEGISLATURA PERSEGUIDORA". REPITO É UMA PENA.

    THIAGO VC ESTÁ DE PARABÉNS PELO ESPAÇO...
    ESSE SIM, É UM BLOG PREOCUPADO EM DIVULGAR AS COISAS DE NOSSA QUERIDA E AMADA CIDADE.

    ResponderExcluir