terça-feira, 29 de junho de 2010

ELEIÇÕES 2010: - TSE EXIGE PLANO DE GOVERNO DOS PARTIDOS POLÍTICOS PARA REGISTROS DE CANDIDATURAS

      Apresentação de propostas no ato de registro das candidaturas ao Executivo é nova exigência da Justiça.
Com a formalização da maioria das candidaturas ao governo do estado, os partidos se dedicam agora, especialmente nesses dias que antecedem a data limite estabelecida pela Justiça Eleitoral para requererem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o registro de seus candidatos (5 de julho), à conclusão dos planos de governo que serão apresentados à população norteriograndense durante o processo eleitoral deste ano. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu como exigência a apresentação de plano de governo pelos postulantes ao Executivo no ato do registro das suas candidaturas.
PSB de Iberê Ferreira vai debater diretrizes do plano em reuniões pelo estado Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A ideia dos partidos é elaborar programas que atendam às reais necessidades dos potiguares de todas as regiões do estado. A maioria dos partidos que lançou candidatos ao governo do estado vai entregar as diretrizes dos programas no ato de registro das candidaturas. Este é o caso do PSB, cujo candidato é o governador Iberê Ferreira de Souza, que vai entregar ao TRE as linhas gerais do plano de governo junto aos pedidos de registro de candidatura.
Segundo Genildo Pereira, secretário-geral do PSB, a intenção dos dirigentes da legenda é ministrar reuniões em todas as regiões do Estado para ouvir as principais reivindicações da população baseadas nas diretrizes que serão entregues ao TRE. "Os partidos coligados também estão elaborando alguns eixos norteadores e devem entregar o material dia 1º de julho. A partir daí começaremos a nos reunir pelo interior", informou.
O PSOL ainda está construindo seu programa de governo com a participação de dirigentes e integrantes do partido. No último sábado, o partido realizou o 2º Seminário de Programa de Governo. De acordo com a direção do partido vários pontos já estão avançados, mas no dia 10 de julho o partido realiza o último seminário de fechamento e aprovação do programa. "Tenho plena convicção que teremos o melhor programa de governo para o RN, afinal nosso povo merece um programa voltado a resolver problemas crônicos que perduram por séculos no RN", disseo candidato Sandro Pimentel.
Entre diretrizes defendidas por Carlos Eduardo está modelo de desenvolvimento.
O plano de governo do Partido Democrático Trabalhista (PDT) também está sendo elaborado e deverá ser concluído nos próximos dias. Entre as diretrizes divulgadas pela legenda estão: implementação de um novo modelo de desenvolvimento com foco na geração de empregos e distribuição de renda; adoção de políticas sociais que promovam maior igualdade no acesso aos serviços públicos e bens de uso coletivo como educação, saúde, habitação e saneamento básico; além da redução das desigualdades regionais, através do estímulo ao desenvolvimento local, assegurando a preservação e recuperação dos recursos ambientais. A assessoria de imprensa da senadora e candidata do DEM ao governo do estado,
Rosalba Ciarlini, divulgou três eixos de plano de governo da coligação: Criar oportunidades para as pessoas na Região Metropolitana de Natal e nos municípios do interior do Estado, descentralizando o desenvolvimento; melhorar o atendimento nos serviços públicos essenciais, aumentando os recursos e qualificando a gestão na saúde, segurança pública e educação; e ainda, preparar o Rio Grande do Norte para o futuro, concluindo obras estruturantes paralisadas e realizando os novos investimentos necessários.
O PSTU divulgou as principais diretrizes do programa de governo que está sendo elaborado. A assessoria de imprensa do partido informou alguns projetos nas áreas de economia, saúde e educação. A conclusão do plano só será feita durante o seminário estadual da legenda que deverá ser anunciado nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário